Giro d'Italia 2024 - Antevisão da 8ª etapa
Depois de Pogacar ter quase matado a luta pelo 1º lugar, temos no menu Prato di Tivo, uma das subidas que nos últimos ganhou reputação, principalmente pela presença assídua no Tirreno-Adriático.
Spoleto - Prato di Tivo, 152 Km
A etapa começa em Spoleto e endurece desde o início com a subida não categorizada a Forca di Cerro, ideal para a formação de uma fuga.
Após descida os ciclistas começam a subir o Forca Capistrello, subida de 2ª categoria. Após o primeiro sprint intermediário do dia em Leonessa, o pelotão chega a Abruzzo a região com as subidas mais importantes dos Apeninos.
O sprint Intergiro em Capitignano dá início à subida de 3ª categoria de Croce Abbio. Segue-se uma longa descida de 25 Km até ao sopé de Prato de Tivo.
Final
Mas a subida final que marca o dia, 14,6 Km a 7%, subida longa e muito constante. A rampa mais dura é praticamente no inicio, 12%.
Condições meteorológicas
23ºC nos vales, 12ºC no topo de Prato di Tivo.
Sol.
Vento fraco na maior parte do percurso.
Favoritos
Fuga?
Depende da vontade das equipas dos homens da Geral, principalmente UAE e Ineos. Depois de um contra-relógio de 40 Km é bem provável que estas equipas não apertem e dê liberdade para que a fuga tenha sucesso.
A UAE tem mostrado limitações e o mais lógico é reservar energias para o que resta de Giro. A Ineos é a incógnita, ontem Thomas perdeu muito tempo, inclusive desceu do 2º para o 3º lugar por outro lado Arensman está cada vez melhor.
Sucesso de fuga: 60%
NOTA: O número de candidatos é longo, não é possível falar de todos.
Tadej Pogacar
Se a vitória for disputado pelos homens da geral, ganhará pela terceira vez. Mesmo que a vitória esteja na fuga, deverá alargar a vantagem para os rivais, a sua superioridade é clara e esmagadora.
Lorenzo Fortunato
Perdeu muito tempo no contra-relógio, deverá ter liberdade limitada, algumas equipas poderão sentir-se ameaçadas com ele em fuga.
Este é o seu terreno, excelente escalador e conhece muito bem a região.
Pippo Zana
Está em 9º lugar, a lógica aplicada a Fortunato também serve para Zana.
Giulio Pellizzari
Uma das joias do ciclismo italiano, tremendo escalador. Está muito atrasado e por isso tem liberdade total para estar na fuga.
Este é um ciclista que um dia estará a lutar pelo Giro, extremamente talentoso.
Davide Piganzoli
Depois de Pellizzari temos a outra joia transalpina. Outro corredor com um talento incrível, não está tão longe na geral quanto Pellizzari, mas deverá ter alguma liberdade. A Polti-Kometa tem sido das equipas mais ativas, Piganzoli parece-nos o que mais garantias dá neste terreno.
Romain Bardet
Afirmou antes do Giro que a aposta seria nas fugas e que isso acabaria por lhe dar um lugar no top-10. Esta é uma boa etapa para aplicar o 'método Guillaume Martin' e começar a sua escalada na geral e quem sabe, vencer uma etapa.
Einer Rubio
Venceu uma etapa no ano passado, este ano o objetivo é a geral mas depois do contra-relógio tenebroso de ontem a coisa só vai lá com o 'método Guillaume Martin'.
Michael Storer
Excepcional caça-etapas, dispensa apresentações. Sério candidato a ganhar, mas para isso tem de se infiltrar na fuga.
Esteban Chaves
Se o contra-relógio de Rubio foi tenebroso, o de Chaves foi...indescritível. Como ana vida temos de olhar pela positiva, agora Chaves tem liberdade para ir para a fuga.
★★★ Zana, Pellizzari, Storer, Fortunato
★★ Bardet, Zana, Piganzoli, Rubio, Chaves
★ Steinhauser, Hirt, JP López, A.Paret-Peintre, V. Paret-Peintre, Baudin
A nossa aposta: Michael Storer
Joker: Alex Baudin
Seguir em direto: #Giro2024, #Giro, #Giro107
TV: Eurosport 1 (11:15, GMT+1)
Post a Comment