Header Ads

Tirreno-Adriatico (2.WT) - Antevisão


O Tirreno-Adriático é uma das provas por etapas mais importantes do calendário, também conhecida como Corsa dei Due Mari (em Português, 'a corrida dos dois mares'), porque como indica o nome da corrida, corre-se entre dois mares (Tirreno e Adriático), ligando as duas costas.
Esta será a 58ª edição, a primeira realizou-se em 1966 e foi ganha por Dino Zandegu. A lista de vencedores é um autêntico rol de nomes gigantes da modalidade. Roger De Vlaeminck detém o recor de vitórias, com 6, mas a lista contém, Francesco Moser (2), Joop Zoetemelk (1), Tony Rominger (2), Fabian Cancellara (1), Vincenzo Nibali (2), Cadel Evans (1), Alberto Contador (1) e Nairo Quintana (2).

 

É das poucas provas 'históricas' que não foram vencidas por Eddy Merckx.
História



Percurso


 06/03 Etapa 1 (ITT) | Lido di Camaiore - Lido di Camaiore (11.5 Km)
 07/03 Etapa 2 | Camaiore - Follonica (210 Km)
 08/03 Etapa 3 | Follonica - Foligno (216 Km)
 09/03 Etapa 4 | Greccio - Tortoreto (218 Km)
 10/03 Etapa 5 | Morro d'Oro - Sarnano-Sassotetto (168 Km)
 11/03 Etapa 6 | Osimo Stazione - Osimo (193 Km)
 12/03 Etapa 7 | San Benedetto del Tronto - San Benedetto del Tronto (154 Km)

O contrarrelógio abre a prova como no ano passado. As 4ª e 5ª etapas são as decisivas, a 6ª é um autêntico serrote, as restantes são para os sprinters, sempre tendo em atenção que os perfis italianos escondem surpresas.

Perfis
 06/03 Etapa 1 (ITT) | Lido di Camaiore - Lido di Camaiore (11.5 Km)

Tipico contrarrelógio em Lido di Camaiore, são 11,5 Km completamente planos junto ao mar, ida e volta. Dia para os especialistas do contrarrelógio.

 07/03 Etapa 2 | Camaiore - Follonica (210 Km)

Dia longo na bicicleta, sem grande dificuldades, apenas o vento poderá tornar as coisas interessantes. Etapa para os sprinters brilhar.

 08/03 Etapa 3 | Follonica - Foligno (216 Km)

Apesar de ser uma etapa um pouco mais exigente que a anterior, o desfecho não deve ser muito diferente, ou seja, sprint.

 09/03 Etapa 4 | Greccio - Tortoreto (218 Km)

Etapa já perto do mar Adriático, com um circuito final em Tortoreto que será percorrido 4 vezes. A subida do circuito é curto mas seletiva, 3,1 Km a 7% que fará uma seleção, a meta está colocada no topo da mesma.


 10/03 Etapa 5 | Morro d'Oro - Sarnano-Sassotetto (168 Km)

Etapa rainha da prova, com chegada em Sarnano Sassotetto. Dia para os homens da geral se digladiarem e decidirem o vencedor. São cerca de 13 Km a 7,4% com uma rampa de 14% a meio da subida. 


 11/03 Etapa 6 | Osimo Stazione - Osimo (193 Km)

Na nossa opinião é provavelmente a etapa mais interessante, um serrote que será um paraíso para ataques e uma corrida caótica. Mais uma vez será em circuito, 3 voltas com final em Osimo.
Entre as subidas do circuito está uma com 1000 metros de extensão em empedrado com 15% de inclinação.

 12/03 Etapa 7 | San Benedetto del Tronto - San Benedetto del Tronto (154 Km)

Para finalizar uma etapa para sprinters, apesar da primeira parte ter alguma dureza, os últimos 80 Km são uma panqueca.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

Jasper Philipsen
Um inicio de temporada ao nível da equipa, um pouco anónimo. Há 3 chegadas ideais para ele, a equipa trouxe um comboio para o ajudar, entre eles, Mathieu van der Poel.

Fabio Jakobsen
Está a ter um ano complicado e precisa urgentemente de vitórias, porque Tim Merlier está a carburar e ele não. Tem um comboio decente com Ballerini, Pedersen e Lerberghe, Alaphilippe provavelmente ajudará também.

Dylan Groenewegen
Bom inicio do ano, está mais regular e cada vez mais adaptado à equipa australiana. Em termos de potência pura, está no topo e acreditamos que irá molhar o bico pelo menos uma vez neste Tirreno.

Wout Van Aert
Começa a temporada estrada aqui e não deve ser muito diferente de outros anos, vai a todas, incluindo sprints e ainda será um gregário de luxo caso seja necessário.
Teve doente durante o estágio em altitude, mas não temos dúvidas que estará no Tirreno-Adriático para ganhar etapas.

★★★ Groenewegen
★★ Philipsen, Jakobsen, Van Aert
★ Bauhaus, Girmay, Gaviria

Geral

UAE
Adam Yates, João Almeida, Davide Formolo e Brandon McNulty...uma 'equipa' com quatro 'supostos' líderes!
Adam Yates está no período do ano que mais gosta, onde é o melhor trepador do mundo, o pior é depois. Por essa razão achamos que é um dos grandes candidatos a vencer a prova, defende-se relativamente bem no crono e na montanha em março só os aliens são capazes de o bater.
João Almeida é o plano B, mostrou no Algarve que está a subir bem mas o que preocupa é o seu crono.

Ineos
Equipa interessante com Thymen Arensman, Tao Geoghegan Hart e Thomas Pidcock como principais esperanças para a geral. No entanto, temos algumas dúvidas que qualquer dos três consiga ganhar a prova.
Filippo Ganna começou o ano forte, também pode ser uma boa surpresa, embora a etapa de Sassotetto tseja demasiado dura para ele.

Jumbo-Visma
Alinhamento de luxo com uma surpresa de última hora, Primoz Roglic. Não acreditamos que o esloveno vá apenas passear por Itália, poderá não ganhar mas certamente vai querer testar-se. Wout Van Aert avisou que estará no Tirreno para ganhar forma e também temos dúvidas que será apenas isso, pelo uma etapa vai querer levar.
Wilco Kelderman supostamente é o líder da equipa e tem uma enorme responsabilidade porque basicamente todos que estão na equipa em Itália estão a voar.

Bora-Hansgrohe
Jai Hindley e Aleksandr Vlasov lideram uma equipa que está a ter uma abertura de temporada complicada. O russo em condições pode lutar pelo pódio, já o australiano será muito penalizado no contrarrelógio.

Mikel Landa
Será penalizado no contrarrelógio, mas o basco começou o ano muito forte e nas etapas duras vai querer estar entre os primeiros. Fez pódio no ano passado atrás de Pogacar e Vingegaard.

Enric Mas
Foi o único que ainda deu um pouco de luta a Pogacar na Andaluzia, está nitidamente em grande forma e chega a esta prova com legitimas ambições, para isso terá de limitar perdas no crono.

Giulio Ciccone
Começou a temporada sendo 2º na Valenciana. Lidera a Trek-Segafredo, conhece o terreno como poucos já que a prova passa à porta de casa.

★★★ Yates, Mas
★★ Roglic, Landa, Vlasov
★ Arensman, Pidcock, Van Aert, Hindley, Kelderman, Almeida, Ciccone

A nossa aposta: Adam Yates
Joker: Giulio Ciccone

TV: Eurosport

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.