Vuelta a España 2024 - Antevisão 20ª etapa
Última etapa em linha e que bela forma de encerrar a ronda montanhosa desta edição, 170 Km com mais de 4500 de subida acumulada.
Villarcayo - Picón Blanco, 172 Km
Os primeiros 20 Km são ondulados e servem de prólogo para a primeira subida categorizada do dia, Las Estacas de Truebla (9,3 Km a 3,1%), longa descida até ao sopé do Puerto de La Braguia (6,1 Km a 5,6%), estas duas subidas são as mais gentis do dia.
Os últimos 100 Km conta com cinco subidas categorizadas. A sequência começa com o Alto del Caracol (10,5 Km a 5,5%) seguem-se o Portillo de Lunada (14 Km a 6,2%) e o Portilla de la Sia (7,2 Km a 5,8%).
Portillo de Lunada 1ª CAT. |
A descida de Portilla de la Sia é muito longa, são mais de 20 Km até ao inicio da penúltima subida do dia, o Puerto de Los Tornos (13,2 Km a 5,4%) .
Final
18 Km separam o topo do Puerto de los Tornos e o sopé do Picon Blanco e o terreno é maioritariamente plano.
Para o fim fica uma das subidas mais duras desta Vuelta, o Picón Blanco (8,4 Km a 9,2%), um clássico da Vuelta a Burgos.
A parte mais dura é a partir dos 3 Km de subida com várias rampas acima dos 15%, os últimos 2 Km tem uma média de 8,5% mas a 500 metros há uma rampa de 15%.
Condições meteorológicas
Dia de Sol.
19ºC nos vales e 9ºC no topo do Picon Blanco.
Vento fraco.
Contexto e possíveis cenários
È uma etapa muito dura onde só uma super equipa será capaz de controlar. A Red Bull-Bora é a única que poderia tentar controlar para Roglic, mas será que lhes interessa? O esloveno tem uma boa vantagem e com o contra-relógio final, não precisa arriscar e por isso pensamos que a equipa alemã prefere que uma fuga tenha sucesso.
Equipas como Movistar e EF poderão endurecer a etapa, tentando procurar fragilidades dos rivais, mas são equipas frágeis sem poder de trabalho. A solução poderá passar com o envio de ciclistas para a fuga de forma a meter pressão nos rivais.
Fuga?
60/40
É um dia complicado de controlar, uma fuga forte poderá ter sucesso.
Favoritos
Primoz Roglic
Etapa mais perigosa para ele, a preparação deficiente poderá notar-se num dia destes com muito acumulado. Mas o esloveno está com uma boa vantagem e a parece cada vez mais afinado, a forma como ontem ele e a sua equipa destruíram o pelotão em Moncalvillo foi impressionante.
Enric Mas
Este tipo de etapa é onde ele costuma brilhar mais, mas ontem chegou ao topo de Moncalvillo bastante desgastado, Gaudu e Skjelmose recuperaram 20 segundos e ultrapassaram-no com alguma facilidade.
Precisa de sacar mais tempo a O'Connor, para ganhar a Vuelta precisa de um colapso total de Roglic.
Richard Carapaz
Quebrou no final de ontem, foi dpos piores do grupo dos favoritos, não são bons sinais. Tal como Mas precisa de sacar tempo a O'Connor, o pódio ainda é possível.
Carlos Rodriguez
Perdeu a camisola branca para Skjelmose, parece ligeiramente pior que o dinamarquês, mas temos de referir que este tipo de etapa é onde Rodriguez deveria ter vantagem sobre Skjelmose.
Mattias Skjelmose
Este é o testes definitivo para ele, etapa monstruosa no final de uma grande volta. Se aguentar então este é outro ciclista a ter em conta para as grandes voltas nos próximos anos.
David Gaudu
Está a melhorar, ontem foi o segundo mais forte.
Ben O'Connor
Vai continuar a limitar as perdas, o pódio continua em jogo.
Mikel Landa
Ontem voltou ao bom nível. Este tipo de etapa é onde o basco brilha mais.
Sepp Kuss
Tal como Landa, regressou ao bom nível.
UAE
Objetivo: Estar na fuga com o maior número possível de ciclistas.
Marc Soler, Jay Vine, Brandon McNulty, Isaac Del Toro, Adam Yates e Pavel Sivakov qualquer um deles pode vencer através da fuga.
Jayco-Alula
Eddie Dunbar e Pippo Zana voltam a ser as opções mais fiáveis da Jayco-Alula para a fuga. Os dois estão em boa forma, principalmente o irlandês que tem andado pelo grupo de favoritos nas subidas.
Max Poole
Tenta e tenta, mas não consegue chegar à tão desejada etapa. Última oportunidade.
Pablo Castrillo
É obrigatório mencioná-lo.
★★★ Dunbar, Zana, Vine, Poole, Castrillo, Soler
★★ Del Toro, Izagirre, , A. Yates, Roglič
★ Mas, Carapaz, Rodríguez, Skjelmose, Gaudu, Landa, Kuss
A nossa aposta: Eddie Dunbar
Joker: Adam Yates
Post a Comment