Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 13ª etapa

Chegaram os Alpes numa etapa muito dura, uma das etapas rainhas da prova, mesmo depois da alteração devido às condições de neve em San Bernardo.

Borgofranco d’Ivrea – Crans Montana, 199 km



Os primeiros 60 Km contam com uma subida não categorizada, Saint-Vincent (4 Km a 5%), a grande atração será o sprint intermédio ao 49 Km, a formação da fuga também será interessante.
A primeira grande subida do dia aparece depois da passagem por Aosta, o Gran San Bernardo que era o Cima Coppi mas devido à neve teve de ser encurtada, serão 26 Km a 5%, serve de aquecimento para o resto da etapa. O topo marca a passagem para território helvético.


Antes da descida, há cerca de 6 Km planos. A descida é longa, não é demasiado técnica mas com a chuva pode apanhar muita gente desprevenida.
Mal acaba a descida começa a subida mais dura até ao momento, Croix de Coeur, 15,4 Km a 8,8%. Os 8,5 Km iniciais são os mais 'suaves' com 7,9%. Os últimos 4 Km são a 10,3% de gradiente média, uma barbaridade.
A descida é complicada com mau asfalto, esperemos que nada de grave se passe. São 23 Km que podem ser agónicos para alguns.
Depois da descida, há 22 Km planos até Ganges onde começa a subida final. Crans Montana tem 13 Km a 7,2%. Os primeiros 12 Km são quase sempre acima dos 7,5%, o último Km são a 2,9% que faz baixar a média um pouco.


Condições meteorológicas

Mais um dia que a chuva pode aparecer.
14ºC nos vales, no topo das montanhas não devem passar os 10ºC. 
Vento fraco.

Possíveis cenários

Fuga: 20% de chances
Esta é uma etapa para os favoritos mostrarem as cartas que têm. Ineos, Jumbo, UAE e Bahrain são as equipas que podem controlar o pelotão.

Favoritos

Primoz Roglic
É o grande favorito, o esloveno desde o inicio do Giro diz que a sua melhor versão seria na segunda parte do Giro e este é o primeiro grande teste nesta fase da prova. 
A Jumbo-Visma é das poucas equipas que está completa e esse é um pormenor muito importante, Sepp Kuss ontem esteve na fuga, apesar disso o desgaste não foi muito maior que o pessoal do pelotão, o americano costuma ir de menos a mais nas grandes voltas e na alta-montanha é provavelmente o melhor gregário. Bouwman é outra peça importante e veremos o que Dennis poderá fazer.
A grande questão é saber se vai atacar a meio da subida de forma a descarregar os adversários ou vai na roda apostando tudo no sprint.

Geraint Thomas
A Ineos tem três homens no top-10, isso é importante e poderia ser usado taticamente. Thomas é o maglia rosa, como grande trunfo tem a experiência, numa etapa destas é um fator importante.
A Ineos deverá optar por defender a liderança, mas se usarem o comboio de montanha estarão a fazer o trabalho para Roglic.
Num sprint Thomas não é favorito contra Roglic ou Almeida.

João Almeida
Esta é a oportunidade de Almeida mostrar que pode ganhar o Giro, provavelmente voltaremos a ver o ioiô em ação. O problema é que para o pódio o ioiô talvez chegue mas para ganhar um Giro temos algumas dúvidas que em condições normais seja suficiente.
A UAE tem Vine, Formolo e McNulty, resta saber se estarão ao serviço de Almeida ou vão ter liberdade para ambições pessoais.

Bahrain
Damiano Caruso é um trepador de grande quilate, mas vemos complicado descarregar Roglic, Thomas e Almeida todos de uma vez. Acreditamos que a Bahrain vai tentar apertar a concorrência nas descidas.
Jack Haig e Santiago Buitrago são duas opções B interessantes e podem também serem usados taticamente para pressionar os rivais.

Hugh Carthy
Este é o seu terreno, gosta de chuva e sabe ir de menos a mais nas grandes voltas. É o nosso joker para amanhã.

 Roglic
  Thomas, Almeida
★ Carthy, Caruso, Haig, Buitrago

A nossa aposta: Primoz Roglic
Joker: Hugh Carthy

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (09:45, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.