Header Ads

Tríptico Besançon - Jura - Doubs (1.1) - Antevisão

   

Fim de semana preenchido em França com o Tríptico de Franco-Comtés: Grand Besançon, Tour du Jura e Tour du Doubs.

Classic Grand Besançon

História

últimos vencedores
2021 Biniam Girmay (ERI)
2022 Jesus Herrada (COF) 
2023 Victor Lafay (COF) 

Percurso
Besançon › Montfaucon (171,3 Km)


O percurso é muito semelhante ao do ano passado, apenas com uma pequena alteração que reflete o aumento de 2 Km na distância final. Nada de muito relevante.
A subida final, Montfaucon, com 3,8 Km a uma média de 9,1%, deverá ser o ponto de maior interesse e onde se decidirá o vencedor do dia.


Startlist

Tour du Jura

História

últimos vencedores
2021 Benoît Cosnefroy (FRA)
2022 Ben O'Connor (ACT)
2023 Kévin Vauquelin (ARK)

Percurso
Domblans › Mont Poupet (175,9 Km)



Contrariamente à Classic Grand Besançon, o Tour du Jura tem algumas alterações mais significativas comparativamente a 2023. Uma nova partida, mais 10 Km no percurso e algumas dificuldades interessantes pelo meio. Mas tal como no ano passado, a vitória deverá ser decidida na subida final, a ascensão ao Mont Poupet, 4,1 Km a 8,2%.



Startlist

Tour du Doubs

História

últimos vencedores
2021 Dorian Godon (FRA)
2022 Valentin Madouas (GFC)
2023 Jesus Herrada (COF) 

Percurso
Morteau › Pontarlier-Le Larmont (200 Km)


Percurso exatamente igual ao da edição passada. E tal como nas provas anteriores, tudo deverá ser decidido na subida final, a ascensão a Pontarlier com 6,4 Km à média de 5,4%.


Startlist

Favoritos

As provas tem bastantes semelhanças, a lista de participantes também é parecido e por isso os favoritos não variam muito.

Groupama-FDJ
Lenny Martinez e David Gaudu são os líderes, o primeiro tem feito uma temporada muito boa e assume-se cada vez mais como um dos melhores trepadores do pelotão. Candidato a vencer todas.
Gaudu por sua vez não tem feito uma grande temporada, mas nestas provas da Taça de França costuma andar bem e é candidato a ganhar qualquer uma.

Cofidis
Guillaume Martin tem melhorado nas últimas provas e aqui está no seu terreno, as nossas expectativas para ele são elevadas.
O mesmo serve para Jesus Herrada, que costuma andar muito bem aqui, aliás, já venceu Besançon e Doubs e foi vice-campeão em Jura. Apesar de não ter um começo de ano fácil, se não estiver nos melhores ou perto, será uma desilusão.

Decathlon-Ag2r
Têm um dos melhores trepadores em prova, Felix Gall. O austríaco desiludiu no País Basco, passou completamente ao lado, mas aqui a concorrência é outra e mesmo não estando na melhor forma é provável que consiga ser competitivo.
Clement Berthet é outra opção da equipa, no ano passou andou muito bem nestas provas (6-6-11) e vem da Catalunha onde esteve bastante decente.

Arkea-B&B Hotels
É uma das equipas mais fortes aqui. Clement Champoussin é um ciclista muito irregular, que num dia inspirado pode andar com os melhores.
Christian Rodriguez andou bem no Omã, Tirreno-Adriático e Catalunha, mas no GP Miguel Indurain abandonou. Mais um candidato ao top-10.
Por fim têm Ewen Costiou, uma das revelações francesas no último ano, corredor bastante versátil que tem feito boa temporada. 

Israel-Premier Tech
Têm Michael Woods, que tem feito uma péssima temporada, nada melhor que começar a carburar. Este tipo de subidas, não sendo muito longas, são ideais para ele.
Nick Schultz já venceu este ano (etapa 1 da Volta a Catalunha), mas foi num terreno diferente deste. Não tem estado brilhante (antes pelo contrário) na montanha.

Outros
Fora as melhores equipas, temos alguns nomes que merecem ser referidos.

Jefferson Cepeda acaba de fazer uma excepcional prova na Brabantse Pijl, a forma é boa, portanto esperamos que esteja entre os melhores aqui em algum (ou alguns) dos dias.

Sylvain Moniquet não tem estado particularmente bem, mas parece-nos a melhor hipótese da Lotto-DSTNY. Em forma é um ciclista que pode estar no top-10.

Mathieu Burgaudeau é outro que não tem feito grande coisa, mas conhece bem estas estradas e costuma andar relativamente bem aqui.

Victor Langellotti, andou bem no País Basco, não o vemos no pódio, mas é bem capaz de terminar alguma das provas no top-10.

Alexandre Delettre tem sido um dos melhores da Taça de França, está num bom momento, mas este terreno provavelmente um bocado exigente para ele, mas...

★★★★★ Martinez
★★★★ Martin, Gaudu
★★★ Herrada, Woods, Gall
★★ Berthet, Cepeda, Costiou
★ Champoussin, Rodriguez

A nossa aposta Besançon: Lenny Martinez
A nossa aposta Jura: David Gaudu
A nossa aposta Doubs: Jesus Herrada
Jokers: Jefferson Cepeda

Seguir em directo:
Sem transmissão televisiva agendada para Portugal.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.