Volta a França 2022 - Antevisão da 16ª etapa
Último dia de descanso ultrapassado, começa a semana decisiva. Hoje será o primeiro cheirinho de Pirenéus.
Carcassonne - Foix 178,5 Km
O início da etapa é suave com algumas subidas para que a fuga se forme e se consolide.
As grandes subidas só começam depois dos 110 Km de corrida, com duas 1ª categoria. O Port the Lers é a primeira com 11,4 Km a 7%, subida muito regular onde poderemos ver equipas a endurecer a corrida, é improvável ver ataques já aí mas nunca se sabe.
O Mur de Péguère é uma ascensão mais dura que a anterior e também mais irregular, os primeiros 6 Km são bastante simpáticos, mas os últimos 3 são terríveis, sempre acima dos 11%.
Depois temos uma longa descida em direção a Foix, quem tiver problemas com as descidas vai sofrer com este final.
Condições meteorológicas
Sol.
Temperatura a rondar os 32ºC.
Vento moderado de leste, mais forte na parte inicial da etapa.
Favoritos
Acreditamos que uma fuga irá triunfar, a Jumbo-Visma e UAE são equipas com menos dois elementos e por essa razão darão espaço à fuga. A Ineos neste Tour tem seguido as rodas das outras duas equipas, por incapacidade e também porque os líderes são mais frágeis, mas agora têm vantagem numérica, irão mudar de atitude?
Fuga
Nomes interessantes para a fuga neste dia:
ARK: Barguil
AST: Dombrowski, Lutsenko
BAH: Teuns
BOH: Kamna, Schachmann, Konrad
COF: Izagirre, Geschke
EF: Uran, Bettiol, Powless
FDJ: Pinot, Storer, Madouas
ISR: Woods, Froome
MOV: Verona, Jorgenson
DSM: Leknessund
TOT: Latour
TKS: Ciccone, Mollema
ING: Martinez, Pidcock, Castroviejo
Groupama-FDJ
Thibaut Pinot bem tenta e vai continuar a tentar. É um potencial candidato a ganhar etapa esta semana, está em boa forma. Valentin Madouas e Michael Storer são opções secundárias de qualidade.
Bora-Hansgrohe
Não faltam candidatos, a equipa alemã desespera por uma vitória de etapa. Lennard Kamna em Mende não deu grandes indicações, mas há alternativas, Patrick Konrad e Max Schachmann por exemplo.
Ineos
Tem vantagem numérica em relação à UAE e Jumbo-Visma, por isso é natural que coloquem gente na fuga, que pode servir dois propósitos: vitória de etapa ou servir de ponte para um possível ataque dos líderes. Martinez, Castroviejo e Pidcock são boas opções.
EF
Acabo de ouvir Uran, ele diz que quer estar em todas as fugas na montanha desta semana, por isso é um candidato. Alberto Bettiol está em boa forma, mas Péguère poderá ser um pouco duro demais para ele.
Neilson Powless pode ser outra boa aposta.
Trek-Segafredo
Giulio Ciccone e Bauke Mollema têm tentado estar nas fugas, o italiano parece estar em melhores condições. A equipa americana já venceu uma etapa, a pressão é menor em relação a outras equipas.
Bahrain
Damiano Caruso, Dylan Teuns ou Léon Sanchez, opções não lhes faltam. O problema têm sido as pernas que não colaboram.
Esta equipa é uma das grandes deceções desta edição.
GC
Vingegaard vs Pogacar
O duelo continuará em Péguères, Pogacar vai atacar e provavelmente os dois irão descarregar todos os outros. Se o jogo tático entre os dois for levado ao extremo, outros podem-se aproveitar.
★★★ -
★★ Pinot, Uran, Powless, Caruso, Teuns, Ciccone, Jungels, Bettiol, Schultz, Schachmann, Woods, Madouas, Martinez, Pidcock
★ Pogacar, Vingegaard
A nossa aposta: Damiano Caruso
Joker: -
Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109
TV:
Eurosport 1 (11:15, PT)
RTP 2 (14:15, PT)
Post a Comment