Header Ads

Volta à França 2025 - Antevisão 15ª etapa

Etapa de transição dos Pirenéus para o dia de descanso com final na belíssima Carcassonne.

Muret › Carcassonne 169,3 km


Partida dos subúrbios de Toulouse, em Muret. Os primeiros 70 km são bastante amigáveis para os velocistas, o sprint intermédio está colocado aos 59,8 km. 
O terreno começa a ficar complicado desde de Revel com a primeira dificuldade do dia, Côte de Saint-Ferréo (1,7 km a 7%).



A passagem por Sorèze significa nova dificuldade a sério, o Côte de Sorèze (6,2 km a 5,5%). A fuga deve-se consolidar aqui.


Depois de uma longa descida e de uma secção plana, aparece o Pas du Sant (2,9 km a 10,2%). Esta subida é bastante complicada apesar de ser curta, a inclinação é extrema e é improvável que os sprinters aguentem.


Após o topo do Pas du Sant os ciclistas continuam a subir mais 13 km até ao topo do Col de Fontbruno, o que dificulta a recolagem de ciclistas atrasados.

Final 

Do topo do Col de Fontbruno até à meta em Carcassonne são 40 km, 37 deles praticamente em descida e os últimos 3 já na cidade são planos.

Condições meteorológicas

31ºC.
Céu nublado.
Vento moderado de noroeste (19-22 Km/h), significa que grande parte do percurso os cilcistas terão vento a favor.



Dinâmica de corrida

Fuga

A etapa é demasiado dura para os sprinters e 'fácil' para os homens da geral, portanto estamos inclinados para o sucesso de uma fuga.
Apesar da última dificuldade estar situada a 40 km da meta, a sequência de subidas a meio da etapa convida a uma fuga grupo de ciclistas fortes, que sobem relativamente bem mas que também sejam bons roladores.

90%

Controlo do pelotão

Depois dos últimos dias está claro que a UAE é a equipa mais forte, a Visma-LAB bem tentou endurecer a corrida mas acabou por queimar os seus elementos.
Esta etapa também não era ideal para que alguma equipa da geral endureça e tente ganhar algum tipo de vantagem. Por esta razão pensamos que uma fuga terá enormes possibilidades, as equipas dos sprinters também não estão dispostas a controlar já que os seus sprinters dificilmente passam as dificuldades na frente.

Favoritos

Mathieu van der Poel
Um dos mais combativos deste Tour, esta etapa é mais uma oportunidade de adicionar mais uma etapa para o currículo. O problema é que estando na fuga sofrerá o 'síndrome Sagan', os rivais estarão pendentes dele, à espera que feche todos os ataques.

Wout Van Aert
Na fuga tem um papel semelhante a van der Poel, todos vão olhar para ele e vai ter de responder a vários movimentos. No papel é uma etapa com terreno ideal para ele.

Romain Gregoire
Um puncheur que vai gostar da última subida, curtinha e empinada como ele adora. Mas primeiro tem de se meter na fuga, nunca é uma tarefa fácil.

Valentin Madouas
Opção nr. 2 da Groupama-Fdj para a fuga.

Quinn Simmons
Tem sido dos mais ativos em fuga mas acaba sempre por haver alguém mais forte. 

Axel Laurance
Será a melhor aposta da Ineos para este terreno, depois de uma vitória de etapa que salva um pouco o Tour a equipa britânica quer mais.

Matej Mohoric
Noutros tempos seria um favorito para um dia destes. Já tentou estar em fuga neste Tour mas o resultado foi nulo, boa oportunidade para voltar a tentar a sorte.

Mauro Schmid
Um caça-etapas que anda bem neste terreno agressivo. A Jayco-Alula precisa de algo positivo porque é das equipas mais apagadas deste Tour.

Luke Plapp
Opção nr. 2 da Jayco_Alula.

Julian Alaphilippe
Bem tenta mas as coisas não lhe estão a sair bem, de qualquer forma damos valor pela insistência. O terreno é interessante, este tipo de subida é onde ele fez o seu nome.

Magnus Cort
Etapa perfeita para ele, terreno agressivo mas nada exagerado e caso esteja no grupo que decide a vitória, tem um sprint temível.

Ivan Romeo
Esteve ontem na fuga, mas achamos que a etapa de hoje adapta-se melhor para ele.

Bastien Tronchon
Ciclista bastante versátil e esta etapa pede exatamente isso.

Kasper Asgreen
Poderá estar um pouco acima das subidas possibilidades, principalmente a subida de Pas do Sant. Mas mesmo assim não o descartamos, é um ciclista que num dia inspirado pode fazer magia.


 van der Poel, Simmons
★ Gregoire, Van Aert, Romeo, Plapp
★ Tronchon, Cort, Schmid, Alaphilippe, Mohoric, Laurance, Madouas, Asgreen

A nossa aposta: Mathieu van der Poel
Joker: Magnus Cort

Seguir em direto: #Tour, #TDF2025, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 12:00 (hora de Lisboa)
RTP 2  - 14:10 (hora de Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.