Header Ads

Volta a França 2021 - Antevisão da 1ª etapa

A maior e mais prestigiante prova de ciclismo começa hoje e a partida será dada em Brest.
3,2,1... Que comece o espetáculo!

Brest - Landerneau, 197,8 Km


No primeiro dia os ciclistas não deixam o departamento de Finistère, a ponta ocidental da Bretanha, região de duas provas popular: Tour du Finistère e Tro-Bro Léon. 
Partida em Brest e seguem para sul por uma estrada panorâmica ao longo do mar até Quimper, onde  regressam para norte pelo interior da região. Esta segunda parte do percurso embora mais difícil do que a primeira parte, não é propriamente do outro mundo, o mais complicado são as muitas mudanças de direções.

A parte final no acesso a Landerneau consiste numa curva de 90° em direção à cidade a 5 Km da meta.
A 3 Km do final há três curvas seguidas de  90 ° em menos de 500 metros para entrar na subida final. A Côte de la Fosse aux Loups tem a dureza concentrada na parte inicial, 1400 metros a 8,5% com uma rampa de 14%. Os últimos 1600 metros são bastante suaves, a 3,3%. 


Condições meteorológicas

Possibilidade de chuva no inicio da etapa, temperatura a rondar os 18ºC e vento fraco de sudoeste.

Favoritos

Mathieu Van der Poel
Está motivado, quer homenagear o avô e vestir a amarela, para isso tem aqui uma excelente oportunidade. Se aguentar a primeira parte da subida final, depois vai ser complicado pará-lo como mostrou na Suiça, neste momento estes finais são à sua medida.

Julian Alaphilippe
Terá de atacar na primeira parte da subida, na rampa de 14% de forma a descartar Van der Poel. Caso não consiga, a tarefa torna-se complicada para o sprint final.
Vai ser interessante ver como a DQT vai abordar esta etapa.

Wout Van Aert
O campeão belga anunciou que terá liberdade nestes primeiros dias. Apesar da cirurgia recente, não parece longe da melhor forma e este perfil de etapa assenta-lhe bem.
A Jumbo-Visma também tem aqui um dilema, apostar tudo em WVA ou proteger Roglic? 

Sonny Colbrelli
Está na forma da sua vida, no entanto neste tipo de finais contra Van der Poel ou WVA, as coisas não serão tão fáceis para o campeão italiano. Conforme está a subir, não será má ideia ele querer uma corrida mais dura.

Michael Matthews
Perdeu muita explosividade nos últimos anos, para ganhar terá de descarregar a maioria dos favoritos na subida e isso é uma tarefa muito complicada.

Magnus Cort
Na Route d'Occitanie apresentou um nível muito bom. Está a subir bem e tem um bom punch final.

Alejandro Valverde
Este ano voltou a ter a aceleração de outros tempos, mas para azar dele a concorrência neste momento é bem superior à de outros tempos.

Roglic e Pogacar
Dos homens da geral são os mais explosivos e com eles não há impossíveis. Já vimos este ano Roglic a bater de uma forma desconcertante Laporte num sprint do género e Pogacar a dar uma marretada em Alaphilippe no sprint da Liège-Bastogne-Liège.

Michael Woods
Teria de ser mais extensa a parede inicial da subida para fazer diferença.

Richard Carapaz e Geraint Thomas
Thomas nos últimos anos perdeu explosividade e Carapaz não é tão explosivo quanto os eslovenos. Qualquer um deles para ganhar tem de atacar na parede de 14% e esperar que a Jumbo e UAE estejam a dormir.

⭐⭐⭐ Van der Poel
⭐⭐ Alpahilippe, Van Aert
⭐ Colbrelli, Matthews, Cort, Madouas, Sagan, Valverde, Aranburu, Laporte

A nossa aposta: Mathieu Van der Poel 
Joker: Alex Aranburu

Seguir em direto: #TDF2021, #TDF, #TDF108

TV: 
Eurosport 1 (10:45, Lisboa)
RTP 2 (14:15, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.