Header Ads

Tro-Bro Léon(1.Pro) - Antevisão

 

Juntamente com a Strade Bianche, é uma das provas mais peculiares do calendário internacional, porém ao contrário da prova italiana, habitualmente não tem um pelotão recheado de 'estrelas'. Os franceses e equipas gaulesas são quem povoam mais o pelotão da prova e isso reflete-se na lista de vencedores.
É uma prova muito especial que se disputa na Bretanha ininterruptamente desde 1984, e o que torna esta prova tão especial? São as sucessivas secções não asfaltadas, que em bretão são conhecidas por ribinoù, tem algumas semelhanças com a Strade Bianche, embora na prova italiana as secções sejam apenas em sterrato, um misto de terra e gravilha. Ribinoù engloba também o sterrato, no entanto é mais abrangente, basicamente quer dizer que é um estrada não asfaltada, um caminho para agricultores ou rural.
Exemplos de alguns caminhos ribinoù e de algumas paisagens da prova (imagens retiradas daqui, cortesia de GruberImages):

As fantásticas paisagens da Bretanha
Os caminhos de ribinoù
Ribinoù
A prova em França tem muitos seguidores e é alvo de muita paixão, principalmente na Bretanha e entende-se, a prova é especial. Poucas no mundo se parecem com ela e as paisagens da Bretanha, com florestas, passagens à beira mar e a zona rural envolvente fazem desta prova um must, mesmo que não tenha as grandes figuras do pelotão internacional.

História

últimos 10 vencedores
2009 Saïd Haddou (FRA) Bbox Bouygues Telecom
2010 Jérémy Roy (FRA) Française des Jeux
2011 Vincent Jérôme (FRA) Team Europcar
2012 Ryan Roth (CAN) SpiderTech–C10
2013 Francis Mourey (FRA) FDJ
2014 Adrien Petit (FRA) Cofidis
2015 Alexandre Geniez (FRA) FDJ
2016 Martin Mortensen (DEN) ONE Pro Cycling
2017 Damien Gaudin (FRA) Armee de Terre
2018 Christophe Laporte (FRA) Cofidis, Solutions Credits
2019 Andrea Vendrame (ITA) Androni Giocattoli - Sidermec

Edição 2019




Percurso

Lannilis › Lannilis (207 Km)
subida acumulada: 1750m


O percurso idêntico ao de 2019, a natureza imprevisível da mesma é uma das belezas da Tro-Bro Léon. São cerca de 30 Km em ribinoù, divididos por 26 setores. O perfil não apresenta grandes dificuldades, as secções não asfaltadas são o principal desafio tornando-a muito seletiva e um teste complicado para todos os corredores e máquinas. Os últimos 60 quilómetros são os mais complicados, com 16 quilómetros não asfaltados, divididos por 14 secções.
A parte final da prova é um circuito de 4,7 quilómetros, os corredores terão de dar duas voltas ao mesmo.

Subidas categorizadas:
73, 2 Km - Côte de La Fosse aux Loups (2.8 Km a 6.1%)
133,2 Km - Kervaro (0.7 Km a 5.8%)
185, 7 Km - Keravel Broenou (0.3 Km a 5.2%)

Sectores:


Startlist


Condições meteorológicas


A Bretanha é conhecida pelas condições atmosféricas difíceis e hoje será um desses dia.
O dia vai ser chuvoso, o que tornará os setores lamacentos.
13ºC.
Vento forte de oeste, todos os ingredientes para o caos generalizado.

Favoritos

Christophe Laporte
Vencedor da edição de 2018, é um ciclista que está em grande forma e adora esta prova. Pelo conhecimento profundo da prova e pelo estado de forma é o homem a bater.

Ag2r-Citroen
Dewulf, Oli Naesen e Sarreau fazem um trio poderoso. Sarreau é um ciclista que conhece muito bem o terreno e tem um final poderoso. Oli Naesen estreia-se mas não deve ter dificuldades neste terreno e com o clima complicado ainda melhor, ele sabe ganhar na Bretanha, venceu o GP Plouay em condições épicas há uns anos. 

Lotto-Soudal
Juntamente com a Ag2r-Citroen são o melhor conjunto. Degenkolb, Gilbert e Vermeersch são ciclistas que não terão dificuldades neste terreno e podem fazer diferenças. Todos eles estão numa forma decente, mesmo Gilbert mostrou sinais positivos na Romandia.
No entanto nenhum deles conhece a prova e pode jogar contra eles.

Arkea-Samsic
Barguil tem-se revelado um classicómano bastante decente, corre no jardim de casa e tem obrigação de conhecer muito bem estas 'estradas'.
Capiot é também uma opção para a equipa.

⭐⭐⭐⭐⭐ Laporte
⭐⭐⭐⭐ Degenkolb, Naesen
⭐⭐⭐ Gilbert, Sarreau
⭐⭐ Planckaert, Barguil
⭐ Geniets, Mozzatto, Capiot, Vermeersch, Wærenskjold, Dewulf

A nossa aposta: Christophe Laporte
Joker: Kevin Geniets

Seguir em direto: @trobroleon , #trobroleon


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.