Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 15ª etapa

Chegamos à mini-Lombardia, a grande questão é se os favoritos vão tirar mais um dia de folga ou se finalmente teremos ação.

Seregno – Bérgamo, 195 km



Partida de Seregno, 27 Km iniciais ondulados antes da primeira subida categorizada do dia, o Valico di Valcava, subida exigente com 11,6 Km a 8%, dos 7 aos 10 Km o gradiente não baixa dos 11%. A fuga tem de se consolidar aqui.
Atenção à descida, bastante técnica. Seguem-se 25 Km planos até ao primeiro sprint intermédio e a partir daí sobem o Selvino (11 Km a 5,6%), descida de 8 Km e nova ascensão ao Miragolo S. Salvatore (5.2 Km a 7%). Este tandem cria desgaste, resta saber se os ciclistas estão dispostos a competir ou a passear.
Mais um descida técnica, seguido de 30 Km mais tranquilos até ao segundo sprint intermédio que também indica o inicio da última subida categorizada do dia. Roncola Alta, 10 Km a 6,7%, mas a secção do intermédia de 6,5 Km é sempre acima dos 8%, terreno não falta para fazer diferenças, basta quererem.
Topo a 28 Km da meta, nova descida técnica e a 5 Km da meta os ciclistas enfrentam 1,5 Km a 7,9% com uma rampa de 12%. Descida rápida para a meta em Bérgamo.

Condições meteorológicas

Algumas nuvens, mas desta vez a chuva não deve aparecer.
23ºC.
Vento fraco.

Possíveis cenários

Fuga: 80% de chances
A Groupama-FDJ não se deve incomodar se uma fuga com gente inofensiva para o maglia rosa dispute a etapa. Ineos, Jumbo e UAE pelo comportamento que têm tido, também não se devem importar com a vitória da etapa.
Um grupo com ciclistas que sobem bem deve disputar a vitória.

Favoritos

Não faltam candidatos para ganhar através da fuga:

Ben Healy
Este é o tipo de terreno que Healy adora, se estiver na fuga vai ser complicado seguir a roda do irlandÊs que tem uma passada constante mas que mói os adversários.
Para nós é o candidato nr. 1 para esta etapa, veremos se confirma o estatuto da estrela emergente do pelotão mundial.

Lorenzo Rota
Ciclista bergamasco, conhece estas estradas de olhos fechados. É o seu terreno e desde que foi anunciado o percurso do Giro ele anunciou que este dia era o maior objetivo dele para esta temporada.

Einer Rubio
Já venceu uma etapa, continua fora do radar dos homens da geral e por isso tem liberdade para uma segunda vitória. Pernas tem para disputar a vitória como se viu em Crans Montana.

Ilan Van Wilder
Ontem esteve sem companheiros no pelotão, Ballerini e Serry estiveram na fuga, hoje é ele que tem essa obrigação este é o seu terreno.
O jovem belga começou muito bem o ano, mas as últimas semanas foram um pouco dececionantes, uma vitória de etapa voltava a colocá-lo nos trilhos dos bons resultados.

Patrick Konrad
Mais um que adora este tipo de terreno, a Bora-Hansgrohe tem um ciclista em grande, mas hoje é demasiado duro para Nico Denz.

Derek Gee
O que dizer? Já são três 2º lugares e dois deles nas duas últimas etapas. Provavelmente será complicado vê-lo novamente na luta pela etapa, o desgaste poderá atraiçoá-lo, até porque muitos têm passeado com o pelotão ao contrário dele.

UAE
Têm Vine, Ulissi, Formolo e McNulty, qualquer um pode estar na fuga e lutar pela vitória. 

Bauke Mollema
Um ciclista especialista neste tipo de etapa, mas neste Giro pouco se tem visto. 

Roglic vs Thomas vs Almeida
Na luta pela GC, em teoria a explosividade de Roglic dá-lhe vantagem sobre Thomas e Almeida que têm motores Diesel, mas ele afirmou que a ainda está a recuperar da última queda, resta saber se é bluff ou não.

★ Healy
  Rota, Rubio, Van Wilder, Konrad
★ Gee, Mollema, Vine, McNulty, Ulissi, Roglic, Almeida, Thomas

A nossa aposta: Ben Healy
Joker: Ilan Van Wilder

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (10:30, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.