Vuelta a España 2024 - Antevisão 12ª etapa
Terceiro dia na Galiza e temos um final na famosa estação de esqui de Manzaneda.
Ourense Termal - Manzaneda 137,4 Km
Apesar da etapa ter apenas uma subida categorizada (Manzaneda), não se enganem os ciclistas vão passar o dia a subir e a descer, um perfil rompe pernas à moda galega.
A possibilidade que uma fuga volte a ter sucesso neste terreno é extremamente elevada, não há uma equipa capaz de controlar neste terreno. De qualquer é a subida a Manzaneda é aquela onde poderemos ver movimentos e ataques entre os homens da geral.
Final
Manzaneda é uma subida longa, são mais de 15 Km a 4,7%, não tem uma dificuldade extrema. A parte mais complicada são os 3 Km finais, com uma rampa de 12% e é aí que se esperam movimentos.
Condições meteorológicas
26 ºC nos vales e 20ºC no topo de Manzaneda.
Seco na maioria do dia, mas em Manzaneda poderá chover.
Vento fraco.
Contexto e possíveis cenários
Em teoria esta etapa é um pouco mais fácil de controlar, mas continuamos com sérias dúvidas sobre a capacidade das equipas. A Bora-Hansgrohe parece ser a mais capaz, ontem pela primeira vez durante esta Vuelta estiveram realmente bem, quando Roglic atacou, Martinez esperou e isso impediu que o grupo de O'Connor conseguisse reduzir diferenças.
A Bora-Hansgrohe se quer dinamitar a corrida, vai ter de utilizar toda a equipa e endurecer a corrida, temos dúvidas que Manzaneda seja dura o suficiente para que hajam diferenças consideráveis.
Fuga?
Sim, voltamos a apostar na fuga.
Favoritos
Primoz Roglic
Em subidas curtas é o rei, em subidas longas deixou algumas dúvidas. Apesar de Manzaneda ser longa, a dureza está na parte final, esperamos novo ataque dele porque precisa de encurtar a diferença para O'Connor.
Richard Carapaz
Fraquejou em Cruxeiras, não está ao nível de Roglic e Mas mas a sua faceta ofensiva faz com que tenhamos de o colocar na lista. Não será estranho vermos o equatoriano atacar durante a subida.
Enric Mas
O único que consegue aguentar Roglic nas subidas curtas e nas subidas longas foi o melhor dos homens da geral. A subida a Manzaneda não é boa para ele, demasiado gentil e a parte mais dura são pouco mais de 2 Km.
Ele precisa de recuperar tempo para O'Connor e também para Roglic.
UAE
Marc Soler, Brandon McNulty, Jay Vine e Isaac del Toro, um ou mais deverão estar na fuga, a equipa árabe está apostada em ganhar etapas.
Qualquer um deles pode vencer num perfil de etapa deste estilo.´
Movistar
Einer Rubio e Oier Lazkano podem ser apostas interessantes numa etapa destas. Apesar de terem Enric Mas na luta pela geral a equipa navarra não tem feito o mínimo esforço para controlar a corrida, antes pelo contrário.
Mattias Skjelmose
Mostrou boas pernas ontem, parece estar a melhorar conforme os dias passam. A etapa não é demasiado dura portanto, é perfeita para ele.
Max Poole
O talentoso britânico começou a Vuelta com muito azar, mas tem vindo a dar sinais positivos. Mais um ciclista que neste terreno é perigoso.
★★★ Del Toro, Soler, Schmid, Woods, McNulty, Narváez, Skjelmose, Fortunato, Lazkano, Castrillo, Haig, Vine, Poole, Haig, Dunbar, Vergallito, Rubio, Zana
★★ Roglic
★ Mas, Carapaz
A nossa aposta: Brandon McNulty
Joker: Enric Mas
Post a Comment