Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 12ª etapa

A prova já passou a sua metade, dia para a fuga ser feliz.

Bra - Rivoli, 179 Km



Os Alpes estão a chegar e vamos ter um pequeno cheirinho hoje. Partida Bra e rapidamente aparece a primeira subida não categorizada de La Morra (6 Km a 5%) e depois da curta descida temos a longa e irregular subida de Pedaggera (3ª cat., 16,9 Km a 2,4%).
Depois de uma longa descida, os ciclistas entram no Vale do Pó, terreno quase plano onde estão dois sprints intermédios e também a primeira passagem por Rivoli. Pouco depois chega a grande dificuldade do dia e o primeiro contacto com os Alpes, Colle Braida (2ª cat., 9,8 Km a 7,1%), dividida em duas partes, primeira metade é bastante fácil a segunda parte depois de uma pequena descida é exigente, 5 Km a 8%. 

O topo está a 28 Km da meta, a descida de 7 Km é bastante traiçoeira. 21 Km finais completamente planos até Rivoli.


Condições meteorológicas

Probabilidade baixa de chuva.
18ºC. 
Vento fraco.5

Possíveis cenários

O Colle Braida é demasiado duro para os sprinters e a Ineos não se importará que uma fuga inofensiva ganhe vantagem e dispute a etapa. A Jumbo-Visma e a UAE também não deverão colocar entraves, aliás a equipa árabe é bem capaz de colocar alguém na fuga à procura da vitória de etapa.
Os homens da geral já estão com os olhos postos na etapa de sexta-feira.

Fuga: 90% de chances
Etapa demasiado dura para os sprinters, a fuga deverá ter sucesso.

Favoritos

Não faltam candidatos aqui ficam alguns:

Michael Matthews
Na nossa opinião o Colle Braida é demasiado duro para ele, mas num dia inspirado é um ciclista que pode limitar perdas e na descida/plano recolar.
Se estiver na fuga, será um dos homens a eliminar, é outro problema que ele terá.

EF
Têm Magnus Cort que é uma cópia de Michael Matthews. A melhor aposta da equipa americana poderá ser a nova superstar Ben Healy, o comboio irlandês que já venceu uma etapa. É daqueles que não se podem dar 2 metros de espaço, que só o voltam a ver na meta. Sobe relativamente bem e rola ainda melhor.

UAE
Têm diversos candidatos para um perfil de etapa como este. Jay Vine já não conta para a geral, por isso tem liberdade, caso entre na fuga não serão muitos a aguentá-lo no Colle Braida.
Outro candidato é Diego Ulissi, um clássico do Giro, que em etapas como destas é sempre um nome a ter em conta, curiosamente este ano ainda pouco se viu dele.
Davide Formolo é outro candidato assim como Brandon McNulty, que neste Giro pouco tem mostrado, mas é daqueles corredores que de repente sacam uma exibição antológica.

Stefano Oldani
Mais parece um sprinter, já são diversos sprints massivos que contesta e com bons resultados. Resta saber se a capacidade trepadora foi afetada.

Alesssandro De Marchi
Bem tenta, mas está dificil ganhar a tão sonhada etapa no Giro. Muitas probabilidades que volte a estar na fuga, o problema é conseguir ganhar.

Derek Gee
A mesma situação de De Marchi, um dos reis da fugas deste Giro. 

Patrick Konrad
A Bora perdeu Vlasov e agora a sua grande esperança para a geral é Lennard Kamna, mas a equipa alemã pode e deve estar nas fugas. Konrad é um ciclista que gosta deste tipo de percurso com alguma dureza mas não em exagero.

Will Barta
Está longe na geral e até mostrou um nível bastante decente. Ele e Verona poderão ser as apostas da Movistar para hoje, mas para ganhar vemos Barta com mais possibilidades.

 Healy
  Konrad, Barta, McNulty, Formolo, Vine
★ De Marchi, Gee, Matthews, Cort, Oldani

A nossa aposta: Ben Healy
Joker: Jay Vine

Seguir em direto: #Giro2023, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (11:15, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.