Header Ads

Volta a França 2022 - Antevisão da 14ª etapa

O Tour dirige-se para sul em direção aos Pirenéus, mas antes disso temos uma etapa com final explosivo em Mende.


Saint-Étienne - Mende 192,5 Km





Etapa no Maciço Central. Partida de Saint-Étienne, o terreno é rompe-pernas com constante sobe e desce, mas na generalidade pouco íngremes e capazes que causar surpresas de maior, é natural que uma fuga forte se forme e dispute a vitória de etapa. Existem quatro contagens de 3ª categoria, mas a subida que fará diferenças e vai ser atacada pelos homens da geral é a última, ao aeródromo de Mende, que já vamos falar de seguida.

Final
A subida ao aeródromo de Mende é muito difícil, 3 Km a 10,2%, o primeiro Km é o mais 'fácil'   os dois seguintes são sempre acima dos 10%. Os últimos 1,7 Km são planos até Mende.



Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 30ºC.
Vento fraco de norte.

Favoritos

Mais uma etapa de transição com final explosivo, mais um dia que é uma autêntica lotaria. A fuga tem sérias possibilidades

Jumbo-Visma
Depende deles se querem que a fuga chegue ou não. Não será descabido ver alguém da equipa na fuga também.
A subida final é um pouco dura demais para Wout Van Aert mas perfeita para Roglic, mas o esloveno está longe da melhor forma, como ele diz "estou a preparar a Vuelta".

UAE
Não têm elementos suficientes para controlar a corrida. Se a etapa for decidida entre o pelotão, Pogacar é um dos grandes favoritos, a subida é interessante para ele aplicar a sua aceleração.

Ineos
A Ineos tem estado mais ativa nestes últimos dias, colocando gente na fuga. Esta é uma boa chegada para Pidcock, veremos se lhe dão liberdade para estar na fuga.
Dylan Van Baarle também é uma boa aposta.

EF
Magnus Cort, Neilson Powless e Alberto Bettiol são opções interessantes para este final, se algum deles estiver na fuga são candidatos a vencer. O norte-americano é talvez a melhor opção, a subida de Mende é muito dura.

Groupama-FDJ
Têm vários candidatos: Valentin Madouas, Thibaut Pinot e Michael Storer. Qualquer um destes pode vencer através da fuga, têm pernas para isso. Era bonito ver Pinot voltar aos triunfos no maior palco do ciclismo mundial.

Bora-Hansgrohe
Outra equipa com diversos candidatos destacamos três: Patrick Konrad, Max Schachmann e Lennard Kamna. Têm liberdade e a equipa alemã procura uma vitória de etapa num Tour que tem sido uma desilusão para eles. 

BikeExchange
Michael Matthews e Nico Schultz são excelentes opções para vencer a etapa. A subida final poderá um pouco dura demais para Matthews, mas ele tem demonstrado boas pernas neste Tour só lhe falta a vitória de etapa. 

Trek-Segafredo
Depois da vitória de Pedersen ontem, a equipa americana tem menos pressão mas certamente vão querer colocar gente na fuga. Ciccone e Mollema são as melhores opções para este final, o neerlandês tem estado doente e Ciccone tentou no alpe d'Huez há uns dias e não mostrou grandes pernas no final, mas esta chegada é completamente diferente. Jasper Stuyven também pode surpreender.

Bahrain
Um Tour desastroso da equipa arábe, de uns dias para cá procuram a vitória de etapa. Este final é bom para Dylan Teuns, Damiano Caruso e Matej Mohoric, os três andam desaparecidos neste Tour.

Lotto-Soudal
Precisam de pontos, este Tour tem sido uma catástrofe para a equipa belga. Noutros tempos Tim Wellens era um claro favorito para ganhar aqui.

Ag2r-Citroen
Será que Bob Jungels vai tentar novamente?

Israel
Com Michael Woods, Simon Clarke e Jakob Fuglsang, têm três cartas para este final. O canadiano adora estas subidas curtas e muito empinadas.


★★★ Kamna, Pinot, Van Aert
 Pidcock, Cort, Powless, Teuns, Schultz, Matthews, Madouas, Schachmann
★ Pogacar, Vingegaard, Roglic, Bettiol, Wellens, Van Baarle, Caruso, Konrad, Mollema, Ciccone, Clarke, Woods, Fuglsang

A nossa aposta: Thibaut Pinot
Joker: Michael Woods

Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109

TV: 
Eurosport 1 (11:00, PT)
RTP 2 (14:20, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.