Header Ads

Volta a França 2022 - Antevisão da 17ª etapa

Segundo dia nos Pirenéus, mais exigente e onde a fadiga cada vez mais fará a diferença.

Saint-Gaudens - Peyragudes 129,7 Km



O início da etapa plano, os primeiros 55 Km serve apenas para rodar as pernas e talvez apareça a fuga do dia.

O dia é bem mais exigente que o anterior, são quatro contagens de montanha, três de 1ª categoria e uma de 2ª. A primeira dificuldade do dia é o Col d'Aspin, uma ascensão clássica, são 12 Km a 6,5%, subida regular. Curta descida e começa o Hourquette d'Ancizan, a única de 2ª categoria, 8,2 Km a 5,1%, muito irregular, tem uma descida pelo meio.
Longa descida, 10 Km de plano e começa o Col de Val Louron-Azet, 10,7 Km a 6,8%, tirando os primeiros 2 Km suaves, parecida ao Aspin, muito constante.





Peyragudes [final]

A descida do Val Louron-Azet não é demasiado longa, segue-se 7 Km planos antes da subida final. Peyragudes é a mais dura do dia, 8 Km a 7,8%, os últimos 2500 metros são bastantes duros, no último Km há uma rampa de 16%.



Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 23ºC.
Leve brisa de norte.

Favoritos

Ao contrário do dia anterior, pensamos que esta etapa tende a ser decidida entre os homens da geral. Mas a UAE está muito limitada e a Jumbo-Visma sem Roglic e Kruijswijk perderam força de trabalho.

Fuga

Nomes interessantes para a fuga neste dia:

ARK: Barguil
AST: Dombrowski, Lutsenko
BAH: Teuns, Caruso
BOH: Kamna, Schachmann, Konrad
COF: Izagirre, Geschke
EF: Uran, Bettiol, Powless
FDJ: Pinot, Storer, Madouas
ISR: Woods, Froome
MOV: Verona, Jorgenson, Mas
DSM: Leknessund
TOT: Latour
TKS: Ciccone, Mollema
ING: Martinez, Pidcock, Castroviejo

Groupama-FDJ
Thibaut Pinot, Valentin Madouas e Michael Storer são as três cartas que a equipa francesa jogam para as fugas. Madouas e Storer estiveram ontem na fuga, hoje é o dia de Pinot tentar, se estiver nela é um dos favoritos.

Ineos
Estrategicamente ontem a Ineos foi bizarra, não se entende bem o que querem. Martinez, Castroviejo e Pidcock são boas opções para a fuga, o colombiano tem melhorado nos últimos dias.

EF
Rigoberto Uran, Neilson Powless e Alberto Bettiol podem e devem estar na fuga. A etapa deverá ser demasiado dura para Bettiol, mas o italiano em Mende mostrou que está a subir como nunca.
Uran se estiver recuperado das quedas é candidato à etapa numa etapa destas. 

Bahrain
Damiano Caruso tentou ontem, mas está longe daquele Caruso do Giro 2021. Dylan Teuns e Luis Leon Sanchez são os outros que podem salvar este Tour para a equipa árabe. 

Jumbo-Visma
Continuarão a colocar ciclistas na fuga ou vão começar a defesa total da camisola amarela?

GC

Vingegaard vs Pogacar
Se a etapa for decidida entre os homens da geral, a vitória será decidida entre eles, caso contrário era uma enorme surpresa. Os dois estão vários patamares acima dos outros.
Num sprint entre os dois, Pogacar tem vantagem.

Os outros
Quintana, Gaudu, Vlasov, Yates, Bardet e Thomas só ganharão de duas formas: Vingegaard e Pogacar rebentam os dois (altamente improvável que os dois rebentem no mesmo dia) ou aproveitem os jogos táticos entre os dois monstrinhos.

★★★  Pogacar, Vingegaard
 Pinot, Uran, Powless, Caruso, Teuns, Ciccone, Jungels, Bettiol, Schultz, Schachmann, Woods, Madouas, Martinez, Pidcock, Mas, Lutsenko
★ Quintana, Thomas

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Thibaut Pinot

Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109

TV: 
Eurosport 1 (12:00, PT)
RTP 2 (14:00, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.