Header Ads

Campeonato da Europa 2024 - Prova de fundo Elites Feminino

Dia de definir a campeã europeia de estrada. Uma prova que conta com 8 edições e na qual nunca ninguém repetiu a vitória. Será este ano?

Heusden-Zolder > Hasselt 162 Km




A edição deste ano conta com 162 Km, a mais longa da (curta) história dos campeonatos europeus femininos. 
Para além da distância, temos ainda de salientar a existência de dois circuitos distintos, algumas subidas curtas e sectores de pavé, que prometem trazer alguma animação à corrida.




Depois de percorridos 25 Km, as ciclistas entrarão pela primeira vez no circuito de  Hasselt, onde farão duas passagens para depois entrarem numa zona de ligação que as irá levar até ao circuito de Limburg.
É aqui que a corrida poderá ficar interessante, com a combinação de subidas e sectores de pavé.
Depois de duas voltas, o pelotão voltará a entrar numa zona de ligação que as levará de volta ao circuito de Hasselt.

Condições meteorológicas

14ºC.
Não é esperada chuva.
Vento vai soprar fraco com períodos moderado de Noroeste (10-22 Km/h).

Favoritos

Países Baixos
No ano passado, Lorena Wiebes era a grande favorita, mas acabou derrotada pela sua colega de equipa, Mischa Bredewold.
Este ano Wiebes já conta com 18 vitórias e é uma das grandes favoritas a voltar a vestir a camisola de campeã Europeia. 
A campeã em título também estará presente. Mischa Bredewold vem de vencer a Classic Lorient Agglomération e não vai querer dar a vitória de mão beijada. 
Os Países Baixos contam ainda com nomes como Riejanne Markus, Thalita de Jong, Ellen van Dijk, Karlijn Swinkels e Shirin van Anrooij.

Itália
O país da bota deverá ser o grande rival dos Países Baixos. Com Elisa Balsamo, que acaba de conquistar uma vitória no Tour de Romandie Féminin, o que poderá significar que está de volta à forma do início da temporada. Contam também com Chiara Consonni, que foi campeã olímpica de pista. E outros nomes como Vittoria Guazzini, Rachele Barbieri, Elena Cecchini, Maria Giulia Confalonieri e Barbara Guarischi.

Bélgica
Sem Lotte Kopecky, a Bélgica conta com Marthe Truyen e Margot Vanpachtenbeke. Truyen tem tido uns resultados bastante interessantes, quatro provas consecutivas finalizadas no top 10 e todas elas corridas na Bélgica. 
Por seu lado, Vanpachtenbeke vencendo a classificação geral e uma etapa do Giro Toscana Int. Feminino.

França
A França terá aqui uma tarefa bastante complicada (mas não impossível) - tentar bater Lorena Wiebes. E para tal tarefa, contam com Clara Copponi. Durante esta temporada vimo-la a finalizar bastante bem em algumas chegadas ao sprint, mas será o suficiente para discutir a vitória com Wiebes? 
A França conta ainda com Gladys Verhulst-Wild ou Marie Le Net podem ser uma opção se algo acontecer a Copponi. 

Polónia
As esperanças da Polónia recaem sobre Daria Pikulik. Pikulik teve algumas vitórias interessantes este ano em corridas belgas de um dia – o Argenta Classic e o Ronde de Mouscron. Se ela conseguir estar na movimentação certa, é um nome interessante para se ter debaixo de olho. Terá junto de si uma boa equipa, que podem ajudar a mantê-la a salvo.

Suíça
Noemi Rüegg apresenta-se em boa forma, com dois 4º lugares no Tour de Romandie Féminin. A suíça mostrou este ano que é mais do que capaz de superar uma série de pequenas subidas repetidas antes de iniciar um sprint.
Terá o apoio de Elise Chabbey, que poderá também ser o plano B da equipa.

Áustria 
A Áustria conta com Christina Schweinberger e Kathrin Schweinberger que terão de se apoiar mutuamente. 
Talvez Kathrin seja uma velocista melhor, mas Christina gosta de corridas com pequenas subidas e um pouco mais dura, então só a estrada poderá decidir qual das duas terá vantagem.

Alemanha
A Alemanha conta com Liane Lippert disputar a vitória. Ela tem apresentado alguns resultados interessantes, como o 3º lugar no Classic Lorient Agglomération, o também 3º lugar na 1ª etapa do Tour de Romandie Féminin e uma vitória de etapa no Giro. 

Dinamarca
Na equipa dinamarquesa existem dois nomes a destacar, Emma Norsgaard e Cecilie Uttrup Ludwig. 
Norsgaard não tem tido resultados de grande destaque nesta fase final da temporada e Ludwig desde o Giro que não termina dentro do top 20, então não se sabe bem o que esperar.  

Finlândia 
Lotta Henttala não terá colegas de equipa, o que torna tudo mais complicado.
De destacar a sua vitória na 1ª etapa da Vuelta a Burgos e os dois 4º lugares no Tour de France Femmes. O seu problema será as subidas a meio da corrida.

Hungria
Blanka Vas estará sozinha, sem qualquer tipo de apoio, mas é um nome a realçar. Ela está em boa forma, tendo vencido a 5ª etapa do Tour de France Femmes e ficado às portas do pódio dos Jogos Olímpicos. 

★★★★ Wiebes 
★ Balsamo
★★ Consonni, Henttala, Norsgaard, Vas, C. Schweinberger, Pikulik, Swinkels
★ Bredewold, Copponi, Ruegg, Lippert, Chabbey, Truyen, De Jong, Lach

Aposta: Lorena Wiebes
Joker: Karlijn Swinkels

Seguir em direto: #EuroRoad24
TV:  Eurosport1 12:30 (Portugal Continental)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.