Campeonato da Europa 2024 - Prova de fundo Elites Masculino
Dia de definir o campeão europeu de estrada. Uma prova que conta com 8 edições e na qual nunca ninguém repetiu a vitória. Será este ano?
Heusden-Zolder > Hasselt 220 Km
A edição deste ano conta com 220 Km com pouco mais de 1200 metros de subida acumulada.
Para além da distância, temos ainda de salientar a existência de dois circuitos distintos, algumas subidas curtas e sectores de pavé, que prometem trazer alguma animação à corrida.
Depois de percorridos 30 Km, as ciclistas entrarão pela primeira vez no circuito de Hasselt, onde farão três voltas e meia para depois entrarem numa zona de ligação que as irá levar até ao circuito de Limburg, onde fazem três voltas.
É aqui que a corrida poderá ficar interessante, com a combinação de subidas e sectores de pavé.
Depois de duas voltas, o pelotão voltará a entrar numa zona de ligação que as levará de volta ao circuito de Hasselt, com volta e meia para terminar.
Condições meteorológicas
17ºC.
Não é esperada chuva.
Vento vai soprar fraco.
Startlist
Contexto e possível cenário
Como vimos na prova feminina, se duas ou três seleções quiserem que a prova termine num sprint massivo, é muito complicado uma fuga ou ataques tardios terem sucesso.
A Itália, Países Baixos e Bélgica têm interesse numa chegada em pelotão compacto ou pelo menos num grupo numeroso e têm um alinhamento que pode controlar a prova.
A nossa aposta é que a vitória será decidida num sprint em pelotão massivo.
Jonathan Milan
Na nossa opinião é o melhor sprinter do mundo e a Itália sabe disso, por isso a seleção transalpina vai com toda a certeza estar muito tempo na frente do pelotão a controlar a corrida.
Para o lançamento tem um comboio de luxo: Trentin, Affini, Ballerini e Consonni.
Tem estado em forma durante toda a temporada.
Jasper Philipsen
É um sprinter fiável, pode não ter a potência e velocidade pura de Milan mas tem a consistência do seu lado.
Pode não ter o comboio completo da Alpecin-Deceuninck, mas pelo menos tem Mathieu van der Poel.
Tim Merlier
Estas últimas semanas não têm sido fáceis para Merlier e nestes Europeus parte como segunda opção da Bélgica para o sprinter. Será que vai lançar Philipsen ou vai ter liberdade para fazer o seu sprint?
É dos poucos que ganhou sprints no mano a mano a Milan este ano.
Olav Kooij
Vem de vencer a Bemer Classic, onde bateu Milan e Philipsen, por isso tem de estar entre os grandes favoritos. É um dos sprinters com maior margem de progressão.
Mathieu van der Poel
Neste percurso temos dificuldade de o ver vencer, não tem terreno para ele fazer diferença, mas van der Poel em forma pode complicar a vida de todos mesmo neste percurso. Acreditamos que acabará por fazer de lançador, resta saber para quem, Philipsen ou Kooij?
Mads Pedersen
Contra esta lista de sprinters, passa a ser um outsider mas a sua ponta de velocidade não é de subestimar. Se o percurso fosse um pouco mais complicado, subia na hierarquia.
Alexander Kristoff
Os anos passam mas Kristoff continua na elite do sprint, já não é um super favorito mas num percurso destes está perfeitamente nos 10 melhores.
Arnaud Démare
Está longe dos melhores tempos, mas nas últimas semanas conseguiu subir um pouco o nível. É a mmelhor opção da França para um sprint massivo.
Christophe Laporte
Só vencerá numa corrida mais seletiva, num sprint massivo a França deve optar por Démare.
Pavel Bittner
Depois do que fez na Vuelta merece ser mencionado. No entanto contra esta concorrência, será complicado chegar ao pódio, mas Bittner é um sprinter emergente e é o nosso joker.
★★★★ Milan
★★★ Kooij, Philipsen
★★ Merlier, Pedersen
★ Kristoff, Laporte, Démare, van der Poel, Bittner
Aposta: Jonathan Milan
Joker: Pavel Bittner
Seguir em direto: #EuroRoad24
TV: Eurosport1 12:30 (Portugal Continental)
Post a Comment