Header Ads

Volta a França 2022 - Antevisão da 7ª etapa

O Tour chega aos Vosges com a primeira chegada em alta-montanha, na Planche de Belles Filles.

Tomblaine - La Super Planche des Belles Filles 176,3 Km



Partida em Tomblaine, seguem para sudeste em direção aos Vosges. Não muito que contar sobre o terreno, poucas dificuldades com duas ascenções de 3ª categoria que apenas servirão de aquecimento para a grande dificuldade do dia, que coincide com a linha de meta.

Final
A subida final centra todas as atenções, a versão 'super' Planche de Belles Filles (7.0 Km a 8.7%, os últimos 1000 metros não são asfaltados, a rampa final tem uns estonteantes 24%. 



A La Planche des Belles Filles estreou-se no Tour em 2012, mas rapidamente granjeou respeito. Foi palco de guerra entre Bradley Wiggins e Chris Froome. Foi também aqui que Vincenzo Nibali arrasou com a concorrência em 2014, a caminho da vitória no Tour. A última ocasião que a prova visitou este lugar foi em 2019, Dylan Teuns venceu a etapa.


Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 20ºC.
Vento fraco.

Favoritos

Fuga

Possibilidade de sucesso da fuga é real. Alguns nomes interessantes que têm liberdade para estar nela:

AG2R: O'Connor, Bouchard
AST: Dombrowski
BAH: Teuns, Mohoric
BOH: Kamna
COF: Izagirre, Lafay
EF: Guerreiro
FDJ: Pinot, Storer
IWG: Meintjes
ISR: Woods
JV: Kuss, Kruijswijk
MOV: Verona
QST: Bagioli
DSM: Leknessund
TOT: Latour, Vuillermoz
TKS: Ciccone, Mollema

Ben O'Connor
Entrou no Tour com legitimas esperanças de estar no top-10 (foi 4º em 2021), mas começou muito mal e agora está longe na geral. No Dauphiné esteve impressionante, agora começa o seu terreno e com liberdade para entrar em fugas, o australiano se estiver bem é um claro candidato a ganhar etapas e a subir na geral.

Ruben Guerreiro
Está longe na geral, na Dinamarca caiu e ficou bastante mal tratado mas isso já é passado. Se estiver na fuga e com as pernas que exibiu no pré-Tour é um ciclista que pode ganhar na Planche.

Thibaut Pinot
Tem alguma liberdade e conhece esta subida como ninguém, é local de treino. Em 2019 fez a rampa final de trás para a frente, foi lindo de se ver.

Michael Woods
O canadiano é outro que tem rédea solta e é candidato a estar na fuga. Gosta de subidas muito inclinadas, a parte final deve ser do seu agrado.

Lennard Kamna
O novo rei das fugas nas grandes voltas. Um ciclista que na montanha e em fuga, é um perigo para os rivais.

GC

Tadej Pogacar
Não há muito mais para dizer, neste momento está vários patamares acima dos rivais. Se a etapa se decidir entre os homens da geral, vai ser difícil batê-lo.

Jonas Vingegaard/ Primoz Roglic
Para minha surpresa Roglic mostrou-se relativamente bem ontem, depois da queda e do ombro deslocado do dia anterior. Poderá estar a correr com dores, mas o esloveno já mostrou que é um ciclista bastante tenaz, em plena forma era o único capaz de bater Pogacar mano a mano neste final.
Vingegaard agora é o líder da equipa, não está longe de Pogacar mas a verdade é que a diferença entre os dois é maior do que aquela que aparece na classificação, o dinamarquês por agora parece incapaz de sequer fazer cócegas.

Daniel Martinez/Adam Yates/Gerain Thomas
A Ineos tem passado este Tour na roda das equipas adversárias. Têm quatro ciclistas no top-10, sem fazer muito por isso.
Não acreditamos que Pidcock se aguente hoje, por isso a equipa tem de confiar nos três líderes. Daniel Martinez e Adam Yates parecem em melhor estado do que Geraint Thomas, mas pode ser só impressão nossa, o galês em 2019 fez uma bela subida neste final.

Aleksandr Vlasov
A luta pelo pódio começa hoje e Vlasov é um claro candidato. Esta subida parece ser perfeita para ele, no inicio do ano ganhou uma etapa com um final bastante parecido (Valenciana), na altura roubou a liderança a Evenepoel.

★★★★ Pogacar
★★★ O'Connor, Guerreiro, Pinot, Kamna, Woods
 Roglic, Vingegaard, Vlasov
★ A. Yates, Martinez, Thomas

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Thibaut Pinot

Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109

TV: 
Eurosport 1 (11:55, PT)
RTP 2 (14:30, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.