Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 14ª etapa

Depois do segundo dia de descanso que decorreu na Suiça, temos a etapa de regresso para Itália, esperemos que desta vez os ciclistas decidam 'competir'.

Sierre – Cassano Magnago, 194 km




Partida em Sierre na Suiça, o pelotão segue para Itália pelos Alpes. Depois de 35 Km de terreno plano, os ciclistas enfrentam o Simplonpass (1ª cat., 20,2 Km a 6,5%).O topo está a 138 Km e a descida é muito longa, mas também muito rápida e pouco técnica, a fuga tem de ser consolidada aqui. 

O resto da etapa é plano ao longo dos vales e do Lago Maggiore, com os 25 Km finais em um terreno ligeiramente ondulado mas pouco exigente.
É um perfil de etapa que convida a uma luta entre a fuga e o pelotão.


Condições meteorológicas

Mais um dia de chuva.
16ºC.
Vento fraco.

Possíveis cenários

Fuga: 60% de chances
Simplonpass irá definir o destino da fuga, se for grande e com muitas equipas presente nela, o sucessor será certo. Se for um grupo pequeno, então o sucesso poderá estar em risco.
Com o abandono de Mads Pedersen, teremos menos uma equipa interessada numa chegada ao sprint.

Favoritos

Não faltam candidatos hoje, para nós os principais são:

Stefano Oldani
Está com um sprint impressionante e é um ciclista versátil, não é um coxo a subir. Tanto pode ganhar num sprint massivo (a concorrência diminui conforme passam os dias) como estando na fuga. É o nosso joker.

Michael Matthews
Basicamente o que escrevemos para descrever Oldani serve perfeitamente para Matthews. A Ciclamino é uma miragem, portanto resta-lhe as vitórias de etapas.

Jonathan Milan
É o melhor sprinter desta edição e tem apenas uma vitória de etapa, merece mais. Tem a Ciclamino controlada com o abandono de Pedersen.
A Bahrain está metida na luta pela GC mas Milan merece mais, deviam tentar colocá-lo na fuga (o problema será aguentar o Simplonpass) ou então tentar um final ao sprint e para isso terão de gastar na perseguição.

Magnus Cort
Mais um que se inserte naquele grupo que sobe relativamente com um sprint poderoso. O dinamarquês já tem uma vitória de etapa e completou a tripla (ganhou etapas no Giro+Vuelta+Tour).
Alberto Bettiol também é um nome interessante para uma etapa deste género.

Alessandro De Marchi
Um dos poucos heróis que tem animado este paupérrimo Giro. O problema é que para ganhar não pode ter colegas de fuga com um sprint forte, tipo Cort, Matthews ou Oldani.

Derek Gee
Mais um que pertence ao grupo de heróis deste Giro. Já fez dois 2º lugares e ontem foi 4º, uma das grandes revelações, a vitória numa etapa das grandes voltas chegará, esperemos que seja já neste Giro.
Simon Clarke é outra boa opção na equipa da Israel.

Fernando Gaviria
Um desastre de Giro, péssimos sprints e quedas têm sido a nota dominante do colombiano. Se acaba em sprint do pelotão, com a falta de sprinters, pode ter a sua oportunidade de brilhar, resta saber se está em condições físicas.

Pascal Ackermann
Começou bastante mal o Giro mas tem melhorado de dia para dia que culminou com a vitória de etapa em Tortona.
Um dos grandes favoritos para ganhar o sprint, caso a chegada seja em pelotão compacto.

Mark Cavendish
Tinha-me esquecido dele, está em boa forma e num sprint do pelotão é um candidato.

★ Matthews, Milan
  Cort, Ackermann
★ Gaviria, Gee, Oldani, Bettiol, Clarke, Cavendish

A nossa aposta: Jonathan Milan
Joker: Stefano Oldani

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (10:45, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.