Header Ads

Volta à França 2025 - Antevisão 7ª etapa

Este inicio do Tour está claramente marcado pelas etapas explosivas e esta é mais uma para a lista, final do icónico Mur de Bretagne.

Saint-Malo › Mûr-de-Bretagne Guerlédan 197 km


A etapa terá início em Saint-Malo e culminará no famoso Mûr-de-Bretagne. Este é um percurso relativamente ondulado mas a grande atração é a chegada, onde se espera fogo de artificio.

A ação começará nos últimos 30 km da etapa, à medida que o pelotão se aproxima do final. 

Côte du Village de Mûr-de-Bretagne (Categoria 4): Esta é a primeira aproximação à região do Mûr-de-Bretagne, servindo como uma "preparação" para a subida principal.



Mûr-de-Bretagne (1ª passagem - Categoria 3): Os ciclistas irão subir o Mûr-de-Bretagne pela primeira vez, a cerca de 15,3 km da meta. 


Final (Subida final do Mûr-de-Bretagne)

Os últimos 2 quilómetros serão o palco da decisão. A inclinação acentuada, com rampas que chegam a 15% na primeira metade favorecerá os ciclistas com maior potência e capacidade de aceleração. Espera-se uma série de ataques explosivos. No total tem aproximadamente 2 km de extensão com um gradiente médio de 6,9%.




Condições meteorológicas

25-28ºC.
Tempo seco.
Vento com direção nordeste e potência de 18 a 19 km/h, os poucos trechos expostos ao vento podem rapidamente se tornar numa fonte de tensão e atrito no pelotão.

Dinâmica de corrida

Fuga

Como é habitual em etapas com terreno ondulado e sem montanhas de alta categoria, é quase certo que uma fuga se formará nos primeiros quilómetros da etapa. Esta fuga será composta provavelmente por ciclistas de equipas mais modestas sem ambições na geral, que procurarão visibilidade para os seus patrocinadores. A composição da fuga dependerá muito dos interesses das equipas, mas é expectável ver alguns "baroudeurs" (especialistas de fugas) a tentar a sua sorte. 

Desta vez apostamos numa chegada entre os homens da geral (mas não por muito), ao contrário de ontem, porque o controlo desta etapa é mais fácil e a UAE conseguiu o seu objetivo de passar a amarela para outra equipa. A Alpecin-Deceuninck também deverá controlar o pelotão para Mathieu.

Sucesso de fuga: 40% 

Controlo do Pelotão

O controlo do pelotão será a chave para determinar o desfecho da etapa. As equipas dos "punchers" e homens da geral, como a Alpecin-Deceuninck, Visma-LAB, UAE e a Lidl-Trek terão um papel crucial em manter a fuga sob controlo. 


Favoritos

Num dia de fuga, é extremamente complicado prever o vencedor. Aqui ficam alguns nomes:

Mathieu van der Poel
Recuperou a amarela com a benção de Pogacar. Tem recordações maravilhosas do Mur de Bretagne foi aqui que venceu pela primeira vez no Tour em 2021.
O desgaste a que tem sido sujeito pode ser um problema.

Tadej Pogacar
Pelo o que mostrou agora, se a decisão for entre os homens da geral não há dúvidas de quem é o favorito.

Jonas Vingegaard
Dificilmente conseguirá vencer Pogacar no mano a mano nestas rampas, é menos explosivo, no entanto até agora foi o único capaz de agarrar a roda do esloveno, mais ninguém o fez.

Kevin Vauquelin
Por muito que esteja a fazer um grande Tour não estou a vê-lo bater Pogacar e Vingegaard no Mur de Bretagne. Pode aproveitar a marcação entre os dois, só o vejo a vencer dessa forma.

Oscar Onley
O mesmo que escrevi sobre Vauquelin, é um ciclista que tem evoluído imenso e pode aproveitar marcação tática entre os favoritos.

Wout Van Aert
Tem uma enorme classe, mas tem passado ao lado deste Tour. De qualquer forma vamos dar-lhe uma estrela, porque pode ser que acorde de repente como aconteceu no Giro.

Romain Gregoire
È explosivo mas se conseguir meter-se na fuga aumentará muito as possibilidades de vencer. È um ciclista que o Mur de Bretagne se adapta perfeitamente.

Julian Alaphilippe
Um dos reis do Mur d'Huy, o Mur de Bretagne é quase a mesma coisa. A receita é a mesma da Gregoire, tentar estar na fuga para rematar no final.

Marc Hirschi
Opção nr.2 da Tudor.

Louis Barré
Qualidade sempre teve, mas este tem sido o melhor ano deste puncheur.

Axel Laurance
Talentoso, afinal é um ex-campeão do mundo sub-23. Este tipo de percurso é onde pode castigar os rivais e ganhar alguma etapa, esta é uma oportunidade, estar na fuga seria o ideal.

Ben Healy
Autor de uma obra de arte ontem, hoje não se admirem de o ver novamente na fuga. Em forma é incansável.

Neilson Powless
Opção nr.2 da EF. Powless é um dos ciclistas mais estranhos do pelotão, capaz de andar bem em praticamente todos os terrenos, mas também é capaz de passar meio ano desaparecido.

Bastian Tronchon
Outro ciclista que anda bem em diversos terrenos, este ano venceu a Tro-Bro Leon com uma das exibições mais épicas desta temporada.

Quinn Simmons
Esteve na fuga de ontem, mas Healy foi muito mais forte.

Mauro Schmid
A Jayco-Alula tem passado ao lado deste Tour até agora. Schmid e Plapp são os homens para as fugas, para hoje acreditamos mais no suiço.


 Pogacar
★ Vingegaard, Mathieu van der Poel
★Van Aert, Barré, Simmons, Vauquelin, Gregoire, Healy, Powless, Laurance, Alaphilippe, Tronchon, Hirschi, Schmid

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Mauro Schmid

Seguir em direto: #Tour, #TDF2025, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 11:00 (hora de Lisboa)
RTP 2  - 14:00 (hora de Lisboa)

 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.