Header Ads

Etoile de Bessèges (2.1) - Antevisão


A Etoile Bessèges nasceu em 1971, sendo esta a 52ª edição, até 1974 a prova foi de apenas um dia. A prova desenrola-se na bonita região de Languedoc-Roussillon, no sul de França e é a primeira prova por etapas do calendário gaulês.

Palmarés

últimos 10 vencedores
2012 Jérôme Coppel (FRA) Saur–Sojasun
2013 Jonathan Hivert (FRA) Sojasun
2014 Tobias Ludvigsson (SWE) Giant–Shimano
2015 Bob Jungels (LUX) Trek Factory Racing
2016 Jérôme Coppel (FRA) IAM Cycling
2017 Lilian Calmejane (Fra) Direct Energie
2018 Tony Gallopin (Fra) AG2R La Mondiale
2019 Christophe Laporte (Fra) Cofidis
2020 Benoit Cosnefroy (Fra) Ag2r-La Mondiale
2021 Tim Wellens (Bel) Lotto-Soudal

Percurso

 02/02 Etapa 1 : Bellegarde - Bellegarde (160 Km)
 03/02 Etapa 2 : Saint-Christol-les-Alès - Rousson (156 Km)
 04/02 Etapa 3 : Bessèges - Bessèges (155 Km)
 05/02 Etapa 4 : Saint-Hilaire-de-Brethmas - Mont Bouquet (145 Km)
 06/02 Etapa 5 (CRI) : Alès - Alès l'Ermitage (11 Km)

Percurso com 5 etapas, com oportunidades para todo o tipo de corredor. As etapas mais importantes são as duas últimas, chegada em alto no penúltimo dia e contrarrelógio de pouco mais de 10 Km no último dia.
A prova abre com um dia para os puro sangue do sprint, sendo que o segundo e terceiro dias são território para puncheurs.

Perfis

02/02 Etapa 1 : Bellegarde - Bellegarde (160 Km)

Etapa em Bellegarde, sem grandes dificuldades e onde apenas o vento pode evitar um sprint em pelotão massivo.

03/02 Etapa 2 : Saint-Christol-les-Alès - Rousson (156 Km)

Etapa mais seletiva do que a anterior com a Côte de Pradel a 25 Km da meta a ser a principal dificuldade. Mas os últimos 1600 metros (6,3%) são os mais duros do dia e ideais para os puncheurs brilharem.

04/02 Etapa 3 : Bessèges - Bessèges (155 Km)

Esta também é um dia seletivo com um terreno ondulado. Nos últimos 20 Km estão colocadas duas subidas importantes, Col de Brousses e o Col de Trélis, principalmente esta última deve fazer a seleção final.

05/02 Etapa 4 : Saint-Hilaire-de-Brethmas - Mont Bouquet (145 Km)

Etapa rainha da prova, com final numa parede, o Le Mont Bouquet. Apenas 4,6 km mas a 9,1% de pendente média, as diferenças podem ser brutais neste dia.

06/02 Etapa 5 (CRI) : Alès - Alès l'Ermitage (11 Km)

Contrarrelógio que pode ser dividido em 2 partes, os primeiros 8 Km praticamente planos, ideal para os especialistas. A segunda parte são os 2,5 Km finais em subida, 6% de média.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

Pascal Ackermann é um dos mais potentes do WT, mas vem de uma temporada no bastante dececionante. Mads Pedersen deve ser o grande rival do alemão, o dinamarquês já mostrou boas pernas no fim de semana em Marselha.
O nível de sprint presente não é propriamente muito elevado. Gerben Thijssen, Bryan Coquard e Hugo Hofstetter são velocistas de segunda linha que podem incomodar os dois principais favoritos.

★★★ Pedersen, Ackermann
★★ Thijssen, Coquard, Hofstetter
★ Cort Nielsen, Einhorn, Van Asbroeck, Lawless, Menten, Fiorelli, Boudat, Halvorsen

Geral

Thibaut Pinot parece muito motivado para esta nova temporada e tem uma boa oportunidade de brilhar na 4ª etapa, no seu terreno. O contrarrelógio tem um final complicado o que lhe beneficia.
Alberto Bettiol mostrou em Marselha que está em excelente forma e com este percurso é um candidato ao top-10 se for regular. O muro final da 4ª etapa pode ser demasiado duro para ele.
A Ineos tem diversas opções sendo Richard Carapaz a melhor, mas duvidamos que to equatoriana esteja já em forma, apesar do final da 4ª etapa ser bastante boa para ele. Atenção à prova de Filippo Ganna, caso consiga se defender na montanha, tem o crono final para fazer a diferença.
Bauke Mollema deve ser a aposta da Trek-Segafredo para a geral com Pedersen para os sprints, o holandês esteve bem em Marselha.
Diego Ulissi também esteve bastante forte em Marselha e no último ano melhorou muito na montanha o que faz dele um ciclista muito perigoso para a 4ª etapa.
Por fim, Clement Champoussin está cada vez melhor e principalmente neste tipo de prova, o problema poderá ser o contrarrelógio final.

★★★ Pinot, Bettiol
★★ Carapaz, Champoussin, Mollema, Ulissi
★  Jesus Herrada, Latour, Ganna

A nossa aposta: Thibaut Pinot
Joker: Filippo Ganna

Seguir em direto: @Etoile_Besseges#etoiledebesseges

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.