Header Ads

Volta a França 2022 - Antevisão da 12ª etapa

Depois de a carnificina que foi o Galibier mais o Granon, há nova epopeia alpina desta vez com Galibier, Croix de Fer e final na subida mais glamorosa do ciclismo mundial, Alpe d'Huez.

Não esquecer que é 14 de julho, o dia mais desejado pelos franceses.

Briançon - Alpe d'Huez 165,1 Km




Partida de Briançon e ao fim de 10 Km os ciclistas começa a subir o Galibier pelo lado oposto do que fizeram ontem. Menos dura que o combo Télégraphe+Galibier de ontem, mas um bom aquecimento para o resto da tirada.
Longa descida com pequena subida pelo meio para o Télégraphe. O Croix de Fer aparece ao 80 Km de prova.

Croix de Fer
A subida mais longa desta edição e uma das subidas clássicas do Tour, um mamute de 29 Km a 5,2%. É muito irregular com secções acima dos 10%, mas também tem zonas a descer. Os últimos 6 Km são quase sempre acima dos 7%.





Segue-se nova descida longa e irregular, e antes da subida final há uma secção plana de 14 Km.

Alpe d'Huez [final]
Aqui temos, a subida mais glamorosa e holywoodesca do ciclismo, Alpe d'Huez e os seus 21 cotovelos. 
São 13,8 Km de extensão a 8,1%, não fossem os últimos 2 Km mais suaves os números eram mais brutais. A parte inicial é a mais inclinada, 4 Km constantemente acima dos 9%, o Km 10 e 11 também são terríveis, probabilidade elevada de vermos ataques decisivos nestes pontos.







Subida final em detalhe com mapa interativo: 

Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 30ºC nos vales, 25ºC no topo das montanhas.
Leve brisa de noroeste.

Favoritos

Depois de ontem, é difícil prever o que acontecerá, alguns pagarão o esforço, outros farão all-in e outros simplesmente continuarão a tentar sobreviver. Prever um cenário é praticamente impossível.

Fuga

50/50 na possibilidade da fuga. Nomes interessantes para a fuga neste dia:

ARK: Barguil
AST: Dombrowski, Lutsenko
BAH: Teuns
BOH: Kamna
COF: Izagirre, Geschke
EF: Uran
FDJ: Pinot, Storer
ISR: Woods, Fuglsang
JV: Kuss, Kruijswijk, Roglic
MOV: Verona
DSM: Leknessund
TOT: Latour, Vuillermoz
TKS: Ciccone, Mollema

Thibaut Pinot
Teve perto de vencer uma etapa no dia que Jungels venceu. Esta é mais uma oportunidade, está no seu terreno e é 14 de julho.
Allez Thibaut.

Primoz Roglic
Parece louca a ideia, mas a corrida está tão imprevisível que qualquer cenário é possível. O esloveno está longe na geral, a sua equipa é neste momento a única capaz de controlar a corrida, tanto Ineos como UAE não têm força.

Lennard Kamna
O maestro das fugas, ainda não ganhou neste Tour, o que já nos estranha. A Bora-Hansgrohe com Vlasov longe do pódio deverá apostar nas vitórias de etapa.

GC

Tadej Pogacar
Pela primeira vez desde a Vuelta 2019 vimos Pogacar quebrar feio numa montanha. No final de etapa prometeu vingança e que a intenção dele é atacar já hoje.

Jonas Vingegaard
Tem uma equipa muito forte à sua disposição e além disso neste momento parece inquebrável na alta-montanha, mas Pogacar também parecia.
O Tour ainda não acabou, mas Vingegaard lidera com total mérito e se tiver oportunidade de abrir mais vantagem na geral certamente não desaproveita.

Geraint Thomas
O melhor Thomas voltou mas não chega, em 4,5 Km de Granon perdeu mais de um minuto e meio para Vingegaard. Lutar pelo pódio para já é única opção realista, mas no ciclismo tudo pode passar.
Está a ser uma surpresa para nós.

Adam Yates
Aguentou-se relativamente bem no Granon, não está para ganhar o Tour mas está para fazer top-5. Se quiser outros voos, vai ter de começar a mexer a corrida de longe.

Nairo Quintana
O colombiano fez uma grande subida no Granon, mas será que é consistente. Nos anos áureos, Quintana dava-se bem com o Alpe d'Huez.

Romain Bardet
Abandonou o Giro e isso abriu-lhe as portas do Tour e não está a desiludir. Neste momento é 2º, à frente de um tal Pogacar.
Veremos o que pode fazer no Alpe d'Huez, é um candidato a consolidar o pódio.

★★★ Fuga
 Vingegaard, Pogacar
★ Thomas, Yates, Bardet, Quintana

A nossa aposta: Primoz Roglic
Aposta louca, Primoz vence no Alpe d'Huez através da fuga. :)
Joker: Nairo Quintana
Sem contrato, se continuar a fazer um bom Tour terá um excelente oferta em cima da mesa.

Seguir em direto: #TDF2022, #TDF, #TDF109

TV: 
Eurosport 1 (11:55, PT)
RTP 2 (15:10, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.