Header Ads

La Vuelta a España 2022 - Antevisão da 5ª etapa

A prova continua pelo País Basco e vai ligar duas localidades famosas, Irun e a maior cidade da região, Bilbao, num percurso tipicamente basco.

Irun > Bilbao 187,2 Km

Mais uma vez a parte inicial da etapa não tem dificuldades, são quase 90 Km com pouca dificuldade, certamente uma fuga se formará, o sucesso da mesma dependerá muito do que algumas equipas pensam para este dia.
Os últimos 100 Km são bastante seletivos, um terreno tipico do País Basco, com subidas curtas mas empinadas.

Puerto de Gontzagariagana + Balcón de Bizkaia + Alto de Morga

Depois de 90 Km de 'passeio', os ciclistas enfrentam um tríptico de subidas encadeadas:
  • Puerto de Gontzagariagana (5,3 Km a 4,5%)
  • Balcón de Bizkaia (4,5 Km a 5,5%)
  • Alto de Morga (8,3 Km a 3,5%)
Estas subidas não são seletivas e estão longe da meta, mas servem de aquecimento para o que aí vem. Para a fuga ter sucesso terá de sair do Alto de Morga com uma vantagem grande (pelo menos 5 minutos).

Circuito em Bilbao com o Alto del Vivero

A 50 Km da meta os ciclistas entram num circuito na zona da Bilbao, a grande dificuldade é o Alto de Vivero que será escalado duas vezes.
O Alto de Vivero é uma subida com 4,7 Km a 7,7% de média, muito irregular, com muitas zonas acimas dos dois dígitos (16% de máxima). O topo da última passagem fica a 14 Km da meta, daí até à meta é praticamente sempre a descer.

Condições meteorológicas

Não é esperada chuva.
Temperatura rondar os 29ºC.
Vento moderado de nordeste (14-21 Km/h).

Favoritos

Sprinters
Pedersen esteve impressionante ontem, mas o Alto de Vivero é para trepadores.

Fuga

Trek-Segafredo: Tiberi
UAE: Soler

Jumbo-Visma
Primoz Roglic está de regresso, não deu qualquer hipóteses ontem. Veremos o que a Jumbo-Visma irá fazer hoje, interessante observar que Sepp Kuss chegou no grupo principal ontem e está em 2º na GC.

QuickStep
Ainda falta algo a Alaphilippe, mas Evenepoel esteve bem e sobretudo mostrou que está cada vez melhor a descer. Atenção a ele na descida, se estiver entre os melhores no topo do Vivero, certamente vai tentar antes de Bilbao.

Ineos
Têm muitas opções, Sivakov, Hayter e Tao Hart foram os melhores ontem mas o Vivero em teoria deve ser demasiado dura para Hayter.
Carapaz e Rodriguez estiveram menos bem, mas o Vivero adapta-se mais às características deles.

UAE
Almeida e Ayuso passaram despercebidos ontem, o espanhol na subida de Herrera até estava no rabo do grupo a tentar sobreviver.
Não temos muitas expectativas para eles neste dia.

Bora-Hansgrohe
Higuita desiludiu, a chegada era à sua medida e não conseguiu estar com os melhores, apesar de não ter perdido tempo importante.
Kelderman e Hindley estiveram entre os melhores e hoje espera-se que repitam a dose.

Bahrain
Mader, Buitrago e Landa não se viram ontem, mas conseguiram limitar as perdas. Não sabemos bem o que esperar deles para hoje.

Movistar
Enric Mas fez uma subida impressionante ontem e provou que está cada vez mais fiável em subidas explosivas. A descida do Alto de Vivero pode ser um problema, este ano já teve diversas quedas a descer e falta-lhe confiança.

BikeExchange
É impossível prever Simon Yates.

★★★ FUGA
★ Evenepoel, Roglic
Alaphilippe, Almeida, Ayuso, Valverde, Buitrago, Carapaz, S. Yates, Higuita, Pacher, O'Connor, Kuss, Hart, Kelderman, E. Mas

A nossa aposta: Bob Jungels
Joker: Ben O'Connor

Seguir em direto:  #LaVuelta22, #LaVuelta, #LaVuelta2022
TV:  Eurosport 1 (13:30, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.