Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 16ª etapa

Chegamos à semana final, cabe aos ciclistas mostrarem alguma honra e terminarem este Giro com pelo menos o mínimo de decência depois de 2 semanas indecentes.

Sabbio Chiese – Monte Bondone, 203 km



Etapa começa em Sabbio Chiese e os primeiros 60 Km são planos. A primeira subida categorizada do dia é o Passo di Santa Barbara. Muito íngreme, com os primeiros 9 Km a 9,2%. 
Depois do topo temos 2 Km de descida e nova subida, o Passo Bordala, 4,5 Km a 6,7%.
A descida do Passo Bordala é longa e técnica até Rovereto, onde se encontra o primeiro sprint intermédio e o início da seguinte subida seguinte, Matassone (2ª cat., 11,3 Km a 5,5%). A descida leva de volta a Rovereto e mal acaba a descida começa de imediato a Serrada (2ª cat., 17,7 Km a 5,5%).

A descida é íngreme e técnica seguem-se 10 Km planos até ao segundo sprint intermédio em Aldeno, daí começa a subida final, Monte Bondone (1ª cat., 21,4 Km a 6,7% ). Ascensão muito irregular, a secção interior de 8 Km a 8,2% é realmente exigente e deverá fazer diferenças.

Condições meteorológicas

Se chover na segunda parte da etapa e ligeira.
22ºC.
Vento fraco.



Possíveis cenários

Fuga: 60% de chances
O sucesso da fuga dependerá da vontade de quatro equipas: UAE, Jumbo-Visma, Ineos e Bahrain. A Groupama-FDJ tem a maglia rosa, mas na prática não são eles que irão definir o destino desta etapa, aliás, acreditamos que a equipa francesa irá tentar colocar Thibaut Pinot na fuga, a luta pela classificação da montanha está ao rubro.

Favoritos

Não faltam candidatos para ganhar através da fuga:

Ben Healy
Este terreno poderá ser um pouco duro demais para o irlandês, mas com as pernas que está pode sonhar a qualquer desfecho. Caso esteja na fuga é um grande candidato a vencer, além disso é um dos que está na luta pela classificação da montanha.
Jefferson Cepeda é outra opção interessante da EF, se Pinot e ele estiverem em fuga teremos 'novela' para mais uma semana.

Thibaut Pinot
Está às portas do top-10 e luta pela montanha. O facto de estar bem classificado poderá dificultar a presença na fuga.
O francês está em boa forma e também pode ganhar caso a etapa seja disputada pelo grupo dos GC, terá certa liberdade nesse cenário, a Jumbo, Ineos e UAE não estarão preocupados com ele.

Einer Rubio
Mais um que luta pela montanha, é a melhor hipótese da Movistar para este terreno e adicionar mais uma vitória de etapa.

Ilan Van Wilder
Mostrou excelentes pernas na etapa lombarda, está em clara subida de forma e não será de espantar vê-lo a vencer a etapa desde a fuga. 

Patrick Konrad
Opção da Bora-Hansgrohe para a fuga.

Santiago Buitrago
Opção da Bahrain para a fuga e que pode ser utilizado como satélite para possíveis ataques de Caruso. Jack Haig pode ser outra hipótese, dependendo de como está fisicamente. 

Derek Gee
Uma das grandes revelações deste Giro, com três 2º lugares. Este terreno talvez não seja o melhor para ele, mas o mesmo que dissemos sobre Healy serve para Gee.

Lorenzo Fortunato
Este é o seu terreno, trepador ligeiro e que no Giro costuma voar nos Alpes. Mas para ganhar tem de estar na fuga.

Luta pela GC

Roglic vs Thomas vs Almeida
Os três estão separados por 22 segundos, até ao momento não sabemos qual é o mais forte. O abandono de Remco tornou esta luta muito monótona.
Dos três achamos que Roglic vai finalmente mexer-se e Almeida também poderá atacar a corrida, na nossa opinião Thomas vai continuar a especular e irá tentar aguentar.

Os Outros
Kamna, Carthy, Caruso, Dunbar e Leknessund irão mexer-se ou apenas tentarão sobreviver? Caruso e Carthy são os mais ofensivos deste grupo e acreditamos que se puderem vão mover-se para buscar ganhar tempo.

★ Pinot
  Healy, Rubio, Van Wilder, Fortunato, Buitrago
★ Gee, Konrad, Mollema, Vine, McNulty, Ulissi, Roglic, Almeida, Thomas

A nossa aposta: Thibaut Pinot
Joker: Lorenzo Fortunato

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (09:30, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.