Campeonato da Europa 2024 - Contra-relógio Masculino
Os campeonatos da Europa começam esta quarta-feira na Bélgica, com os contra-relógios individuais. Nesta antevisão analisamos a prova de elites masculino e os favoritos à vitória.
Heusden-Zolder - Hasselt, 31,2 Km
Não há muito que se possa dizer sobre o percurso do Campeonato Europeu de Contra-relógio deste ano, para além de ter 31,2 Km de distância e ser um percurso predominantemente plano e pouco técnico.
A prova começa no velódromo do circuito Zolder, mas rapidamente as ciclistas entrarão nas estradas das redondezas em direção a Zonhoven. Após passarem a ponte em Stokrooie, seguem ao longo do canal Albert em direção a Hasselt, onde se localiza a meta.
Condições meteorológicas
O outono já se faz sentir nesta zona da Europa, as temperaturas não passarão so 15ºC.
Probabilidade elevada de chuva ao longo do dia.
Vento moderado com períodos fortes de Oeste.
Favoritos
Stefan Kung
Terminou a Vuelta em grande, venceu o contra-relógio de Madrid de forma clara. A forma é excelente e o percurso é perfeito para ele, além disso tem pedigree nesta competição, em 2021 tornou-se campeão europeu ao bater Pippo Ganna e Remco Evenepoel.
Stefan Bissegger
Teve um período complicada, mas nas Olimpíadas e no Renewi Tour deu sinais de vida na especialidade e chega a estes europeus como candidato ao pódio, até porque falta alguns dos melhores.
O percurso adequa-se a ele.
Victor Campenaerts
Mais um dos ciclistas clássicos do contra-relógio, nos últimos anos o rendimento na especialidade baixou mas nos últimos tempos regressou aos bons desempenhos e chega aqui como a esperança belga, um país com uma reputação a defender.
Søren Wærenskjold
Um ciclista de enorme qualidade, com uma versatilidade enorme, fantástico sprinter/lançador e junta a isso uma capacidade enorme para o esforço individual, mesmo em contra-relógios longos pode render.
O percurso plano é ótimo para ele.
Mikkel Bjerg
Desiludiu bastante no crono de Renewi Tour, provavelmente ainda estava a sofrer consequências da queda na Volta à Dinamarca.Em forma é um candidato ao pódio, é um ciclista da UAE, a equipa que melhor andou na especialidade este ano. O percurso é um pouco plano demais, Bjerg seria mais candidato se o terreno fosse mais ondulado.
Daan Hoole
Atual campeão neerlandês e sétimo na edição do ano passado. O pódio é um pouco esticar a corda, mas nestas competições há sempre surpresas e Hoole poderá ser uma delas. Num percurso tão plano e pouco técnico, é precisamente onde pode brilhar.Thymen Arensman
Tem sido um ano nefasto para ele, é uma das incógnitas para este contra-relógio. Em condições poderia ser um nome para o top-5 perante esta concorrência, mas não sabemos como está, vem de abandonar a Vuelta.Mattia Cattaneo
Terminou a Vuelta em grande forma, em Madrid foi o terceiro melhor atrás de um Kung meteórico e do campeão Roglic.O percurso para ser perfeito para ele tinha de ter mais dificuldade, mesmo assim o que mostrou na Vuelta indica que poderá estar entre os melhores aqui.
O percurso assenta-lhe muito bem, é um ciclista de terreno plano.
Edoardo Affini
No contra-relógio de Lisboa andou muito bem, esteve umas horas sentado na cadeira da liderança. Em Madrid a performance foi bem pior, o desgaste da Vuelta poderá ser a justificação.O percurso assenta-lhe muito bem, é um ciclista de terreno plano.
★★★★★ Kung
★★★★ Bissegger
★★★ Campenaerts, Wærenskjold
★★ Bjerg, Hoole, Cattaneo
★ Affini, Arensman
Seguir em direto: #EuroRoad24
TV: Eurosport1 15:30 (hora de Lisboa)
Post a Comment