Header Ads

O Gran Camiño (2.1) - Antevisão

  

Esta quinta-feira começa a 3ª edição de "O Gran Camiño", a prova que explora as pitorescas paisagens e a desafiadora geografia da região espanhola, a Galiza. A combinação de colinas ondulantes, vales verdejantes e vistas deslumbrantes tornam esta prova um espetáculo visual e desportivo.

História

últimos vencedores
2022 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
2023 Jonas Vingegaard (Den) Jumbo-Visma

Percurso

 22/02  Etapa 1 (ITT) | Coruña - Coruña (14.8 Km)
 23/02  Etapa 2 | Taboada - Chantada (151.1 Km)
 24/02  Etapa 3 | Xinzo de Limia-Castelo de Ribadavia (173.1 Km)
 25/02  Etapa 4 | Ponteareas-Tui (162.2 Km)

A geografia da Galiza propicia etapas divertidas e seletivas. Ao contrário do ano passado, a prova abre com um contrarrelógio individual de quase 15 Km.
As restantes três etapas trazem-nos o que de melhor tem a região, altos e baixos, sobe e desce e muitas dores de pernas. A 3ª etapa pode ser considerada de transição, mas mesmo essa apresenta bastante dureza.
Irá Vingegaard dominar como no ano anterior, quando ganhou as três etapas que se disputaram?

Perfis

 22/02  Etapa 1 (ITT) | Coruña - Coruña (14.8 Km)
Nesta edição o contrarrelógio aparece logo a abrir. São 14.8 Km percorridos na Coruña. Tem uma contagem de montanha de 4ª categoria, onde se localiza o ponto intermédio, são 1.5 Km a 4,8%.
A parte final do percurso, algumas centenas de metros, é em paralelo. 

 23/02  Etapa 2 | Taboada - Chantada (151.1 Km)
Ao segundo dia o sobe e desce começa, o que não são boas notícias para as pernas dos ciclistas. Com partida em Taboada, o pelotão irá percorrer 151.1 Km até Chantada. Pelo meio temos quatro contagens de montanha categorizadas e mais algumas que não contam para o prémio da montanha, mas que irão fazer mossa. O Alto de San Pedro de Líncora (5 Km a 6.3%) será ultrapassado por duas vezes, a última delas fica a 4 Km da linha de chegada.

 24/02  Etapa 3 | Xinzo de Limia-Castelo de Ribadavia (173.1 Km)

A 3ª etapa é aquela que poderá ser de transição, mas que olhando ao perfil pode ser um pouco dura para os sprinters, mas é a melhor oportunidade para eles. Apresenta quatro contagens de montanha, a última delas é o Alto do Cousa (4.4 Km a 5,9%) fica a cerca de 19 Km da meta.

 25/02  Etapa 4 | Ponteareas-Tui (162.2 Km)

Chegamos à 4ª e última etapa, a etapa rainha da prova. Durante os seus mais de 160 Km, muitos serão feitos em subida. No total temos quatro contagens categorizadas. A última coincide com a meta em Tui. Serão 7 Km à média de 8%. Será aqui que as contas ficarão definitivamente fechadas.

Startlist

Aqui

Favoritos

Seis equipas do WorldTour participam desta edição do Gran Camino. Destaque para a Visma - Lease a Bike, que tem o atual campeão da prova e duas vezes vencedor do Tour, Jonas Vingegaard. O dinamarquês repete a abertura de temporada de 2023, também começou aqui.

Visma-Lease a Bike
Além de Vingegaard, os neerlandeses têm Cian Uijtdebroeks, Wilco Kelderman e Ben Tulett, um conjunto assustador. Ainda contam com o vencedor do Baby Giro, Johannes Staune Mittet.
No ano passado, Vingegaard venceu todas as etapas, vai ser difícil repetir a proeza, mas também vai ser muito complicado bater o dinamarquês.

Ineos
A Ineos também tem uma equipa forte. Joshua Tarling é o grande candidato a vencer o contrarrelógio do primeiro dia. Carlos Rodriguez e Egan Bernal são os cabeças de cartel  para a geral, o espanhol é fiável neste terreno, em relação ao colombiano pouco a pouco tem melhorado.
Para os apoiar têm: Ethan Hayter, Jonathan Castroviejo, Omar Fraile e Michal Kwiatkowski.

Movistar
A Movistar tem Gregor Mühlberger e Ivan Ramiro Sosa como principais cartas para a geral. O colombiano é extremamente irregular, não sabemos o que esperar dele. Enquanto o austríaco é um ciclista interessante, mas dificilmente pode aspirar a mais do que um lugar no fundo do top-10.

Correção:  Rúben Guerreiro substitui Muhlberger no alinhamento da equipa espanhola e é dado como líder da equipa. Mais fiável que Sosa, começou a temporada relativamente bem e o terreno galego adapta-se muito bem às suas características.

EF
Outro conjunto interessante é a EF. Richard Carapaz, Andrea Piccolo e Rigoberto Urán mostraram estarem em boa forma na Colômbia. Por sua vez, Neilson Powless e Hugh Carthy começam a época aqui e neste terreno podem fazer estragos.
Carapaz vai perder tempo no contra-relógio, mas na montanha deverá recuperar tempo à maioria, o grande problema é que na prova está Vingegaard e em condições normais o equatoriano não tem andamento para o dinamarquês.

Groupama-FDJ
Outro conjunto forte é a Groupama-FDJ, que inclui no seu alinhamento Lenny Martinez, vencedor do Classic Var e um trepador puro que estará entre os melhores na montanha. David Gaudu também marca presença e tem obrigação de também entre os primeiros.
O problema para eles é o tempo que perderão no contra-relógio.

Outros
Algumas equipa procuram colocar alguém no top-10. A Arkéa - B&B Hotels deposita as suas esperanças em Raul Garcia Pierna, Caja Rural em Jefferson Alveiro Cepeda e a Euskaltel-Euskadi com Mikel Bizkarra,

Equipas portuguesas
Tal como no Algarve, não esperamos grande coisa das equipas portuguesas, porém a qualidade do pelotão presente na Galiza é um pouco mais modesto e isso abre uma pequena possibilidade de algum ciclista entrar no top-10, mas é improvável.

★★★★ Vingegaard
★★★ -
★★ Carapaz, Uijtdebroeks
★ Rodriguez, Tulett, Powless, Gaudu, Martinez

A nossa aposta: Jonas Vingegaard
Joker: Ben Tulett

Seguir em direto:  #ograncamiño


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.