Header Ads

Volta a França 2022 - Antevisão da 15ª etapa

Antes do último dia de descanso, os ciclistas enfrentam um dia com um perfil mais 'suave' com final na bela cidade de Carcassonne.

Rodez - Carcassonne 202,5 Km



Etapa longa para os atuais parâmetros, acima dos 200 Km. Começa em Rodez em Carcassonne, duas cidades que estão na rota com frequência. O percurso não é particularmente difícil, não é totalmente plano mas as subidas que estão no menu não são seletivas e a luta estará entre as equipas dos sprinters e a fuga.
O ponto mais complicado é a 3ª categoria a cerca de 50 Km da meta, que poderá complicar a perseguição das equipas dos sprinters.

Final
Os últimos 3 Km são em falsa subida. O final é um pouco técnico, a viragem à direita a pouco mais de 1000 metros da meta é o ponto mais critico.



Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 36ºC.
Vento moderado de leste, vai-se intensificar conforme a tarde passa.

Favoritos

Vai ser uma luta entre a fuga e as equipas dos sprinters (BikeExchange, QuickStep, Alpecin...). A Jumbo-Visma deverá ter um dia de folga.

Fuga

Trek-Segafredo
Mads Pedersen já ganhou uma etapa com um percurso bastante parecido a este e provavelmente a equipa tentará colocar novamente Pedersen na fuga, seria o ideal. Jasper Stuyven é outra carta que se adapta a este tipo de percurso.  

EF
Magnus Cort e Alberto Bettiol são ciclistas interessantes para esta etapa. O italiano poderá estar um pouco mais desgastado depois da etapa de ontem.  O dinamarquês é a melhor opção, até pelo seu sprint.

Bora-Hansgrohe
Têm tentado ganhar uma etapa, mas não está fácil. Nils Politt é uma das locomotoras do pelotão, está em boa forma por isso é um ciclista a ter em conta se estiver na fuga, mas precisa chegar isolado, não tem um bom sprint.

Bahrain
Fred Wright tem sido a única luz no meio da escuridão que tem sido esta equipa neste Tour. Matej Mohoric e Jan Tratnik em forma seriam boas opções, o problema é que nenhum deles tem mostrado boas pernas.

QuickStep
Ficaram na Dinamarca, desde aí que despareceram. Têm duas opções, ou jogam tudo para Jakobsen ou tentam colocar gente na fuga. Lampaert e Senechal são ciclistas que podem brilhar numa etapa deste estilo.

Sprint massivo

Wout Van Aert
Se houver sprint massivo, irá ao sprint e estará na luta pela vitória.

Dylan Groenewegen
Luta com Jakobsen pelo título de melhor sprinter do mundo, mas o seu posicionamento é inferior ao do compatriota. Num sprint massivo, os dois serão os principais favoritos.

Fabio Jakobsen
Ganhou uma etapa, mas é pouco, esta é uma das poucas oportunidades para ele aumentar a conta. É o melhor sprinter do ano até ao momento.

Jasper Philipsen
Pode bater qualquer um, a sua velocidade não está longe dos torpedos neerlandeses. Ainda procura a primeira vitória no Tour, nestas duas últimas edições é o sprinter mais regular.
A Alpecin está a ser uma desilusão neste Tour, uma vitória de etapa salvava a coisa.

Caleb Ewan
Têm sido dias muito complicados para o australiano. Se conseguisse disputar o sprint seria surpreendente.

★★★★ Pedersen, Wright, Cort
★★★Lampaert, Senechal, B. Thomas, Pasqualon, Ganna, Kung, van Poppel, Jorgenson, Bettiol, Politt
 Jakobsen, Groenewegen
 Philipsen, Van Aert

A nossa aposta: Mads Pedersen
Joker: Jasper Philipsen

Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109

TV: 
Eurosport 1 (11:50, PT)
RTP 2 (15:00, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.