Header Ads

Tour de la Provence(2.Pro) - Antevisão


O Tour de la Provence é uma das provas mais jovens do rico calendário francês de ciclismo. Criada em 2016, como o nome sugere decorre na região da Provença, no sul da França.
É uma prova importante de inicio de temporada, com alguma dureza, ideal para rodar e colocar quilómetros de competição nas pernas.

História

2016 Thomas Voeckler (FRA) Direct Energie
2017 Rohan Dennis (AUS) BMC Racing Team
2018 Alexandre Geniez (FRA) AG2R La Mondiale
2019 Gorka Izagirre (ESP) Astana
2020 Nairo Quintana (COL) Arkea-Samsic
2021 Ivan Ramiro Sosa (COL) Ineos-Grenadiers

Percurso

  10/02 Prólogo - Berre-l'Étang - Berre-l'Étang (7.1 Km)
  11/02 Etapa 1 - Istres - Les Saintes-Maries-de-la-Mer (151.8 Km)
  12/02 Etapa 2 - Arles - Manosque (180.6 Km)
  13/02 Etapa 3 - Manosque - Montagne de Lure (166.1 Km)

Percurso com quatro etapas (uma delas é prólogo) e com terreno para todo o tipo de ciclistas. A etapa mais decisiva será a última com chegada em alta-montanha, o vencedor da geral será decidido aí.
A prova abre com um prólogo, seguido de um dia para os puro sangue do sprint e ao terceiro dia os puncheurs têm a sua oportunidade. 

Perfis

  10/02 Prólogo - Berre-l'Étang - Berre-l'Étang (7.1 Km)

A prova abre com um prólogo totalmente plano, as diferenças não devem ser muito grandes entre os candidatos à geral.

  11/02 Etapa 1 - Istres - Les Saintes-Maries-de-la-Mer (151.8 Km)

Dia para sprinters, a única dificuldade do dia é uma subida de 3ª categoria ainda antes dos 30 Km.

  12/02 Etapa 2 - Arles - Manosque (180.6 Km)

Etapa muito interessante, típica rompe pernas com constante sobe e desce que pode marcar diferenças importantes e eliminar candidatos à geral.
No menu estão três contagens de montanha, a última de 2ª categoria a 27 Km da linha de meta. Será que algum sprinter sobrevive a este dia? Essa é a grande questão, são mais de 2100 metros de subida acumulada em 180 Km.
O último Km é também em ligeira subida, cerca de 4%.

  13/02 Etapa 3 - Manosque - Montagne de Lure (166.1 Km)

Etapa rainha. Chegada em alta-montanha na Montagne de Lure, subida com 15 Km de extensão a 6,3%, é um esforço relativamente constante. A segunda parte da subida é menos constante, com rampas mais duras mas em compensação os últimos 2 Km são suaves.

@cyclingcols


Startlist

Aqui

Favoritos

Sprint

Não há grandes hipóteses para os sprinters, apenas a 1ª etapa é claramente para eles, a 2ª etapa também pode ser mas acreditamos que a maioria não irá aguentar.
Entre os presentes três destacam-se: Viviani, Coquard e Démare. Viviani e Coquard começaram relativamente bem o ano, o francês já venceu e o italiano mostrou um nível decente. Démare é a incógnita.

★★★ Viviani, Coquard, Démare
★★ R. Barbier, P. Barbier
★ Hayter, Manzin, Tesson

Geral

  • Os grandes favoritos
Ineos e QuickStep são os favoritos. Na Ineos temos Ethan Hayter que no último ano mostrou que evoluiu muito, principalmente a subir, no entanto a subida final da última etapa pode ser demasiado dura para ele e para isso a Ineos tem Richard Carapaz, que apesar de mostrar estar longe da melhor forma a Etoile Besseges, é sempre um nome a ter em conta principalmente em subidas longas. Filippo Ganna deve limpar o prólogo.
A QuickStep conta com Julian Alaphilippe que no ano passado esteve muito forte nesta prova, inclusive fez uma grande subida ao Ventoux. Outra opção é Ilan Van Wilder, o jovem belga começa a aventura na equipa aqui, tem um contrarrelógio muito forte e pode destacar-se no primeiro dia. Veremos como está o seu nível na montanha.

  • Alternativas
Nairo Quintana
Irá perder tempo no prólogo, que terá de recuperar na última etapa, a subida final é bastante boa para ele. Resta saber como está fisicamente, o melhor Nairo está longe mas ainda deve ser suficiente para andar pelos primeiros lugares nestas provas do calendário francês. É importante para a equipa uma boa classificação.

Ivan Sosa
Venceu a edição passada com uma exibição no Ventoux. Este ano está na Movistar que tem aqui uma bela equipa, resta saber se o colombiano consegue não perder tempo nas etapas planas.
O prólogo irá penalizá-lo.

Pierre Latour
Deve ser dos melhores da geral no prólogo, defende-se bem na montanha e está em boa forma como mostrou em Bességes. Claro candidato ao pódio.

Michael Storer
Uma das sensações de 2021, resta saber se mantém o nível este ano com a mudança de equipa. É uma incógnita a sua condição física, se estiver bem é candidato ao pódio.

Outros: Mattias Skjelmose, Gorka Izagirre, Aurélien Pairet-Peintre, 

★★★ Hayter, Alaphilippe
★★ Carapaz, N. Quintana
★ Van Wilder, Latour, Storer

A nossa aposta: Julian Alaphilippe
Joker: Ilan Van Wilder

Seguir em direto: @laprovence#TDLP2022


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.