Volta a França 2022 - Antevisão da 10ª etapa
Dia de descanso ultrapassado, começa a fase decisiva desta edição do Tour. Este dia será apenas um aquecimento para os dias duros que virão por aí.
Morzine - Megève 148,1 Km
Primeira etapa do Tríptico dos Alpes e também a mais fácil. Com apenas 148 Km e média de inclinação das quatro subidas categorizadas que não passa os 4,1%, pudemos ter um dia para a fuga com uma mistura de diferentes tipos de ciclistas. Veremos se os homens da geral irão se mexer, já que os próximos dois dias são muito duros.
O percurso não tem grande história, subidas acessíveis, a subida final é longa e será decisiva para a vitória de etapa.
Final
Subida longa que pode ser dividida em duas partes distintas. A primeira parte, de Le Fayet a Megève, com 14,2 Km de extensão a 3,6%. A segunda parte, da vila de Megève ao topo da montanha passando pelo aeroporto, é um pouco mais difícil, 6,8 Km a 5% de média.
Subida final em detalhe com mapa interativo:
Condições meteorológicas
Sol.
Temperatura a rondar os 24ºC.
Leve brisa de noroeste
Favoritos
Fuga
Acreditamos na fuga. Alguns nomes interessantes que têm liberdade para estar nela:
AG2R: Jungels
ARK: Barguil
AST: Dombrowski, Lutsenko
BAH: Teuns, Mohoric, Wright, Tratnik
BOH: Kamna, Konrad, Grossschartner, Schachmann
COF: Izagirre, Lafay, Geschke
EF: Cort,
FDJ: Pinot, Storer, Kung, Madouas
IWG: Meintjes
ISR: Woods, Fuglsang, Clarke
JV: Kuss, Kruijswijk, Van Aert
MOV: Verona, Izagirre, Jorgensen
QST: Bagioli, Cattaneo, Honore
DSM: Leknessund
TOT: Latour, Vuillermoz
TKS: Ciccone, Mollema
LTS: Kron, Wellens
Groupama-FDJ
Tem diversos candidatos, mas a subida final é mais adequada a ciclistas como Madouas e Kung. Mas não será surpreendente ver Pinot ou Storer a tentar estar na fuga, principalmente o francês que esteve muito bem na 9ª etapa.
Israel-PremierTech
Fuglsang e Woods são os dois caça-etapas da Israel para este terreno. Provavelmente preferiam uma etapa mais dura. Simon Clarke vencedor da etapa do empedrado pode também ser uma opção interessante para um final destes.
Bora-Hansgrohe
Têm diversas opções, desde o melhor caça-etapas do pelotão, Kamna até Schachmann, Grossschartner e Konrad. Qualquer um deles pode vencer neste terreno.
Kamna preferia mais dureza mas neste momento dele podem, é um final mais adequado aos outros três, que têm boa ponta final.
QuickStep
A equipa belga iniciou o Tour em grande, mas conforme passaram os dias desapareceram por completo. Para esta etapa, pensamos que Mattia Cattaneo pode lutar pela vitória se estiver bem.
Bahrain
Teuns e Mohoric deveriam gostar desta etapa, a subida final é longa mas pouco inclinada o que lhes serve bem. Teuns ainda tem aparecido, mas Mohoric está a passar completamente ao lado.
Esta equipa é a grande desilusão deste Tour até ao momento.
Lotto-Soudal
Precisam de pontos, mas para isso têm de colocar os ciclistas certos nas fugas. Andreas Kron e Tim Wellens são as melhores opções para uma etapa destas.
EF
Magnus Cort e Alberto Bettiol podem gostar de um final destes, principalmente se for decidido ao sprint por um grupo reduzido.
Bob Jungels
Depois da demonstração na 9ª etapa, o luxemburguês demonstrou que está de volta e não será de espantar se voltar à carga nesta etapa. Está em grande forma tanto a subir como a descer, magnifica aula de que nos regalou no domingo.
Warren Barguil
Outrora homem da alta-montanha, agora um ciclista mais virado para o terreno ondulado e explosivo. Mais uma opção interessante para uma etapa destas.
Wout Van Aert
Caso esteja na fuga, é o principal favorito. Mas será que a equipa não irá resguardá-lo para depois utilizá-lo no trabalho de gregário?
GC
Não acreditamos que a etapa seja decidida pelos homens da geral, se por acaso isso acontecer e dado o poderosos sprint que temos visto, Tadej Pogacar é o claro favorito.
A subida final é bastante suave para fazer diferenças significativas entre os homens da geral.
★★★ Kamna, Grossschartner, Madouas, Kung, Schachmann, Jungels, Van Aert, Teuns
★★ Schachmann, Barguil, Wellens, Kron, Bettiol, Barguil, Mohoric, Cattaneo, Cort, Clarke, Woods, Fuglsang
★ Pogacar
A nossa aposta: Dylan Teuns
Joker: Max Schachmann
Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109
TV:
Eurosport 1 (12:15, PT)
RTP 2 (14:15, PT)
Post a Comment