Header Ads

Itzulia Women (2.WWT) - Antevisão

  

A Itzulia Women é uma prova recente do calendário feminino, sendo esta apenas a 3ª edição. A prova é composta por três etapas, que se realizam no País Basco, onde as ciclistas enfrentarão as desafiadoras estradas da região. A beleza natural do País Basco serve como pano de fundo para esta competição de classe mundial, que atrai alguns dos melhores talentos do ciclismo feminino. Prepare-se para se encantar com as paisagens pitorescas enquanto acompanha a ação emocionante do Itzulia Women!

História

2022 Demi Vollering (NED) Team SD Worx
2023 Marlen Reusser (SUI) Team SD Worx-Protime

Percurso

 10/05  Etapa 1 | Vitoria-Gasteiz - Elgoibar (140 Km)
 11/05  Etapa 2 | Basauri - Basauri (104 Km)
 12/05  Etapa 3 | Donostia - Donostia (114.9 Km)

Perfis

 10/05  Etapa 1 | Vitoria - Gasteiz-Elgoibar (140 Km)


No primeiro dia o pelotão enfrenta a etapa mais longa da edição com 140 Km. Apesar de ter apenas 3 contagens de montanha, o percurso conta com muito sobe e desta o que faz desta a etapa com mais desnível acumulado. 
A última dificuldade do dia aparece a cerca de 20 Km da meta, mas os últimos quilómetros sobem constantemente, num falso plano para ao final.


 11/05  Etapa 2 | Basauri - Basauri (104 Km)


A segunda etapa é a mais curta de todas com 104 Km. São 3 as contagens de montanha que irão enfrentar, mas nos últimos 10 Km o terreno torna-se muito acidentado, num sobe e desce constante até à linha de meta. Este fator pode ser determinante e fazer algumas diferenças na classificação geral, caso alguma ciclista não esteja com boas pernas ou esteja até mal posicionada. Terão de ter muita atenção às possíveis mudanças de ritmo.


 12/05  Etapa 3 | Donostia - Donostia (114.9 Km)

Chegamos à etapa decisiva da edição deste ano e temos uma espécie de Clássica de San Sebastian. No terceiro dia o pelotão irá enfrentar subidas míticas como Jaizkibel (1ª categoria, 8km a 5,6%), Gurutze (3ª, 2,7km a 5%) e a escalada pelo muro de Murgil até Mendizorroz (2ª, 4,1km a 7,3%). Daí as ciclistas descem até Orio e iniciam quase um contrarrelógio individual de volta até Donostia onde tudo ficará decidido.

Startlist

Aqui

Favoritas

Estarão presentes 20 equipas e entre elas alguns dos nomes mais fortes do pelotão internacional. 

A SD-Worx conta com Marlen Reusser, que estará a defender o seu título. Mas ao seu lado estará também a mais recente vencedora da Vuelta, Demi Vollering, que também já venceu no País Basco em 2022. Niamh Fisher-Black também estará presente.

No caso da Lidl-Trek, a liderança deverá estar dividida entre Amanda Spratt e Shirin Van Arnrooij. Van Arnrooij tem feito uma temporada muito boa, veremos se lhe consegue dar continuidade. 

A CANYON//SRAM Racing conta com nomes como Ricarda Bauernfeind (acaba de fazer uma excelente Vuelta) e ainda Elise Chabbey

Juliette Labous representará a Team dsm-firmenich PostNL e irá tentar repetir o seu 5º lugar conquistado em 2022.

A Movistar Team conta com Olivia Baril e Arlenis Sierra. Enquanto a ciclista cubana fará a sua estreia na prova, Baril fez 4º lugar no ano passado e 11º em 2022. 

Evita Muzic é o nome a ter em conta dentro da FDJ-SUEZ. A jovem ciclista no ano passado terminou em 6º lugar e vem de um incrível 5º lugar na Vuelta.

Na Fenix-Deceuninck destaque para Pauliena Rooijakkers. Ela já fez pódio aqui no País Basco, em 2022 e vem de uma boa prestação na Vuelta com o 9º lugar na geral. 

Dentro da Liv AlUla Jayco destaque para Mavi Garcia que fará a sua estreia na Itzulia. Veremos do que a veterana ciclista espanhola será capaz. 

E não esquecer Thalita de Jong da Lotto Dstny Ladies. Ela também fará a sua estreia na prova basca.

Geral
★ Vollering, Reusser
★ Labous, Muzic
 Chabbey, van Anrooij
★ Bauernfeind, Rooijakkers
★ Fisher-Black, De Jong,

A nossa aposta: Demi Vollering
Joker: Pauliena Rooijakkers
 
Seguir em directo: @ehitzulia #ItzuliaWomen2024


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.