Header Ads

UAE Tour (2.WT) - Antevisão


Um dos principais objetivos da UCI na última década tem sido a globalização da modalidade. A RCS, entidade organizadora do Giro d'Italia decidiu aproveitar esse âmbito e em coordenação com as autoridades do Abu Dhabi criaram uma prova por etapas nos Emirados, desde o ano de 2019 que está na estrada e surgiu da fusão de duas provas que já existiam, o Dubai Tour e o Abu Dhabi Tour.

História

2015 Esteban Chaves (COL) Orica-GreenEdge
2016 Tanel Kangert (EST) Astana Pro Tea
2017 Rui Costa (POR)  UAE - Team Emirates
2018 Alejandro Valverde (ESP) Movistar
2019 Primoz Roglic (SLO)  Jumbo-Visma
2020 Adam Yates (GBR) Mitchelton-Scott
2021 Tadej Pogacar (SLO) UAE

Percurso

 20/02  Etapa 1 | Madinat Zayed - Madinat Zayed (184 Km)
 21/02  Etapa 2 | Hudayriyat Island - Abu Dhabi Brea Kmwater (176 Km)
 22/02  Etapa 3 (ITT) | Ajman - Ajman (9 Km)
 23/02  Etapa 4 | Fujairah Fort - Jebel Jais (181 Km)
 24/02  Etapa 5 | Ras al  Kmhaimah Corniche - Al Marjan Island (182 Km)
 25/02  Etapa 6 | Expo 2020 Dubai - Expo 2020 Dubai (180 Km)
 26/02  Etapa 7 | Al Ain - Jebel Hafeet (148 Km)

No menu estão 7 etapas, com 2 chegadas em alta montanha, 1 contrarrelógio individual e 4 dias  para os velocistas do pelotão.
As etapas planas (1ª, 2ª, 5ª e 6ª) são perfeitas para os sprinters, mas há um fator a ter em conta, o vento pode afetar profundamente o desenrolar dos acontecimentos, eliminar sprinters da disputa da etapa e homens da geral da luta pela geral.
Este ano a prova termina na subida mais conhecida do país, Jebel Hafeet.

Perfis

 20/02  Etapa 1 | Madinat Zayed - Madinat Zayed (184 Km)



O World Tour abre a temporada com uma etapa para sprinters, mas estamos na península arábica e estas etapas são traiçoeiras por causa do vento, principalmente no deserto.

 21/02  Etapa 2 | Hudayriyat Island - Abu Dhabi Brea Kmwater (176 Km)

A segunda etapa não tem muitos quilómetros no deserto, ou seja, o vento deve afetar menos a etapa. Mais uma etapa para os puro sangue da velocidade.

 22/02  Etapa 3 (ITT) | Ajman - Ajman (9 Km)



Contrarrelógio individual totalmente plano de apenas 9 Km, menos 4 Km da versão de 2021.

 23/02  Etapa 4 | Fujairah Fort - Jebel Jais (181 Km)
O dia mais duro de toda a prova, com 2 subidas nos primeiros 85 Km, não devem fazer muita mossa mas moem.
Na parte final está reservado o Jebel Jais, um monstro no deserto. São 21.1 Km a 5,4% de inclinação média, cerca de 1146 acumulado. É uma ascensão muito constante, a % máxima não ultrapassa os 9%, a parte mais dura são os últimos 3 Km.


 24/02  Etapa 5 | Ras al  Kmhaimah Corniche - Al Marjan Island (182 Km) 
O mesmo das 1ª e 2ª etapas, completamente plana para mais um sprint.

 25/02  Etapa 6 | Expo 2020 Dubai - Expo 2020 Dubai (180 Km) 26/02 
Etapa que homenageia a Expo 2020 Dubai, mais um sprint.

 26/02  Etapa 7 | Al Ain - Jebel Hafeet (148 Km)
Final em Jebel Hafeet, a subida mais clássica dos Emirados. São 10.8 Km a 6,6% de inclinação média, os primeiros 9 Km são bastante duros e seletivos quase sempre próximo dos 8%, os últimos 2 Km são suaves.


Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

Mark Cavendish e Dylan Groenewegen começaram o ano muito bem e por essa razão damos-lhe mais estrelas do que Sam Bennett e Jasper Philipsen, a Alpecin-Fenix vem com um comboio poderoso para apoiar Philipsen. Já o míssil da Ilha de Man tem Morkov para o lançar que é uma enorme vantagem. Bennett não compete há muito tempo.
Elia Viviani também começou a temporada muito forte, mas consideramos que está um patamar abaixo dos melhores sprinters do mundo, no entanto não podemos subestimar o italiano que nota-se está muito motivado, o comboio não é muito forte, Filippo Ganna é o seu melhor elemento.
Pascal Ackermann começou 2022 como terminou 2021, muito longe da melhor forma, temos sérias dúvidas sobre as suas hipóteses. Corre em casa do patrão, convém mostrar alguma coisa.
Olav Kooij, Arnaud Démare e a dupla da DSM (Cees Bol e Alberto Dainese) são outros nomes a ter em conta nas etapas planas.

★ Cavendish, Groenewegen
 Bennett, Philipsen, Viviani
 Démare, Bol, Dainese, Kooij, Ackermann

Geral

UAE
Equipa assustadora com Pogacar e Almeida como principais cabeças de cartazes. O esloveno vem de ter Covid, se não tiver sequelas é claramente o favorito com Almeida como segunda opção.
Não será de espantar se a equipa terminar com dois homens no pódio, estão a correr em casa e esta prova é uma das mais importantes para eles.

Adam Yates
Na edição do ano passado foi o único capaz de fazer comichão a Pogacar. Costuma andar muito bem no inicio da temporada e volta a ser o principal adversário do esloveno.

Aleksandr Vlasov
Esteve muito forte na Valenciana e aqui é um claro candidato ao pódio. A Bora-Hansgrohe tem também Hindley que parece querer regressar à boa forma depois de um ano completamente desastroso.

Bahrain-Victorious
Pello Bilbao e Gino Mader lideram a equipa e qualquer um dos dois pode lutar pelos primeiros lugares. Bilbao mostrou boas pernas na Valenciana, principalmente na última etapa de montanha, já Mader em 2021 deu passos firmes rumo à consolidação no World Tour, é um ciclista muito talentoso.

Tom Dumoulin
É talvez a maior incógnita. O neerlandês quer um bom resultado e assumiu-o na conferência de imprensa. Será um bom teste para ele contra alguns dos melhores voltistas da atualidade-
O crono é demasiado curto, não fará diferenças importantes nesse dia.

Jan Hirt e Fausto Masnada
Foram os principais protagonistas em Omã, mas aqui o nível é outro. O top-5 já será um bom resultado para qualquer um deles, Hirt está a subir muito bem e Masnada que mostrou alguma debilidade na montanha no Omã é bem possível estar mais forte aqui.

 Pogacar
★ A. Yates, Vlasov, Almeida
★ Dumoulin, Bilbao, Mader, Bardet, Masnada, Hirt

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Tom Dumoulin

Seguir em directo: @uae_tour#UAETOUR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.