Header Ads

Grand Prix Cycliste la Marseillaise (1.1) - Antevisão


O GP la Marseillaise como é tradição abre o rico calendário francês de ciclismo, este ano a prova comemora a 43ª edição. A bela Côte d'Azur serve de pano de fundo para a prova de abertura da Taça de França, uma competição muito importante para as equipas francesas que tem o seguinte calendário provisório para 2022:

#01 30/01 Grand Prix La Marseillaise
#02 17/03 Grand Prix de Denain
#03 19/03 Classic Loire-Atlantique
#04 20/03 Cholet-Pays de la Loire
#05 27/03 Roue tourangelle
#06 01/04 Route Adélie de Vitré
#07 12/04 Paris-Camembert
#08 14/05 Grand Prix du Morbihan
#09 15/05 Tro Bro Leon
#10 21/05 Tour du Finistère
#11 22/05 Boucles de l'Aulne
#12 31/05 Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes
#13 14/08 Polynormande
#14 04/09 Tour du Doubs
#15 11/09 Grand Prix de Fourmies
#16 18/09 Grand Prix d'Isbergues
#17 02/10 Tour de Vendée

Palmarés

últimos 10 vencedores
2012 Samuel Dumoulin (FRA) Cofidis
2013 Justin Jules (FRA) La Pomme Marseille
2014 Kenneth Vanbilsen (BEL) Topsport Vlaanderen-Baloise
2015 Pim Ligthart (NED) Lotto-Soudal
2016 Dries Devenyns (BEL) IAM Cycling
2017 Arthur Vichot (FRA) FDJ
2018 Alexandre Geniez (Fra) AG2R La Mondiale 
2019 Anthony Turgis (Fra) Direct Energie
2020 Benoit Cosnefroy (Fra) AG2R La Mondiale
2021 Aurélien Pairet-Peintre (Fra) AG2R Citroen

Percurso

Marselha - Marselha, 177 Km



Toda a ação desenrola-se em torno da cidade de Marselha, com os ciclistas a partirem em direção ao interior onde encontrarão as dificuldades montanhosas. O perfil é a perfeita descrição da orografia da região, poucos metros planos, terreno muito ondulado onde o cansaço vai-se acumulando conforme passam os quilómetros e a seleção vai sendo feita.
A primeira subida é a de Les Thermes (8,3 Km a 2,7%), depois dos 50 Km de prova aparece o Pas de la Couelle (7,9 Km a 3,5%), seguido pelo Montée de la Sainte Baume (5,7 Km a 4,9%) e o Col d'Espigoulier (2,4 Km a 3,7%). Esta sequência vai fazer estragos nas pernas de inicio de temporada, mas não é decisiva.

Os últimos 70 Km são os mais complicados e que decidirão o vencedor:


O terreno não irá ser meigo neste final, Les Bastides (8,3 Km a 2,8%) serve apenas de preparação para o que vem. A 55 Km da meta que está colocada a subida mais dura de todo o percurso, Route des Cretes (3,3 Km a 9%), este é um pouco fulcrar da prova.
A cerca de 35 Km da meta começa a subida ao Pas d'Oulier (4,4 Km a 5,3%) e a 15 Km da meta começa o Col de la Gineste (5.7 Km a 5,1%), o topo está a 10 Km da meta.
O final é no centro de Marselha, em frente ao Orange Vélodrome, local onde o Olympique de Marselha joga em casa.

Condições atmosféricas

Dia sem chuva, com temperatura a rondar os 12ºC. O vento pode influenciar já que vai soprar de moderado a forte de noroeste durante toda a prova. 

Startlist

Aqui

Favoritos

Inicio de temporada, ou seja não há informação sobre o estado de forma dos ciclistas, tornando ainda mais difícil a tarefa de listar favoritos.
O percurso é variado e por isso os favoritos também são, ciclistas completos, que subam bem e tenham uma boa ponta final são os mais indicados. Mas corredores que gostam de uma corrida agressiva têm aqui uma boa oportunidade de abrir o ano em grande.

Equipas francesas
Têm dominado a prova, mas este a lista de participantes é muito superior, com muitas equipas WT que querem começar o ano da melhor forma.
Das equipas francesas, a AG2R é a que se destaca mais com Cosnefroy, Champoussin e Calmejane a serem os cabeças de cartazes.  
A FDJ tem Thibaut Pinot como principal estrela, mas fora isso não tem um ciclista que se destaque para este terreno, Quentin Pacher é provavelmente o melhor que se adapta a esta prova.
A Cofidis é outra equipa que apresenta um conjunto forte e variado. Coquard é o 'sprinter' versátil que gosta deste tipo de percursos, Guillaume Martin é o trepador puro e Anthony Perez é um atacante incansável.
A Total-Energies tem Pierre Latour, Julien Simon e Boasson-Hagen como principais figuras, é uma das equipas que tem de atacar a corrida de longe.
A Arkea-Samsic tem diversas opções, Amaury Capiot começou bem o ano em Valência, Maxime Bouet é um clássico nesta prova, conhece-a muito bem e Conor Swift pode ser a surpresa, resta saber se os 3000 metros de acumulado farão estragos no britânico.
A B&B Hotels conta com uma das sensações da temporada passada, Franck Bonnamour que é um dos favoritos. Alexis Gougeard e o mito do pelotão francês, Jonathan Hivert, são outros nomes a ter em conta.

UAE
Trentin, Covi e Ulissi são cabeças de cartazes e podem ganhar em diversos cenários. A restante equipa também é poderosa com diversos elementos de trabalho e para a fuga.

Lotto-Soudal
Philippe Gilbert abre a temporada aqui e deve ser a principal aposta da equipa belga. O percurso em teoria é bastante à sua medida.

EF
Apresentam uma equipaça com Bettiol, Cort e Valgren como principais cabeças de cartazes. Magnus Cort se estiver em forma é o grande favorito em prova, sobe bem e é um excelente finalizador.
Valgren não costuma começar o ano em grande forma e Bettiol é um ciclista que vem de recuperar de lesão.

Trek-Segafredo
Tony Gallopin conhece bem a prova e tem um historial interessante, procura estrear-se da melhor maneira com a equipa americana. Bauke Mollema costuma começar as temporadas com força, o percurso é muito ao seu gosto, com diversos pontos para lançar os seus ataques surpresas.
Mads Pedersen é outro que está no alinhamento, mas temos dúvidas que consiga aguentar com os melhores.

Uno-X
Uma das melhores Pro-Team, leva a França uma das suas estrelas que brilhou em 2021, Rasmus Tiller, um ciclista que prefere o pavé do norte, mas que também se desenrasca neste tipo de percurso.

⭐⭐⭐⭐⭐ Cort
⭐⭐⭐⭐ Coquard, Ulissi
⭐⭐⭐ Covi, Cosnefroy, Trentin
⭐⭐Valgren, Mollema
⭐ Bonnamour, Bettiol, Pinot, Gallopin, Tiller

A nossa aposta:  Magnus Cort
Joker: Franck Bonnamour


Seguir em direto: #GPLM@gplmarseillaise


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.