Header Ads

Omloop Het Nieuwsblad (1.UWT) - Antevisão

 

Esta é a prova que abre uma das partes da temporada de ciclismo mais excitante, as clássicas da primavera.
Será 78ª edição da prova começará na 'capital espiritual' do ciclismo Flamengo, Gent. Até 2008 a prova era conhecida por Omloop Het Volk, porque foi criada em resposta à Volta à Flandres, um dos cinco monumentos, prova instituída pelo 'rival' Het Nieuwsblad. Em 2008 o Het Volk desapareceu e a prova passou a ser organizada pelo Het Nieuwsblad, que naturalmente mudou o nome da mesma.
A prova como sempre apresenta-nos as tão tradicionais subidas curtas (Hellingen) e as secções de pavé. Para uma parte dos amantes da modalidade a verdadeira temporada começa neste dia. 

História

últimos vencedores
2014 Ian Stannard (GBR) Team Sky
2015 Ian Stannard (GBR) Team Sky
2016 Greg Van Avermaet (BEL) BMC
2017 Greg Van Avermaet (BEL) BMC
2018 Michael Valgren (DEN) Astana
2019 Zdenek Stybar (CZE) Deceuninck - Quick Step
2020 Jasper Stuyven (BEL) Trek-Segafredo
2021 Davide Ballerini (ITA) Deceuninck - Quick Step
2022 Wout Van Aert (BEL) Jumbo-Visma
2023 Dylan Van Baarle (NED) Jumbo - Visma

Percurso

Gent - Ninove, 202,2 Km



Ao todo são 9 secções de pavé e 12 Hellingens. O primeiro Hellingen está colocado a 163 Km da meta, é o Leberg. Mas só a cerca de 64 Km para a meta a corrida começa a endurecer a sério, com o Valkenberg a ser a primeira subida de uma série de 8 seguidas: Wolvenberg, MolenbergLeberg, Berendies, Vosenhol, Kapelmuur e Bosberg.

O Kapelmuur está a 16 Km da meta, sendo o penúltimo Hellingen. A 12 KM da meta está colocada a última subida, o Bosberg. No entanto é expectável que a corrida esteja já completamente partida antes do Muur, foi desenhada para isso mesmo, desde o Wolvenberg que a seleção será feita em cada Hellingen e secção de pavé. 



Hellingen
39.4 Km: Leberg (950m a 4.2%)
103.6 Km: Katteberg (740m a 8.4%)
113.2 Km: Leberg (950m a 4.2%)
130.2 Km: Hostellerie (1300m a 4.0%)
138.1 Km: Valkenberg (540m a 8.1%)
148.6 Km: Wolvenberg (645m a 7.9%)
161.0 Km: Molenberg (500m a 6.7%)
168.5 Km: Leberg (950m a 4.2%)
172.6 Km: Berendries (940m a 7.0%)
175.1 Km: Vossenhol (1270m a 3.6%)
186.5 Km: Muur van Geraadsbergen (1100m a 7.6%)
190.4 Km: Bosberg (980m a 5.8%)

Setores de pavé
36.4 Km: Haaghoek (2000m)
88.1 Km: Lange Munte (1800m)
104.4 Km: Holleweg (1500m)
110.1 Km: Haaghoek (2000m)
119.3 Km: Paddestraat (2300m)
146.0 Km: Holleweg (1500m)
152.2 Km: Kerkgate (2500m)
154.8 Km: Jagerij (800m)
165.5 Km: Haaghoek (2000m)

Startlist

Aqui

Condições atmosféricas

Temperaturas baixas, a rondar os 8ºC, probabilidade baixa de chuva. O vento vai soprar de sul, com uma intensidade variável (20 a 25 Km/h), pode ser um fator importante no desenrolar da prova, como é tradição.



