Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 18ª etapa

A primeira etapa da tripla alpina que fechará as contas deste Giro. Esta no papel é a etapa mais 'suave' das três.

Oderzo – Val di Zoldo, 161 km

Partida na província de Treviso mais concretamente em Oderzo, os ciclistas seguem para o interior em direção ao Passo della Crosetta (13,5 Km a 7,1%) na bela província de Belluno. Este ponto da etapa vai ser fundamental para a consolidação da fuga.

A dificuldade seguinte é o Pieve d'Alpago (3,6 Km a 5,4%), a sua descida dá acesso a um vale que os ciclistas percorrerão cerca de 30 Km. Subida não categorizada para o sprint intermédio em Pieve di Cadore.
Os últimos 35 Km da etapa são realmente duros, com o Forcella Cibiana (9,5 Km a 7,9%) a abrir as hostilidades neste tramo final.
Os últimos 11 Km são divididos por duas ascensões, a principal é Coi (5,8 Km a 9,7%), com inclinações próximas a 20%, seguem-se 2 Km a descer até à subida final de Val di Zoldo (2,7 Km a 6,4%).



Condições meteorológicas

Se chover será na parte final da etapa.
20ºC nos vales, 16ºC no topo das subidas.
Vento fraco.

Possíveis cenários

Fuga: 50% de chances
A Ineos deverá controlar a etapa, provavelmente estarão dispostos a deixar uma fuga ganhar tempo e disputar etapa, eliminando as bonificações para os homens da geral.
A UAE poderá ter uma ideia diferente, Almeida mostrou um nível impressionante no Bondone. A equipa árabe tem as ferramentas ideais para tornar esta etapa uma luta entre os homens da geral, basta eles quererem.
Será interessante ver o que fará a Jumbo depois da fragilidade que mostrou Roglic no Bondone.

Favoritos

Não faltam candidatos para ganhar através da fuga:

Ben Healy
Vai querer defender a camisola da montanha e para isso terá de estar na fuga. Estando na fuga, passa também a ser um dos candidatos a ganhar a etapa.
Este não é o terreno favorito dele, prefere a média montanha, mas é daqueles que num dia bom pode ganhar em qualquer perfil.

Thibaut Pinot
Não esteve bem no Bondone, mas de qualquer forma o top-10 ainda é possível. Entrar numa fuga também é possível tem alguma liberdade para estar presente.
A luta pela classificação da montanha também não está totalmente fora de hipótese.

Einer Rubio
Um dos mais ativos nas fugas, esta é mais uma oportunidade. Já venceu uma etapa, mas a Movistar quer mais e ele é a melhor hipótese, tem esta etapa e de amanhã.

Ilan Van Wilder
O top-10 é possível, está em clara subida de forma. Para ganhar a etapa a melhor opção é tentar entrar na fuga, também ajudava à causa do top-10.

Patrick Konrad
Opção da Bora-Hansgrohe para a fuga. 

Santiago Buitrago e Jack Haig
São as opções da Bahrain para a fuga e que podem ser utilizado como satélite para possíveis ataques de Caruso. O italiano precisa se mexer caso queira chegar ao pódio.

Derek Gee
Uma das grandes revelações deste Giro, com três 2º lugares. Um dos poucos heróis deste Giro.

Lorenzo Fortunato
Este é o seu terreno, trepador ligeiro e que no Giro costuma voar nos Alpes. Mas para ganhar tem de estar na fuga.

Luta pela GC

Geraint Thomas
Quem diria, o velhote está em forma, evitou o Tour precisamente para isto, vencer uma grande volta com 36 anos. No Bondone foi o segundo mais forte, ganhou tempo a Roglic, por isso foi um excelente resultado. No entanto, o britânico tem de ter cuidado com um lusitano, que por estas altura está a voar e claro não pode subestimar Roglic, ainda está na luta.

João Almeida
Foi o mais forte no Bondone, com um ataque sustentado destapou as fragilidade de Roglic, Thomas conseguiu colar no luso, mas nunca esteve perto de o descarregar, antes pelo contrário, estou em crer que Almeida pode descarregar o galês hoje ou amanhã.

Primoz Roglic
No Bondone, foi apenas um dia mau ou está em quebra física ou ainda está a sofrer da lesão causada na queda da 11ª etapa ou?
Se foi apenas um dia mau, então Roglic está claramente da luta e atenção com ele.
Se está em quebra física, então o máximo que pode almejar é ao 3º.
Se ainda sofre da lesão, então dificilmente poderá lutar pela vitória.
Hoje já devemos ter uma resposta, este final de etapa é ao seu estilo.

Eddie Dunbar
Foi a grande sensação no Bondone, está a subir como nunca.

Damiano Caruso
O pódio está a fugir-lhe e no Bondone nem sequer foi o quarto melhor. Temos quase a certeza que ele fará algo arriscado hoje ou amanhã.

★ Pinot
  Healy, Rubio, Van Wilder, Fortunato, Buitrago, Haig, Almeida
★ Thomas, Roglic, Caruso, Dunbar

A nossa aposta: Thibaut Pinot
Joker: Ilan Van Wilder

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (11:00, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.