Header Ads

Volta a França 2022 - Antevisão da 18ª etapa

Último dia de montanha neste Tour, etapa com final no Hautacam, local onde um dinamarquês acabou com o domínio de Miguel Indurain em 1996.

Lourdes - Hautacam 143,2 Km




A fórmula é a mesma dos dois últimos dias, primeira parte praticamente plana e depois várias subidas encadeadas com descidas como ligação das mesmas. 
Partida da cidade religiosa de Lourdes, o terreno que interessa começa apenas com 60 Km decorridos, serão três ascensões duras, duas HC e uma de 1ª categoria.

Primeira, um dos clássicos do Tour, o Aubisque, com os seus 16,4 Km, 7,1%, descida complicada diretamente para o menos conhecido Col de Spandelles, muito pouco utilizada em competição.




Hautacam [final]

Depois de mais uma descida complicada, entramos no Hautacam, que se popularizou nos anos 90 quando Bjarne Riis fez uma das exibições mais bizarras da história, o começo do fim do reinado de Indurain. 13,6 Km a 7,8%. A parte intermédia é bem dura com 3 Km acima dos dois dígitos.



Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 29ºC nos vales, um pouco menos no topo.
Vento moderado de nordeste.

Favoritos

Esta etapa como a de ontem tende a ser decidida entre os homens da geral. 

Fuga

Nomes interessantes para a fuga neste dia:

AST: Dombrowski, Lutsenko
BAH: Teuns, Caruso
BOH: Kamna, Schachmann, Konrad
COF: Izagirre, Geschke
EF: Uran, Bettiol, Powless
FDJ: Pinot, Storer, Madouas
ISR: Woods, Froome
MOV: Verona, Jorgenson, Mas
DSM: Leknessund
TOT: Latour
TKS: Ciccone, Mollema
ING: Martinez, Pidcock, Castroviejo

Alexey Lutsenko
Ontem fez uma etapa fantástica e nota-se que está a melhorar de dia para dia. Se conseguir integrar a fuga é um sério candidato a vencer a etapa e quem sabe, a subir para o top-10, está bastante perto.

Thibaut Pinot
Última oportunidade do homem que adora cabras. Esperava mais dele nesta terceira semana, mas poderá compensar hoje com uma daquelas etapas míticas e dramática que apenas ele nos proporciona.
Está na luta pelo sarampo.

Tom Pidcock
Levou uma batelada de 22 minutos ontem, hoje terá muita liberdade mas precisará de pernas. Poderá estar a acusar fadiga da terceira semana. Daniel Martinez é uma boa opção para a Ineos na fuga.

Neilson Powless
A EF é uma das equipas mais ativas nas fugas, para este perfil de etapas Powlesse e Uran são os mais capazes, mas o colombiano nitidamente está fora de forma. O americano perdeu bastante gás durante o Tour também, está em 12º mas muito longe do top-10.

Damiano Caruso 
Já não sei o que dizer desta equipa, um Tour catastrófico. Damiano Caruso parece ser o único fiável para este terreno, mas também está uma sombra do que já foi.

Michael Woods
Excelente Tour da equipa israelita, com duas vitórias de etapas. Michael Woods bem tenta, está com boas pernas e certamente irá voltar à carga hoje.

GC

Vingegaard vs Pogacar
Não há ninguém que lhes faça sombra, estão noutro patamar em relação aos outros. Pogacar se quer ganhar este Tour tem de reduzir a desvantagem, esperamos muitos ataques do esloveno.
Se os dois voltarem a decidir num sprint, Pogacar ganhará novamente.

Os outros
O pódio parece entregue a Geraint Thomas, do 4º lugar ao 11º está tudo indefinido.

★★★  Pogacar, Vingegaard
 Pinot, Uran, Powless, Caruso, Teuns, Ciccone, Jungels, Schultz, Schachmann, Woods, Madouas, Martinez, Pidcock, Mas, Lutsenko
★ Quintana, Thomas, Bardet

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Alexey Lutsenko

Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109

TV: 
Eurosport 1 (12:00, PT)
RTP 2 (14:45, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.