Header Ads

Campeonato do mundo 2024- Prova de fundo Elites femininas

A prova rainha do ciclismo feminino, a corrida de fundo dos campeonatos do mundo marca o final de temporada e também decide quem irá utilizar a lendária camisola de arco-íris nos próximos 12 meses.

Campeãs


Uster > Zurique 154,1 Km

Horário: 11:45 ~ 15:45

Mapa e perfil do percurso


Percurso ondulado como era de esperar na Suíça, até admira não ser ainda mais duro, com 154,1 Km e 2384 m de ganho de elevação. 

A corrida começa em Uster, a leste de Zurique e os primeiros 30 Km são ao redor do lago Greifensee, antecede a entrada no circuito da cidade de Zurique. As grandes dificuldades estão concentradas no circuito de Zurique.

Circuito em Zurique (4x 27 Km)

O circuito tem duas subidas: 
- Zurichbergstrasse (1.1 Km a 8%) 
- Witikon (2.3 Km a 5.7%)

... e são os pontos-chave do circuito da cidade de Zurique e como se viu nas provas juniores e sub-23 tiveram um papel decisvo, no entanto não esquecer as descidas que são técnicas e que por exemplo Whitten-PhilipsenMuitos compararam o percurso a um clássico de primavera montanhoso, como Liège-Bastogne-Liège Femmes, que tem um ganho de elevação semelhante.

- Zurichbergstrasse (1.1 Km a 8%) 
- Witikon (2.3 Km a 5.7%)

Perfil do circuito de Zurique

Condições meteorológicas

Muita chuva.
10ºC.
Vento moderado com períodos forte de oeste (13 a 27 Km/h)

Startlist

Aqui

Favoritas

Países Baixos
É talvez a seleção mais forte com nomes como Demi Vollering, Puck Pieterse e Marianne Vos
Vollering deixou escapar alguns dos seus objetivos da temporada, como o Tour de France Femmes, por isso a sua cabeça deve estar focada nos Mundiais. 
É a primeira participação de Pieterse nos mundiais. Ela deverá ter o papel de animar a corrida, mas pode também ter as suas próprias ambições, com a disputa do título de U23.
Se a chegada for em grupo, Vos terá sempre uma palavra a dizer e nunca pode ser descartada da lista de favoritas. 

Bélgica
A atual campeã do mundo, Lotte Kopecky, está presente para vencer. A temporada dela tem sido muito boa, com vitória na Strade Bianche, Paris Roubaix e o Campeonato Europeu TT, entre outras. Toda a equipa da Bélgica estará focada e com o objetivo de a ajudar a conquistar novamente o título mundial. 

Itália
A Itália alinha com Elisa Longo Borghini e Gaia Realini
Já vimos Longo Borghini bater Kopecky este ano no Giro d'Italia Feminino. Este ano ela também venceu o Tour de Flandres e nada como o mundial para fechar as contas. Com certeza é este o seu objetivo. 
Realini também terá uma palavra a dizer e juntas poderão conseguir fazer estragos na corrida. 

França
Apesar de não ser considerada uma das mais fortes seleções, a França tem várias cartas para jogar, como Evita Muzic ou Juliette Labous.
Labous tem tido alguns resultados de destaque, como o 6º lugar na classificação geral no Tour de Romandie Féminin ou o 9º lugar no ITT do Mundial no último fim de semana. 
Por outro lado, Muzic é um nome muito interessante para seguir. Ela fez 4º lugar na classificação geral no Tour de France Femmes e mais recentemente ficou em 9º no St Feuillien Grand Prix de Wallonie.
Destaque para o regresso à estrada de Pauline Ferrand-Prevot, a campeã olímpica de XCO vem com ambições, resta saber se consegue estar com as melhores, o percurso seletivo deve-lhe agradar.

Polónia
Kasia Niewiadoma teve  melhor temporada da sua carreira. A vencedora do Tour de France Femmes adoraria acrescentar ao seu palmarés a vitória no Mundial. Lembrando que ela já se sagrou campeã mundial mas de gravel. 
Terá a equipa toda focada em si e sem qualquer questão na liderança com que se deva preocupar. 

Estados Unidos
Kristen Faulkner teve um período de descanso após o Tour de France Femmes e a sua vitória nos Jogos Olímpicos de Paris. A dobradinha JO's-Mundial deve ser algo que está na sua cabeça. Veremos a forma como se apresenta e o que consegue fazer, com uma pontinha de sorte, quem sabe não consegue concretizar esse sonho.

Austrália
Grace Brown, campeã olímpica e do mundo de contra-relógio, está quase a pendurar a bicicleta, mas antes ainda vai lutar por mais um título. Não será tarefa fácil, mas não há impossíveis para a vencedora da Liege-Bastogne-Liege deste ano.
Apesar de jovem, Neve Bradbury teve uma temporada forte e pode liderar a equipa.

Alemanha
A Alemanha será liderada por Liane Lippert e Antonia Niedermaier.
Lippert conquistou dois 3º lugares em etapas do Tour de France Femmes e uma vitória de etapa no Giro. 
Antonia Niedermaier é uma das principais concorrentes ao título de estrada de U23. Resta esperar para perceber qual será o foco da equipa.

Outras
Elise Chabbey é a ciclista em destaque na seleção da casa. Ela teve alguns azares ao longo desta temporada, sendo obrigada a desistir tanto do Giro como do Tour. Pode ainda não estar a 100%, mas a correr no seu país, com certeza irá lutar ao máximo. 

Blanka Vas já ficou às portas do pódio em Mundiais no passado, com o 4º lugar em 2021. Ela ficou em 8º no Campeonato Europeu há algumas semanas e também venceu uma etapa do Tour de France Femmes.

★★★★★ Vollering, Kopecky
★★ Longo-Borghini, Faulkner
★★ Niewiadoma, Pieterse
★★ Labous, Rooijakkers, Brown
★ Vos, Realini, Lippert, Muzic, Fisher-Black, Niedermaier, Chabbey, Bradbury, Vas

Aposta: Demi Vollering
Joker: Antonia Niedermaier

Seguir em direto: #Zurich2024
TV:  Eurosport 


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.