Header Ads

Vuelta a España 2024 - Antevisão 13ª etapa

 Dia 13 da Vuelta é dia de azar para alguns, porque a etapa termina temido Puerto de Ancares.


Lugo - Puerto Ancares 175,6 Km




O dia ainda conta no menu com mais três contagens de montanha duas delas de 2ª categoria, a última mesmo antes do Puerto de Ancares e que complica ainda mais a vida de quem estiver num mau dia.

A partida é de Lugo e seguem em direção ao Alto Campo de Arbre e ao Alto O Portelo, subidas de 3ª e 2ª categoria. O Alto Campo de Arbre (6 Km a 5,1%) e o Alto O Portelo (7,8 Km a 5,2%) vão servir para a consolidação da fuga.
Após a descida do Portelo há uma secção longa de terreno plano e a 40 Km da meta há uma subida não categorizada que servirá de aquecimento para os últimos 26 Km.

Final

O Puerto de Lumeras (6,7 Km a 6%) abre as hostilidades e o Puerto de Ancares (7,9 Km a 8,9%) fecha. Após os 3 Km a inclinação dificilmente desce dos 10%. O penúltimo Km é o mais difícil, com 14% de média.
Uma tortura, as diferenças podem ser enormes.



Condições meteorológicas

30 ºC nos vales e 17ºC no topo de Ancares.
Seco.
Vento fraco.


Contexto e possíveis cenários

A subida final é muito dura, é possível que os homens da geral acabem po ganhar muito tempo à fuga em Ancares, mas será suficiente para lutarem pela vitória de etapa? Complicado responder, a única equipa que parece ter um pouco mais de força é a Red Bull-Bora, mas vai depender do que quer Roglic.
Vlasov, Martinez e Lipowtz podem dinamitar a corrida em Ancares.

Fuga?
Desta vez, apostamos nos homens da geral mas com muitas dúvidas. 

Favoritos

Primoz Roglic
Em forma e no pico, Ancares é uma subida perfeita para ele e poucos ciclistas no mundo o conseguem bater. Mas a preparação não foi a ideal, a lesão do Tour ainda o incomoda e por isso as dúvidas são algumas.
Se a Red Bull-Bora entrar em Ancares em modo trituradora, então é sinal que Roglic vai mexer.

Ben O'Connor
Mais um teste de fogo, Ancares é uma subida muito exigente para ele, a lógica diz-nos que irá perder tempo para alguns rivais, o segredo passa por minimizar as perdas.

Enric Mas
O único que consegue aguentar Roglic nas subidas curtas e nas subidas longas foi o melhor dos homens da geral. Ancares é uma excelente subida para ele mostrar que é o melhor escalador em prova.
Precisa de recuperar tempo para O'Connor e também para Roglic.

Mikel Landa
Até agora tem limitado a seguir rodas, ainda não fez qualquer ataque. Ancares é uma boa subida para vermos quais são as ambições do basco, se quer o pódio vai ter de começar a mexer na corrida porque só a seguir roda não vai lá.

Richard Carapaz
Ao contrário de Landa, tem tomado a iniciativa, mas também é dos que depois quebra bastante. Estas pendentes podem não ser as melhores para ele.

Adam Yates
Tirando o dia em que venceu, o britânico não tem mostrado estar ao nível dos melhores a subir. A UAE deverá voltar a apostar na fuga com Vine, Del Toro, Soler ou Vine.

Carlos Rodriguez
As pendentes extremas poderão ser um problema para ele, a única boa notícia é a subida não ser tão curta quanto isso o que lhe permite ir a ritmo, ele é um diesel.

Mattias Skjelmose
Tem mostrado um bom nível, mas 8 Km a 9% poderão ser um pouco demais para ele.

Sepp Kuss
Tem sido uma desilusão, este é um bom dia para dar a volta à coisa, é uma subida boa para ele. 

Brandon McNulty, Jay Vine e Isaac Del Toro
Opções da UAE para a fuga. 

Nairo Quintana e Einer Rubio
Os dois têm passado um pouco ao lado desta Vuelta, mas este é o tipo de subida que esperamos que eles estejam na fuga. 

Eddie Dunbar e Pippo Zana
Opções da Jayco-Alula para a fuga, já venceram uma etapa e estão cá para vencer mais.


 Roglic, Mas
 Landa, Carlos Rodriguez, Carapaz
★ Yates, O'Connor, Skjelmose, Kuss, Fuga (Riccitello, Poole, Del Toro, Vine, McNulty, Rubio, Quintana, Woods, Dunbar, Zana, Haig, Fortunato)

A nossa aposta: Primoz Roglic
Joker: Einer Rubio

Seguir em direto: #LaVuelta24
TV: 
Eurosport 1 - 13:30 WEST

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.