Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 19ª etapa

Antes do brutal contrarrelógio do Monte Lussari, temos a etapa rainha em plenos Dolomitas. 5400 metros de subida acumulada em 183 Km.

Longarone – Tre Cime di Lavaredo, 183 km


Partida Longarone, os primeiros 64 Km são em falso plano até Caprile onde está colocado o primeiro sprint intermédio. Nesta fase qualquer segundo conta, se o pelotão estiver intacto, os homens da geral poderão disputá-lo, tudo dependerá da vontade das equipas da geral.
A primeira subida categorizada é o Campolongo, pequeno aquecimento do que vem por aí, são 4 Km a 7%. A fuga deve-se consolidar aqui.
Descida curta e terminada começa logo o Passo Valparola, com 14 Km a 5,6%. A descida é um pouco mais de 20 Km, também serão importantes neste dia. 
O que se segue é uma das subidas lendárias do Giro e do ciclismo, o Passo Giau, com os seus brutais 10 Km a 9,2%. Será que alguma equipa vai-se atrever a partir a corrida aqui? O topo está a 40 Km da meta.
Após a descida do Passo Giau, aparece o segundo sprint intermédio e começam imediatamente o 'tandem' Passo Tre Croci + Tre Cime Lavaredo.
O Passo Tre Croci são 8 Km a 7,2%, seguem-se cerca de 7 Km ondulados e a parede de Misurina Col Sant'Angelo, cerca de 1400 metros a 10,6%. Descida rápida e começam a subida final ao Tre Cime Lavaredo, 7,2 Km a 7,6%, muito constante.

Condições meteorológicas

Possibilidade de chuva fraca na parte final da etapa.
16ºC nos vales, um pouco menos no topo das subidas.
Vento fraco.

Possíveis cenários

Fuga: 30% de chances
A Ineos não se importa se a fuga tiver sucesso, apesar da vantagem de Thomas não ser confortável para o coronoescalada, a equipa britânica e o galês interessa-lhes uma corrida controlada e em sem muito caos.
A Jumbo-Visma pelo contrário poderá estar interessada em dinamitar a corrida e é bom possível que o façam, uma equipa que começou o Giro com diversos problemas e termina em alta, Sepp Kuss tem estado imperial, arrisco a dizer que se tivesse liberdade tinha descarregado tudo e todos nestes últimos dias, é o melhor trepador em prova.
A UAE por outro lado também uma boa equipa, mas ontem tirando Jay Vine, tiveram bastante longe do que se esperava. Lançar McNulty ou Vine para a fuga pode ser uma ideia interessante, de forma a serem utilizados nos últimos 50 Km.

Favoritos

Luta pela GC

Geraint Thomas
Está sólido como uma rocha, mas tem num dilema, ataca de forma a ter uma vantagem mais segura para a cronoescalada, correndo o risco de quebrar ou limita-se a seguir rodas como fez durante todo o Giro? Thomas não é um ciclista atacante e prefere uma corrida controlada, mas não seria de espantar que na parte final tente fazer a diferença. Por ser o único que ainda não teve um dia menos bom dos três, foi o mais regular, tem de ser considerado o principal candidato.

João Almeida
Foi o mais forte no Bondone, com um ataque sustentado destapou as fragilidade de Roglic, mas ontem foi o mais débil dos três. É complicado ler Almeida, é bem provável que hoje possa voltar a estar melhor e consiga vencer a etapa.

Primoz Roglic
É um ciclista diferente, claramente não está a 100%, mas mesmo assim consegue estar na luta pela vitória. Ontem mostrou progressos e se continuar a melhorar, então os adversários têm de estar muito preocupados, até porque amanhã temos uma cronoescalada que estará repleta de adeptos eslovenos.

Eddie Dunbar
O melhor dos outros, a pergunta que tem de se fazer é como é que a Ineos não o aproveitou. Está há 5 meses na equipa australiana e na primeira oportunidade numa grande volta está como está.
Dificilmente ganhará e o pódio está longe, mas é a sensação deste Giro.

Damiano Caruso
Ultrapassado por Dunbar na classificação e o pódio praticamente impossível. Compete-lhe defender o seu top-5.

Candidatos na fuga:

Ben Healy
Rebentou ontem, resta saber se preferiu guardar pernas para hoje atacar a montanha ou se a fadiga de uma grande volta está a fazer das suas.

Thibaut Pinot
Não venceu ontem, batido por Zana. Hoje volta a ter a obrigação de se meter na fuga para defender a classificação da montanha, o problema é que o francês agora está em 7º da GC e não vai ter a liberdade que teve ontem. Provavelmente resta-lhe defender o seu lugar da geral e esperar que Healy não se meta na fuga.

Einer Rubio
Opção da Movistar para a fuga.

Santiago Buitrago e Jack Haig
Tirando Jonathan Milan, diria que a Bahrain não fez um Giro muito inspirado. Buitrago e Haig não estão para top-10 e Caruso salvo um milagre não fará pódio.
Estar na fuga com Haig e Buitrago para tentar sacar a etapa é o que lhes resta.

Lorenzo Fortunato
Esperava vê-lo nas fugas nestes dias. Bom trepador, ou não fosse um vencedor no Zoncolan.

Hugh Carthy
Está longe na geral, tem liberdade para estar na fuga.

★ Roglic, Almeida, Thomas
 Dunbar, Pinot, Carthy
★ Rubio, Fortunato, Healy, Haig, Buitrago

A nossa aposta: Geraint Thomas
Joker: Hugh Carthy

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (10:15, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.