Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 20ª etapa

Depois de 19 dias cinzentos, que nos presenteou com a pior grande volta dos últimos 20 anos, a prova será decidida com uma cronoescalada numa subida Zoncoliana, o Monte Lussari.

Tarvisio – Monte Lussari, 18,6 km



O contrarrelógio divide-se em duas partes: a plana e a parede infernal do Lussari.
A parte plana não é tão plana quanto isso, tem algumas ondulações, claro que comparando com a parte final são pequenas lombas.
A partir dos 7,8 Km os ciclista começam um falso plano até a Ponte Torrente Saisera, onde está o primeiro ponto de cronometragem.
O Monte Lussari é um inferno, os números não contam tudo, por si só são escandalosos, 7,2 Km a 12,1%, mas os primeiros 5 Km são a 15,3%, Os últimos 2 Km são irregulares com uma rampa a 22%.
Estrada muito estreita e piso rugoso, como tem de ser para que o pneu tenha aderência.

Condições meteorológicas

Se chover será para os primeiros a sair.
16ºC.
Vento moderado nordeste para os favoritos, 16 Km/h. Vento a favor na parte plana e contra na maior parte da subida. 


Favoritos

Geraint Thomas
A mini-crise que teve no final ontem pode ser um sinal que o galês chegou ao seu limite. O Monte Lussari é brutal, é um ciclista mais pesado que Roglic e Almeida, tem essa desvantagem.
A favor tem os 26 segundos de vantagem e a sua experiência é outra vantagem, sabe regular o esforço. A parte plana é boa para colocar alguns segundos nos rivais.

João Almeida
As duas jornadas Dolomiticas destaparam as fragilidades do tuga perante os dois rivais. No entanto, Almeida é um lutador e tem como inspiração o seu colega de equipa Pogacar que em 2020 na Planche de Belles Filles fez uma cronoescalada histórica. A diferença é que hoje Almeida terá de recuperar tempo a dois ciclistas.

Primoz Roglic
O tormento da Planche 2020 poderá ser varrido se hoje vence o Giro. Desta vez ele é o caçador e não a vitima, outro ponto a favor é que o Lussari fica na fronteira com a Eslovénia, para os eslovenos o Monte Lussari é o Svete Višarje, a subida estará apinhada de conterrâneos.
Um pormenor, Primoz Roglic durante o inverno subiu diversas vezes o Lussari tanto de bicicleta como a pé, conhece-a de olhos fechados.

Eddie Dunbar
Desiludiu ontem, perdeu o lugar para Caruso. Tentará recuperar no Lussari, mas tem de ter atenção a Arensmann que está logo atrás dele.

Damiano Caruso
Recuperou o 4º lugar a Dunbar, mas a diferença é pequena e por isso tem de se defender. Normalmente acaba o Giro em grande forma, ontem foi o melhor fora do trio de ouro.

Thymen Arensmann
Ontem fez uma excelente subida, mas sempre em extremo esforço. Acaba o Giro a subir de forma e é um candidato ao top-5 neste contrarrelógio.

Jay Vine
Seria favorito em condições normais, mas ele ontem no final revelou que está vazio. 

Ilan Van Wilder
O top-10 é praticamente impossível. Foi pena a primeira semana onde perdeu muito tempo, porque acabou o Giro como um dos melhores na montanha.
Mais um que pode lutar pelo top-5 da etapa.

Thibaut Pinot
Excelente subida ontem, acabará no top-10 e vence a classificação da montanha, é um resultado magnifico.
Pelas pernas de ontem é mais um para lutar pelo top-5 hoje, mas Pinot é bastante inconstante.

Brandon McNulty
O bipolar americano, capaz de autênticos shows num dia e passar o resto da prova incógnito. Se estiver num dia bom, é candidato a estar nos primeiros.

Sepp Kuss
O melhor gregário de montanha do mundo, isto é uma cronoescalada portanto é candidato a fazer um bom resultado.

★ Roglic
 Thomas, Almeida
★ Van Wilder, Pinot, McNulty, Caruso, Kuss, Jay Vine, Arensmann

A nossa aposta: Primoz Roglic
Joker: Ilan Van Wilder

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (10:15, GMT+1)

1 comentário:

  1. A vossa aposta se confirmou, mesmo com o problema na bicicleta, Roglic, simplesmente puverizou esta etapa, mostrando q na montanha é superior a Tomas e Almeida. Fantastico

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.