Header Ads

Giro dell'Emilia (1.Pro) - Antevisão



A Giro Dell'Emilia é uma das 'clássicas' de maior tradição do calendário velocipédico transalpino. 
Este ano comemora a sua 105ª edição, a primeira foi no longínquo ano de 1909, a prova apenas não se realizou em:1915, 1916, 1926, 1932, 1933, 1939, 1944, 1945 e 1964.
A lista de vencedores desta clássica é um autêntico luxo. Coppi, Bartali, Merckx, Vlaeminck, Moser, Rominger, Bartoli, Ullrich, Basso, Quintana e Roglic, são alguns dos nomes. Acácio da Silva é o único português a conseguir vencer a prova, foi a edição de 1985.

História

últimos vencedores
2011 Carlos Betancur (COL) Acqua & Sapone
2012 Nairo Quintana (COL) Movistar Team
2013 Diego Ulissi (ITA) Lampre-Merida
2014 Davide Rebellin (ITA) CCC Polsat Polkowice 
2015 Jan Bakelants (BEL) AG2R La Mondiale
2016 Esteban Chaves (COL) Orica-BikeExchange
2017 Giovanni Visconti (ITA) Bahrain-Merida
2018 Alessandro De Marchi (ITA) BMC
2019 Primoz Roglic (SLO) Jumbo-Visma
2020 Aleksandr Vlasov (RUS) Astana
2021 Primoz Roglic (SLO) Jumbo-Visma


Percurso

Casalecchio di Reno › Bologna Santuario San Luca (195 km)

 
A primeira parte até à entrada do circuito, contém duas contagens de montanha. O circuito em Bolonha será percorrida por quatro vezes, com a subida a San Luca a ser a estrela do dia.
  • Passo Brasa (3.5 Km @ 4.1%, Km 77.4) 
  • Medelana (7.8 Km @ 6.7%, Km 122.6) 
  • San Luca - volta 1 (2.1 Km @ 9.3%, Km 167.1) 
  • San Luca - volta 2 (2.1 Km @ 9.3%, Km 176.3) 
  • San Luca - volta 3 (2.1 Km @ 9.3%, Km 185.4)
  • San Luca - volta 4 (2.1 Km @ 9.3%, META)
O circuito final de 9,3 quilómetros de extensão, a meta está situada em San Luca, uma colina que fica na parte sudoeste da belíssima Bolonha. O final é duro, são 2 Km a 9,4% de média de inclinação, com uma rampa a 18%.

San Luca


É uma das subidas mais peculiares, é curta, mas muito inclinada, no entanto não é isso que a faz ser especial. Toda a subida é acompanhada pelo o pórtico mais extenso do mundo, são 4 Km, sendo que 2 deles são coincidentes com a subida do Giro dell'Emilia. Liga a Porta Saragoza ao Santuário della Madonna di San Luca, no topo da colina.
Entre os 500 e 1500 metros é onde estão as rampas mais complicadas e sempre nos dois dígitos. Os últimos 500 metros são os mais 'simpáticos'.

Startlist

Aqui

Condições meteorológicas

Sol.
20ºC.
Vento fraco a moderado de Oeste (8-18 Km/h).



Favoritos

Tadej Pogacar
No Canadá mostrou umas pernas incríveis, mas o mundial foi uma desilusão apesar de garantir que se estava a sentir bem no final e não sprintou porque não sabia que estava a lutar pelo pódio.
O objetivo principal é a Lombardia, mas para Pogacar há poucos dias de descanso competitivo durante o ano, se estiver disposto a ganhar é o favorito nº 1.
Davide Formolo é uma opção B interessante, o italiano mostrou boa forma nos últimos dias. Hirschi, Majka e Bennett também estão presentes, equipa muito potente.

Adam Yates
A Ineos apresenta também um conjunto forte, com Adam Yates à cabeça, o inglês mostrou estar em grande forma no Canadá. A subida a San Lucca é perfeita para ele, explosiva e não muito longa.
Carlos Rodriguez e Daniel Martinez são também ciclistas a ter em conta para este final, opções não faltam aos britânicos.

Aleksandr Vlasov
Outra formação de respeito, a Bora-Hansgrohe. Vlasov parece ser a melhor opção, ciclista que já sabe como é vencer em San Lucca. Ele gosta deste tipo de subidas e por isso tem de ser levado a sério, a grande questão é o seu atual estado de forma, não temos referências.
Buchmann, Kelderman e Konrad podem estar na discussão também.

David Gaudu
Subida explosiva é cada vez mais a especialidade de Gaudu, que este ano deu um salto competitivo importante também nos outros aspetos. Um dos outsiders.

Enric Mas
Já aqui dissemos noutras antevisões que a capacidade de Enric Mas para as subidas explosivas é muito subestimada, ele gosta e tem resultados que confirmam. Vem da Vuelta, acreditamos que a forma não desapareceu e tem aqui uma boa oportunidade de ganhar algo este ano.
A Movistar ainda conta com Valverde, que está a prestes a aposentar-se, é o plano B.

Miguel Angel Lopez
É um ciclista inconsistente, capaz de subir com os melhores e depois perder 5 minutos, de fazer contrarrelógios bons e no seguinte nem top-50 fazer.
Ele gosta de subidas mais longas, mas também já teve resultados interessantes em ascensões mais curtas. É uma incógnita.

Simon Yates
Se Lopez é inconsistente, Simon Yates é 10x mais. Incógnita 2.0.

Michael Woods
Já foi um dos melhores puncheurs do mundo, neste momento está como a sua equipa, apagado. Mas não o vamos subestimar, num dia bom pode bater qualquer um neste tipo de subida.

Jay Vine
Uma das confirmações do ano, um ciclista que quando o terreno empina é capaz de coisas especiais. 

Guillaume Martin
O filósofo, um dos lutadores do pelotão e também um corredor que tem uma forma de correr tão especial que já se tornou num ícone dos tempos modernos. Capaz de perder 2 minutos nas descidas mas no dia seguinte ganhar 5 minutos através da fuga.
A sua campanha das clássicas italianas deste ano: 9º, 3º e 6º.


★★★★★ Pogacar
★★★★ A. Yates, Vlasov
★★★ Gaudu, Mas, Lopez
★★ Martinez, S. Yates, Woods
★ Vine, Rodriguez, Martin

Joker: Jay Vine

Seguir em directo: #GirodellEmilia
Transmissão TV através da RAI Sport

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.