Header Ads

Volta a França 2022 - Antevisão da 11ª etapa

Os Alpes chegaram, com passagem pelo Télégraphe e Galibier e final na subida mais dura da edição deste ano, o Col du Granon.

Albertville - Col du Granon Serre Chevalier 151,7 Km




Depois de um dia que foi tudo menos alpino, os Alpes aparecem a sério. Partida em Albertville, sede dos jogos olímpicos de inverno em 1992, o pelotão segue por entre vales em direção a uma das subidas mais bonitas do ciclismo profissional, Lacets de Montvernier, que servirão de aquecimento com 3,4 Km a 8,2%. Descida e falso até ao sopé do monstro.

Télégraphe + Galibier
Aos 70 Km começam a subir o Télégraphe e ao Galibier, topo a 2642 m, uma das 'subidas combo' mais icónicas da história da modalidade. Col du Télégraphe, quase 12 Km a 7,1%, seguido por uma pequena descida e aparece o Col du Galibier, 17,7 Km a 6,9%, o ponto mais elevado da edição 2022.
Final
Depois disso, temos uma descida em direção a Briançon, mas antes de chegar lá, viramos à esquerda para o Col du Granon, uma subida monstruosa. 11,3 km a 9,2%, em altitude elevada, também é uma subida muito regular, você está morto no pé, você nunca consegue realmente respirar para se sentir melhor.



Subida final em detalhe com mapa interativo: 

Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 25ºC nos vales, 20ºC no topo das montanhas.
Leve brisa de sul.

Favoritos

Fuga

Não acreditamos que seja um dia para a fuga. Nomes interessantes para a fuga neste dia:

ARK: Barguil
AST: Dombrowski, Lutsenko
BAH: Teuns
BOH: Kamna
COF: Izagirre, Geschke
EF: Uran
FDJ: Pinot, Storer
ISR: Woods, Fuglsang
JV: Kuss, Kruijswijk
MOV: Verona
DSM: Leknessund
TOT: Latour, Vuillermoz
TKS: Ciccone, Mollema

GC

Tadej Pogacar
A perda de Bennett e as dificuldades de Majka por conta do Covid colocam Pogacar e a UAE numa situação delicada. Não nos espantaria que o esloveno decidisse fazer um raid longínquo para arrumar a vitória da geral e lhe dar mais conforto.
Tem sido o mais forte até ao momento e é naturalmente o principal favorito.

Jonas Vingegaard
É o que está mais próximo de Pogacar na geral (ignoramos Kamna) e também é o que demonstra ser a mais séria ameaça na estrada.
Mas há um dado que joga contra o dinamarquês, nunca bateu Pogacar numa etapa de alta-montanha. Será que vai ser desta vez? 

Primoz Roglic
Pode ser um elemento chave na resolução da etapa, mas depende muito do seu estado físico, a queda ainda o atrapalha. 
Kruijwijk, Kuss e Van Aert também podem ser ciclistas importantes e que podem ajudar Roglic num suposto ataque de longe.

Geraint Thomas
Está em boa forma, o problema é que o galês neste terreno tem de mitigar perdas perante os rivais atuais. Vai ser interessante ver o que faz a Ineos, até ao momento tem sido uma equipa incapaz de mexer na corrida ao contrário da Jumbo-Visma.

Adam Yates
Vai-se sacrificar por Thomas ou vai continuar a fazer a sua corrida? É um ciclista irregular, menos bipolar que o irmão, que num dia bom é superior a Thomas neste terreno.

Enric Mas
Vai andar por ali, entre os melhores da geral. Não acreditamos que mexa na corrida, vai fazer o que tem feito nestes anos na Movistar, seguir rodas.

Romain Bardet
Ele e Gaudu são as esperanças francesas, mas numa subida tão dura e longa, a nossa aposta vai para o mais experiente. A ida para a DSM deu-lhe vida, curiosamente a maioria dos ciclistas fogem a sete pés da equipa neerlandesa, Bardet pelo contrário adaptou-se às mil maravilhas.

★★★ Pogacar
 Vingegaard
★ Roglic, Thomas, Yates, Bardet, Mas

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Thibaut Pinot (Fuga)

Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109

TV: 
Eurosport 1 (11:00, PT)
RTP 2 (14:00, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.