Header Ads

Volta a la Comunitat Valenciana(2.Pro) - Antevisão


Depois da abertura do calendário espanhol em Maiorca, a Volta a la Comunitat Valenciana é a prova que se segue, este ano a prova comemora a sua 73ª edição.

História

últimos 10 vencedores
2012 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
2013 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
2014 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
2015 Chris Froome (Gbr) Team Sky
2016 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
2017 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
2018 Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal
2019 Ion Izagirre (Esp) Astana
2020 Tadej Pogacar (Slo) UAE
2021 Stefan Kung (Sui) Groupama-FDJ

Percurso

  02/02 Etapa 1 : Les Alqueries - Torralba del Pinar (166.7 Km)
  03/02 Etapa 2 : Bétera - Torrent (171.5 Km)
  04/02 Etapa 3 : Alicante - Antenas del Maigmó (155.1 Km)
  05/02 Etapa 4 : Orihuela - Torrevieja (193.1 Km)
  06/02 Etapa 5 : Paterna - Valencia (92 Km)

Desenho de prova bastante dececionante, já que a geral deverá ficar decidida nas primeiras três etapas e as duas finais são perfeitas para velocistas.
A etapa rainha é a terceira, com final em alto nas Antenas del Maigmó, as duas primeiras etapas adequam-se a ciclistas explosivos.

Perfis

02/02 Etapa 1 : Les Alqueries - Torralba del Pinar (166.7 Km)

A prova abre com uma etapa rasgadinha, no menu estão quatro contagens de montanha. Duas deleas estão colocadas nos últimos 15 Km, sendo a última, Toralba del Pinar (4,6 Km a 6,9%) de segunda categoria e o topo está a 3 Km da meta.

03/02 Etapa 2 : Bétera - Torrent (171.5 Km)

Em teoria deve ser um dia para os sprinters, mas está longe de ser um dia plano. Fabio Jakobsen é o grande favorito, este poderá ser o ano de termos um novo rei do sprint mundial.

04/02 Etapa 3 : Alicante - Antenas del Maigmó (155.1 Km)

Etapa rainha da prova, com 5 contagens de montanha e final num muro. A subida final, às Antenas del Maigmó é a que fará diferenças importantes, uma parede autêntica com 4,4 Km a 10,4% com um tramo de gravilha, com o quilómetro final a rondar os 14%. 



05/02 Etapa 4 : Orihuela - Torrevieja (193.1 Km)

Dia sem grandes dificuldades, perfeito para os puro sangue do sprint.

06/02 Etapa 5 : Paterna - Valencia (92 Km)

Etapa de juniores e completamente plana. Dia para sprinters.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprint

Temos um bom leque de sprinters na Valência, mas há um que se destaca, Fabio Jakobsen. O holandês terminou o ano a dominar e quer começar 2022 da mesma maneira, além de ter o melhor comboio.
Elia Viviani regressa à Ineos, o problema é a ausência de um comboio decente para fazer frente à matilha, mas veremos o que o italiano poderá fazer.
Giacomo Nizzolo estreia-se na sua nova equipa e espera ter um comboio melhor do que na antiga equipa. Tem sido dos sprinters mais regulares das últimas duas temporadas.´
Alexander Kristoff estreia-se pela nova equipa, veremos se renasce das cinzas, os últimos anos não têm sido consistentes, mas num dia bom pode bater qualquer um.

★★★ Jakobsen
★★ Viviani, Nizzolo, Kristoff
★ Welten, Gibbons, Trentin, Aberasturi, Moschetti, Walls, Bol, Molano

Geral

A Movistar apresenta um alinhamento de luxo com Valverde e Enric Mas como principais figuras. O murciano começou o ano a voar e tem aqui um percurso feito à sua medida.
Se houvesse um contrarrelógio, o favorito era Remco Evenepoel, mas como não há o jovem belga perde um pouco desse favoritismo. A QuickStep ainda conta com Mattia Cattaneo como segunda opção, o italiano é um ciclista que pode fazer estragos.
A Bahrain tem também uma boa equipa com destaque para Pello Bilbao, Dylan Teuns e Matej Mohoric, três ciclistas que podem perfeitamente lutar pelos primeiros lugares e se continuarem a serem agressivos como no ano passado é bem possível que ponham em sentido as outras equipas.
A Bora-Hansgrohe é outra equipa que apresenta um alinhamento de luxo com Aleksandr Vlasov e Wilco Kelderman a serem dois nomes que têm obrigação de estar entre os melhores.
A UAE é das equipas que melhor começou o ano e em Valência quer continuar a dar nas vistas com o jovem Juan Ayuso e Marc Soler como principais apostas, a ausência de contrarrelógio beneficia os dois.
O último que queremos falar é Giulio Ciccone, o italiano disse que este ano é a afirmação definitiva e quer começar o ano da melhor forma. É um dos que beneficia a ausência de crono.

★★★ Valverde
★★ Mas, Evenepoel, Ayuso, Bilbao, Kelderman, Vlasov, Ciccone
★ Cattaneo, Geoghegan Hart, Sivakov, Teuns, De la Cruz, Fuglsang

A nossa aposta: Alejandro Valverde
Joker: Dylan Teuns

Seguir em direto: @VCANDALUCIA#VCV

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.