Favoritos

Visma-Lease a Bike
Alinhamento pornográfico onde praticamente todos podem ganhar. Wout Van Aert preparou no Algarve este período de temporada e mostrou estar a caminho da melhor forma, pode ganhar num sprint compacto ou isolado. 
Christophe Laporte é outro que pode ganhar de qualquer forma e feitio, ciclista que desde que está nesta estrutura tem voado, não sabemos como está já que se estreia na temporada. Dylan Van Baarle é outro que se estreia na época, vencedor da edição do ano passado. Tiesj Benoot é outro especialista neste terreno. Matteo Jorgensen estreia-se na equipa, no ano passado andou no empedrado flamengo.
E para terminar, Jan Tratnik, ciclista que começou o ano em grande forma, conseguiu o pódio no Algarve.

Soudal-Quickstep
Os tempos mudaram, neste momento a equipa do tio Pat é o outsider nas provas flamengas. Mesmo assim a equipa belga conta com um alinhamento forte. Kasper Asgreen, Yves Lampaert e Julian Alaphilippe lideram os lobos, resta saber se conseguem estar entre os melhores e se dão sinais positivos, a equipa bem precisa depois de uma primavera bastante abaixo do esperado em 2023. Interessante ver o que faz Gianni Moscon na nova equipa.

Ineos
A equipa britânica também já apresentou melhores alinhamentos. Tom Pidcock lidera e Ben Turner é uma opção de recurso.
Pidcock preparou-se relativamente bem para este período, já Turner também fez algumas provas mas esteve mais apagado, no entanto, este é o seu terreno predileto.

Bahrain
Têm Matej Mohoric, que é um dos ciclistas mais versáteis do pelotão e dos mais ofensivos. De ano para ano tem melhorado e esperamos que o esloveno esteja entre os melhores já aqui. Fred Wright é a opção B.

Lidl-Trek
Têm um dos melhores especialistas de empedrado, Jasper Stuyven e um dos sprinters mais versáteis da atualidade, Jonathan Milan. Stuyven preparou este período no Algarve onde não mostrou grande coisa.
A equipa norte-americana não conta com Mads Pedersen, o que é uma pena.

UAE
Tim Wellens lidera um conjunto que ainda conta com Nils Politt e António Morgado. O belga começou o ano à sua maneira, a andar forte, veremos se consegue dar sequência.
Politt neste terreno é sempre um ciclista a ter em conta, e Morgado é a grande novidade, um jovem português que entra neste mundo louco do empedrado na Flandres, veremos como se adapta.

Groupama-FDJ
Stefan Kung é a grande aposta da equipa francesa, um ciclista que neste terreno é muito fiável e mostrou no Algarve excelente forma. Para ganhar terá de chegar sozinho, tem um dos piores sprints do pelotão.

Alpecin-Deceuninck
Sem Mathieu van der Poel mas com Jasper Philipsen. O sprinter belga inicia a temporada aqui, ninguém vai querer levá-lo para a linha de meta.
Lars Boven, Quentin Hermans e Gianni Vermeersch são opções para uma corrida mais ofensiva.

EF
Têm Alberto Bettiol que começou o ano forte, mas o italiano é muito irregular, capaz de estar entre os melhores como de passar completamente ao lado.

Lotto Dstny
Têm uma das vedetas belgas, Arnaud De Lie não começou o ano a voar, mas já avisou que está em boa forma e agora começa as provas em que se focou.
Brent Van Moer, Victor Campanaerts, Pascal Eenkhoorn e Jasper de Buyst completam um conjunto bastante interessante.

Intermarché-Wanty
Biniam Girmay começou forte na Austrália, depois de um ano complicado a estrela eritreia vai querer voltar às boas exibições na Flandres. Mike Teunissen é outra opção interessante, um ciclista muito completo para este terreno.

Outros
Matteo Trentin é a aposta da Tudor, a equipa de Cancellara quer pontos e tem um dos ciclistas mais experientes neste terreno.
Oier Lazkano ganhou de forma absurda a Classica de Jáen, é um ciclista que não se pode dar muito espaço.

★★★★★ Laporte, Van Aert
★★★★ Mohoric, Tratnik
★★★ Wellens, Pidcock
★★ De Lie, Kung, Van Baarle
★ Philipsen, Stuyven, Bettiol, Asgreen, Girmay

A nossa aposta: Christophe Laporte
Joker: Kasper Asgreen

Seguir em direto:   
Eurosport 2 (a partir das 13:00, Lisboa)

 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.