Campeonato da Europa 2024 - Contra-relógio Feminino
Os campeonatos da Europa começam esta quarta-feira, na Bélgica, com os contra-relógios individuais. Nesta antevisão analisamos a prova de elites feminina.
Heusden-Zolder - Hasselt, 31,2 Km
Não há muito que se possa dizer sobre o percurso do Campeonato Europeu de Contra-relógio deste ano, para além de ter 31,2 Km de distância e ser um percurso predominantemente plano e pouco técnico.
A prova começa no velódromo do circuito Zolder, mas rapidamente as ciclistas entrarão nas estradas das redondezas em direção a Zonhoven. Após passarem a ponte em Stokrooie, seguem ao longo do canal Albert em direção a Hasselt, onde se localiza a meta.
Condições meteorológicas
O outono já se faz sentir nesta zona da Europa, as temperaturas não passarão so 15ºC.
Probabilidade elevada de chuva ao longo do dia.
Vento moderado com períodos fortes de Oeste.
Favoritas
Ellen van Dijk
É uma das claras favoritas à vitória. Este ano já ganhou confortavelmente os contra-relógios da Vuelta Extremadura, Tour de Normandie, e Omloop van Borsele. Nos JO's van Dijk fez apenas o 11º melhor tempo, demonstrando que a lesão ainda não estava ultrapassada.
Riejanne Markus
Em teoria é a segunda favorita à vitória. Este ano Markus foi campeã nacional, mas ficou em 2º lugar atrás de Van Dijk na Normandie, em 2º lugar no Princess Anna Vasa Tour e em 11º no ITT do Tour de France Femmes. Ela aparece bem cotada para uma medalha e quem sabe se não poderá ser de ouro.
Lotte Kopecky
É sempre um nome a ter em consideração. Lotte Kopecky voltou a vencer o ITT dos campeonatos nacionais belgas, pelo 6º ano consecutivo, terminou em 5º lugar no ITT do Giro d'Italia e em 6º lugar nos Jogos Olímpicos (tendo caído durante a prova). É uma candidata às medalhas.
Christina Schweinberger
Foi medalha de bronze no ano passado e tem potencial para voltar a repetir. Ficou em 2º nos campeonatos da Áustria, tendo terminando atrás de Anna Kienhofer e nos Jogos Olímpicos foi 10º.
Anna Kiesenhofer
A campeã da Áustria conta com um registo bastante interessante nos campeonatos europeus. Em 5 participações, Anna Kiesenhofer ficou por 4 vezes no top 10 e tem como melhor registo o 5º lugar de 2022 e 2019.
Este ano ainda não tem resultados de destaque em contra-relógio, excepção feita à prova dos campeonatos austríacos que venceu.
Eugenia Bujak
Não existem muitos dados para analisar em relação a Eugenia Bujak. Durante esta temporada ela apenas competiu um contra-relógio, o dos Jogos Olímpicos, tendo ficado em 16º lugar.
Em relação a campeonatos da Europa, conta já com alguns top 10, incluindo o 8º lugar do ano passado.
Lisa Klein
Em 2024, Lisa Klein, apenas participou no contra-relógio do Tour de Normandie, tendo ficado em 8º lugar, e nos campeonatos da Alemanha (ficou em 3º).
Em relação à sua história nos campeonatos da Europa, conta com 3 top 10 e tem como melhor resultado o 2º lugar de 2019.
Elena Hartmann
A campeã nacional da suíça é mais um nome a analisar. Elena Hartmann foi 6ª no contra-relógio de Giro d'Italia, um resultado bastante interessante. Ela também venceu o prólogo da Vuelta a El Salvador, mas notar que a diferença que quilometragem é importante de ser notada. No Jogos Olímpicos, Hartmann ficou em 17º lugar.
Vittoria Guazzini
A campeã olímpica de Madison também é também conhecida como especialista em contra-relógio, sendo atualmente campeã italiana. Será interessante ver como se vai apresentar nestes campeonatos europeus.
Mieke Kröger
A campeã alemã de contra-relógio também deverá ser incluída na lista. Ela ficou em 13º nos Jogos Olímpicos e em 15º no contra-relógio do Thüringen Ladies Tour.
Foi 12º no crono dos Jogos Olímpicos, as condições de piso molhado poderão ser semelhantes. Uma das possíveis surpresas.
★★★★★ Van Dijk
★★★★ Markus, Kopecky
★★★ Schweinberger, Kiesenhofer
★★ Kröger, Guazzini
★ Klein, Skalniak-Sójka
Seguir em direto: #EuroRoad24
TV: Eurosport1 14:00 (hora de Lisboa)
Post a Comment