Header Ads

Vuelta a España 2024 - Antevisão 19ª etapa

A Vuelta entra na reta final, faltam três dias e hoje temos uma chegada a Moncalvillo, terreno para os escaladores.

Logroño - Alto de Moncalvillo, 173,5 Km


Partida de Logroño, capital de La Rioja, região famosa pelos seus vinhos. Os primeiros 94 Km são quase sempre em ligeira subida até aos 1200 metros de altitude, o topo é o Puerto de Pradilla (5,3 Km a 4,9%), que é uma subida de 2ª categoria.

Depois do Puerto de Pradilla o terreno até ao sopé do Alto de Moncalvillo é maioritariamente a descer, não há grandes segredos. Pouco antes de iniciarem a subida, está situado um sprint intermédio em Ventosa.

Final

Os números de Moncalvillo falam por si, 8,6 Km a 8,9%. É uma ascensão muito dura que pode ser dividida em duas partes:
1ª parte: Os primeiros 4 Km que não tem rampas de dois dígitos mas mesmo assim são bem durinhos, com 2 Km a rondar os 9%.
2ª parte: Os 4,6 Km finais são um calvário, quase sempre acima dos 10%, os 1500 metros finais são menos inclinados, mesmo assim falamos de gradientes acima dos 9,5%.


Alto de Moncalvillo 1ª CAT.


Condições meteorológicas

19ºC nos vales, 13ºC no topo de Moncalvillo.
Não é esperada chuva.
Vento fraco.



Contexto e possíveis cenários

Mais um dia que a fuga sérias possibilidades de triunfar. A Red Bull-Bora só deverá ir para a frente do pelotão no inicio de Moncalvillo, uma equipa que poderá endurecer é a EF que nestes últimos dias tem mostrado ambição. 
Apesar de ser uma etapa relativamente fácil de controlar até ao sopé de Moncalvillo, não vemos força nas equipas para controlarem a corrida.

Fuga?
60/40
Voltamos a confiar na fuga.

Favoritos

Primoz Roglic
Venceu em 2020 aqui, é uma subida que lhe assenta muito bem, num dia bom não tem ninguém nesta Vuelta que lhe faça sombra. Está a 5 segundos da liderança, basta-lhe ser defensivo mas acreditamos que se sentir bem vai tentar fazer a diferença no final para ganhar uma almofada mais confortável para a etapa de sábado.

Enric Mas
Em Ancares foi completamente esmagado por Roglic, quis seguir o seu ritmo e acabou por explodir. No Cuitu Negru optou por não ir ao choque, a meio da subida encostou e descarregou o esloveno, mas na parte final acabou por ser apanhado, o que indica uma pequena quebra. Nos Lagos esteve bem mas nunca foi capaz de descarregar Roglic.
Tem de ganhar tempo a O'Connor, ainda está longe e se não o fizer na montanha, no crono tem tarefa complicada. Em relação a Roglic, só se o esloveno colapsar.

Richard Carapaz
Corredor muito ativo, a luta dele é pelo pódio e tem de ganhar tempo a O'Connor, porque o contra-relógio final não o beneficia. Em 2020 assistimos a uma batalha entre ele e Roglic aqui, o esloveno acabou por bater claramente o equatoriano. Conhece a subida e tem uma equipa que está a subir de nível nestas últimas etapas.

Carlos Rodriguez
Neste momento a luta dele é com Skjelmose e Lipowitz pela juventude. Precisa de ganhar tempo aos dois antes do contra-relógio.
É um puro diesel, estas subidas não são as melhores para ele.

Mattias Skjelmose
A tática do dinamarquês nas subidas nesta Vuelta é ir a ritmo, evitar ir ao choque nos ataques de Roglic e Mas. Até agora tem-se aguentado, está bem perto de Rodriguez e com o contra-relógio final, diríamos que tem vantagem sobre o espanhol.

David Gaudu
Surpreendente, está no top-5 e a subir como nos melhores tempos dele.

Ben O'Connor
Vai continuar a limitar as perdas, o pódio continua em jogo.

Mikel Landa
Ontem foi um dia desastroso para ele e para a equipa, o pódio esfumou-se. Agora tem um bocadinho de mais liberdade, tentar a fuga é uma opção.

Sepp Kuss
Terminou com Landa ontem, mais um nome para a fuga.

UAE
Objetivo: Estar na fuga com o maior número possível de ciclistas.
Marc Soler tem estado quase todos os dias mas falha sempre alguma coisa, ou são as pernas ou distrações ou tem de trabalhar para colegas. Jay Vine, Brandon McNulty e Isaac Del Toro são outras boas opções.
Adam Yates e Pavel Sivakov também não é de descartar que se metam na fuga.

Jayco-Alula
Eddie Dunbar e Pippo Zana voltam a ser as opções mais fiáveis da Jayco-Alula para a fuga. Os dois estão em boa forma, principalmente o irlandês.

Max Poole
Tenta e tenta, mas não consegue chegar à tão desejada etapa. Mais uma oportunidade.

Pablo Castrillo
Se estiver em fuga e nesta parede final, é obrigatório falar dele.

★ Dunbar, Zana, Vine, Poole, Castrillo, Soler
 Del Toro, Izagirre, Roglič
★ Mas, Carapaz, Rodríguez, Skjelmose, Gaudu

A nossa aposta: Eddie Dunbar
Joker: David Gaudu

Seguir em direto: #LaVuelta24
TV: 
Eurosport 1 - 13:30 WEST

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.