Header Ads

Vuelta a España 2024 - Antevisão 14ª etapa

Mais uma etapa de montanha e poderá ser a sexta etapa consecutiva com a fuga a triunfar.


Villafranca del Bierzo - Villablino 200,4 Km



É um dia para a fuga, há duas subidas categorizadas e nenhuma é super complicada, não esperamos ver grandes movimentos dos homens da geral neste dia, vão guardar forças para domingo.

A primeira parte da etapa é quase sempre em ligeira subida, terreno fértil para que uma fuga consolide. A meio do percurso aparece o Puerto de Cerredo, 9 Km a 4,1%.
No topo o pelotão entra nas Astúrias, uma das regiões mais bonitas da Europa. O Puerto de Leitariegos é a última subida do dia, muito longa, são 24 Km a 4,1, extremamente regular.




Final

O topo está a 16 Km, a descida até à meta é rápida e com algumas zonas técnicas.


Condições meteorológicas

24 ºC nos vales e 17ºC no topo das montanhas.
Probabilidade de chuva na parte final, a descida até à meta pode-se tornar mais perigosa.
Vento muito fraco.


Contexto e possíveis cenários

A equipa mais forte é a Bora-Hansgrohe, ontem mostrou a força e depois dos erros grosseiros na primeira parte da Vuelta, a equipa alemã tem corrigido e está cada vez melhor.
Decathlon, Movistar, Ineos e Soudal-QuickStep não têm capacidade para muito mais e a UAE tem apostado nas fugas porque os seus líderes (Sivakov e Adam Yates) não conseguem seguir os melhores.

Fuga?
Sim, vai ser a sexta etapa seguida. Será uma enorme surpresa se a fuga não levar esta etapa.

Favoritos

Primoz Roglic
A subida de Leitariegos é longa mas não sem dureza para fazer a diferença. As diferenças entre os homens da geral não devem ser muito diferentes das atuais.

UAE
A equipa anunciou que McNulty está bem, portanto é mais uma opção para a fuga. A equipa árabe aposta quase tudo nas fugas e tem diversas opções.
Marc Soler tem estado quase todos os dias mas falha sempre alguma coisa, ou são as pernas ou distrações. Jay Vine também esteve na fuga ontem mas acabou envolvido no incidente de McNulty.
Por fim, Isaac Del Toro que não tem feito uma Vuelta brilhante, esperávamos um pouco mais dele.

Movistar
A subida final é longa mas ao alcance de Lazkano, não esquecer que no Dauphinè o basco teve atuações notáveis na alta montanha. É certo que nesta Vuelta ainda não mostrou esse nível na montanha.
A Movistar tem outras opções, nomeadamente Rubio e Quintana, que têm passado ao lado desta edição até agora.

Jayco-Alula
Eddie Dunbar e Pippo Zana voltam a ser as opções mais fiáveis da Jayco-Alula para a fuga, já venceram uma etapa e estão cá para vencer mais. Mauro Schmid esteve ontem em fuga, tem o desgaste contra si.

Israel 
Matthew Riccitello e Marco Frigo são duas cartas que podem ser interessantes para a Israel na fuga, principalmente o americano, que é um escalador muito talentoso.
Michael Woods venceu ontem, as subidas de hoje são menos favoráveis para ele.

Bora-Hansgrohe
Não será de estranhar que a equipa alemã coloque elementos na fuga. Giovanni Aleotti, Daniel Martinez e mesmo Alksander Vlasov são nomes interessantes para um perfil de etapa deste estilo.

Soudal-QuickStep
Mauri Vansevenant e William Lecerf ja andaram pelas fugas e são ciclistas que podem perfeitamente discutir uma etapa destas. Mattia Cattaneo é um ciclista que nos últimos dias tem estado bem no apoio a Landa, se tiver liberdade pode surpreender.

Astana
Têm Harold Tejada, um bom escalador que esteve muito ativo em alguns dias e Lorenzo Fortunato que tem andado desaparecido em combate.

Wout Van Aert
As subidas de hoje são melhores para ele, sem aquelas pendentes malucas. O desgaste é que pode ser demasiado, já são vários dias sempre ativo.

Max Poole
A forma está a evoluir, no dia que Castrillo venceu podia ter sido ele a levantar os braços, na parte final mostrou que era o mais forte mas foi tarde demais.
Preferia subidas um pouco mais empinadas, mas mesmo assim é uma boa aposta para hoje.

Jonathan Narvaez
A subida final é longa mas é relativamente amigável para as características de Narvaez, que já tentou várias vezes.

 Poole, Zana, Narvaez, Vine, Lazkano
 Van Aert, Schmid, Tejada, Riccitello Del Toro, McNulty, Rubio, Quintana, Woods, Dunbar, Zana, Haig, Fortunato, Lecerf, Vansevenant, Cattaneo, Vlasov, Martinez, Aleotti, Castrillo, Izagirre...
★ Roglic

A nossa aposta: Max Poole
Joker: Mattia Cattaneo

Seguir em direto: #LaVuelta24
TV: 
Eurosport 1 - 12:30 WEST

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.