Header Ads

Guia Volta ao Algarve 2022 (2.Pro)

 


A Volta ao Algarve ou como carinhosamente é tratada pelas gentes da região, Algarvia, é a prova portuguesa com maior prestígio fora de portas. Apesar de não ser a mais importante e popular para os adeptos da modalidade em Portugal, para os ciclistas e equipas portuguesas, essa naturalmente é a Volta a Portugal.
A primeira edição foi em 1960, entre 1962 e 1976 a corrida não se realizou, voltando em 1977. Nesse ano a prova foi ganha por Belmiro Silva, que curiosamente venceria por mais duas vezes, o que faz com que seja o recordista de vitórias à geral. Nos últimos anos, a Algarvia tem trazido constantemente algumas das melhores equipas do mundo a território nacional. 
Os portugueses dominam a lista de vencedores, mas nos últimos 10/15 anos, com a vinda frequente dalgumas das melhores equipas, são poucos os vencedores portugueses.

História

últimos 10 vencedores
2012 Richie Porte (AUS) Team Sky
2013 Tony Martin (GER) Omega Pharma–Quick-Step
2014 Michał Kwiatkowski (POL) Omega Pharma–Quick-Step
2015 Geraint Thomas (GBR) Team Sky
2016 Geraint Thomas (GBR) Team Sky
2017 Primoz Roglic (SLO) Team LottoNL-Jumbo
2018 Michal Kwitakowski (POL) Team Sky 
2019 Tadej Pogacar (SLO) UAE Team Emirates
2020 Remco Evenepoel (BEL) Deceuninck-QuickStep
2021 João Rodrigues (POR) W52-FC Porto

Percurso


 16/02 Etapa 1 | Portimão - Lagos (199.1 Km)
 17/02 Etapa 2 | Albufeira - Fóia (Monchique) (182.4 Km)
 18/02 Etapa 3 | Almodôvar - Faro (209.1 Km)
 19/02 Etapa 4 (ITT) | Vila Real de Santo António - Tavira (32.2 Km)
 20/02 Etapa 5 | Lagoa - Malhão (Loulé) (173 Km)

Em relação às últimas edições não há grandes diferenças, duas etapas para sprinters, duas para os homens da geral (finais na Fóia e Malhão) e um contrarrelógio individual de 32 Km.

Perfis

 16/02 Etapa 1 | Portimão - Lagos (199.1 Km)



Dia para os velocistas, mas com um percurso ondulante que pode apanhar alguns de surpresa. A meio do percurso está colocada a única subida categorizada (Nave, 3ª categoria).
A chegada em Lagos é perfeita para que um comboio faça o seu trabalho e lance o seu sprinter de forma perfeita.

 17/02 Etapa 2 | Albufeira - Fóia (Monchique) (182.4 Km)



Primeiro dia importante para a geral. São três contagens de montanha, com o final na Foia, numa chegada marcada por um inicio complicado com rampas acima dos 9%, ideal para fazer a primeira seleção a sério. A subida não tem pendentes muito elevadas e habitualmente um grupo seleto discute a vitória da etapa.

 18/02 Etapa 3 | Almodôvar - Faro (209.1 Km)



Chegada na capital do distrito, que em principio deve ser para os sprinters. O percurso tem algumas subidas, mas nada de muito complicado. Os últimos 500 metros são em ligeira subida, pode influenciar o sprint de alguns.

 19/02 Etapa 4 (ITT) | Vila Real de Santo António - Tavira (32.2 Km)



Contrarrelógio de 32,2 Km de extensão (mais 12 Km em relação a 2021), ideal para os verdadeiros especialistas. Não é completamente plano, com uma subida que começa aos 10 Km e tem o topo no ponto intermédio do percurso.

 20/02 Etapa 5 | Lagoa - Malhão (Loulé) (173 Km)



O Malhão volta a fechar a prova e onde tudo será decidido. A etapa é dura, com cinco contagens de montanha, todas elas são cotas curtas e empinadas mas que vão moendo os ciclistas e a fadiga acumula-se. O Alto do Malhão é a ascensão mais emblemática do Algarve e que normalmente faz diferenças importantes, são apenas 2600 metros mas a 9,5% e será ultrapassado duas vezes, a última coincide com a linha de meta.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprint

Fabio Jakobsen é o sprinter do momento e é o principal favorito para as chegadas ao sprint. Tim Merlier estreia-se na estrada em 2022, se tiver as pernas de 2021 então é sério adversário de Jakobsen.
Bryan Coquard já leva duas vitórias em 2022, mas foram em chegadas em subida, contra esta concorrência e em chegadas planas tem uma missão difícil, mas damos duas estrelas pelo o momento.
Alexander Kristoff ganhou em Almeria e nota-se que está muito motivado para esta temporada, mas em Valência não teve qualquer hipótese frente a Jakobsen.
Jordi Meeus e Olav Kooij são dois jovens talentosos que procuram continuar a sua evolução consistente. Sebastian Molano é outro a ter em conta, a UAE começou o ano muito bem.

★★★ Jakobsen
★★ Merlier, Coquard, Kristoff
★ Meeus, Kooij, Molano

Geral

Remco Evenepoel
Venceu em 2020 de forma enfática e este ano volta a ser o principal favorito.  Em Valência mostrou bons sinais apesar de não ter ganho e aqui deve estar ainda melhor, tem a seu favor o contrarrelógio de 32 Km, feito à sua medida.

Brandon McNulty
Começou o ano a voar e chega ao Algarve como um grande candidato a vencer. Está a subir como nunca e é um bom contrarrelogista.

David Gaudu
O percurso não é favorável ao trepador francês, vai ser muito penalizado no contrarrelógio. Tem duas oportunidades para brilhar e fazer diferenças, a Foia e principalmente no Malhão, esta última é uma subida à sua medida.

Tobias Foss
Excelente contrarrelogista e por essa razão é candidato a estar no top-10. O jovem norueguês espera dar sequência à boa temporada que fez em 2021.

Ineos
A equipa britânica apresenta um bloco potente, onde se destaca Ethan Hayter, desiludiu um pouco na Provença mas tem aqui um percurso perfeito para ele. Conhece bem a Foia, onde ganhou no ano passado e tem o contrarrelógio para marcar diferenças.
Geraint Thomas não tem começado as últimas épocas em forma, mas este percurso é excelente para ele, resta saber como está fisicamente.
Thomas Pidcock regressa à estrada, mas é uma incógnita para esta prova, em teoria devia estar perto da melhor forma, foi campeão mundial de CX há poucos dias.
Dani Martinez pode ser um bom plano C.

W52-FC Porto
João Rodrigues não irá defender o título, problemas na recuperação do Covid deixa de forma o algarvio. Amaro Antunes deve liderar a equipa, normalmente esta prova é um dos objetivos dele, lutar pelo top-10 é o máximo que deverá conseguir fazer.
José Neves é um dos melhores ciclistas do pelotão nacional, já testou as pernas na prova de abertura, mas aqui o nível é outro, veremos o que pode fazer.

Glassdrive/Q8/Anicolor
Mauricio Moreira e António Carvalho não vão estar presentes, cabe a Frederico Figueiredo liderar a equipa, o contrarrelógio penaliza-o muito.

Outros: Ion Izagirre, Warren Barguil, Samuele Basttistella

★★★ Evenepoel
★★ McNulty
★ Foss, Higuita, Hayter, Thomas, Gaudu

A nossa aposta: Remco Evenepoel
Joker: Tobias Foss

Seguir em direto: #Valgarve2021
Eurosport 2

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.