Header Ads

Gran Camiño (2.1) - Antevisão

 

Esta quinta-feira, dia 24, a Galiza volta a ter uma prova com projeção internacional. Serão quatro dias de puro ciclismo e espetáculo pela geografia galega.
O Gran Camiño passará por alguns dos marcos culturais, patrimoniais e paisagísticos da região e ao longo das diferentes rotas de peregrinação a Compostela, homenageando o mais famoso caminho do mundo.

Percurso


 24/02  Etapa 1 | O Porriño - Vigo (165 Km)
 25/02  Etapa 2 | Bertamiráns - Mirador do Ézaro (177.6 Km)
 26/02  Etapa 3 | Maceda - Luintra (148.4 Km)
 27/02  Etapa 4 (ITT) | Sarria - Sarria (15.8 Km)

A orografia da Galiza propicia a etapas divertidas e seletivas. A prova abre com uma etapa adequado aos homens rápidos.
As duas etapas intermédias são muito seletivas e que devem colocar diferenças importantes, vai separar o trigo do joio. Para finalizar, a organização colocou um contrarrelógio individual de pouco menos de 16 Km.

Perfis

 24/02  Etapa 1 | O Porriño - Vigo (165 Km)


A imagem do perfil da etapa é enganadora, a última subida do dia não é tão complicada como faz parecer.  No entanto, a orografia da Galiza não permite etapas completamente planas e mesmo num dia tranquilo, temos 2000 metros de subida acumulada.

 25/02  Etapa 2 | Bertamiráns - Mirador do Ézaro (177.6 Km)


Etapa muito dura, sempre em sobe e desce, não há qualquer descanso. A seleção irá ser feita ao longo do dia e o final é a cereja no topo do bolo.
A meta está no topo de uma das subidas mais conhecidas da região, o Mirador de Ézaro, um autêntico muro que faz parecer o Mur d'Huy um muro suave. São 1,78 Km a 14,75%, com várias rampas acima dos 20% e uma delas atinge uns impensáveis 28%!




 26/02  Etapa 3 | Maceda - Luintra (148.4 Km)


Pode-se dizer que esta é a etapa rainha da prova. Os primeiros 90 Km são tranquilos e com poucos pontos de interesse, ao contrários dos últimos 50 Km que tem três contagens de montanha exigentes: Alto de Nogueira (2ª cat.),  Alto de Seragude (1ª cat.) e o Alto de Moura (1ª cat.).
O topo Alto de Moura não coincide com a meta, fica a 2 Km da Plaza de Luintre onde está instalada a mesma.


 27/02  Etapa 4 (ITT) | Sarria - Sarria (15.8 Km)


Para fechar a prova um contrarrelógio de 15,8 Km, que não é plano. A parte intermédia tem um terreno ondulado e os últimos 1,5 Km são a subir em Sarria.

Startlist

Aqui

Favoritos

Movistar
Equipa muito forte com diversas opções para diversos cenários. Valverde para a geral, Sosa para as duas etapas intermédias de montanha, Serrano para a primeira etapa e Nélson Oliveira para o contrarrelógio.
Se Valverde estiver relativamente bem então é o principal candidato a ganhar a prova, as subidas assentam-lhe bem e o crono é relativamente adequado às suas características.

EF
Equipa bastante potente com Hugh Carthy, Magnus Cort, Odd Christian Eiking e Mark Padun como principais cabeças de cartaz. Resta saber como é que a equipa americana irá abordar esta prova, mas poder de fogo tem.

Cofidis
Outra equipa que apresenta um conjunto muito bom. Jesus Herrada e Ion Izagirre são os principais nomes, ciclistas a ter em conta para a geral. Ruben Fernandez é outro ciclista que gosta deste terreno e Simon Geschke é imprevisível.

Israel
Uma equipa com Michael Woods e Jakob Fuglsang num percurso destes é mel. Os dois podem e devem estar na luta pela vitória na geral, o canadiano vai adorar o Mirador de Ézaro.
Alessandro De Marchi é outro nome interessante, o contrarrelógio assenta-lhe muito bem.

Equipas portuguesas
Quatro equipas estarão presentes: Atum General/Tavira, W52-FC Porto, Radio Popular-Boavista e Efapel.
Não são favoritas mas espera-se que se apresentem melhor do que no Algarve.
A equipa portista apresenta um bloco bastante forte com: José Gonçalves, Amaro Antunes, Joni Brandão, José Neves e o já referido Ricardo Vilela, mas temos muitas dúvidas sobre o estado de forma de grande parte deles.
A equipa boavisteira deve apostar em Tiago Machado que no Algarve esteve relativamente bem, Cesar Martingil pode ter opções de um bom lugar na 1ª etapa. Luis Fernandes mostrou estar longe do melhor no Algarve.
A Efapel tem em Tiago Antunes um ciclista em forma e este perfis de etapas na Galiza são bons para ele. João Benta e Henrique Casimiro podem ser bons apoios.
O Atum General/Tavira conta com um homem que conhece muito bem a região, Alejandro Marque. A equipa algarvia deve apostar nas fugas.

★★★ Valverde
★★ Woods, Fuglsang
★ Carthy, Cort, Serrano, Sosa, Jesus Herrada, J. Cepeda

A nossa aposta: Alejandro Valverde
Joker: Jefferson Cepeda

Seguir em direto:  #ograncamiño
GCN+, TVG2

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.