Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 9ª etapa

Como é de lei, o Giro tem uma etapa montanhosa no coração dos Apeninos no final da 1ª semana.

Castel di Sangro - Campo Felice, 158 Km


Etapa relativamente curta mas com muita montanha. Partida em Castel di Sangro, a estrada empina desde o início até ao topo do Colle della Croce que não é classificada, após uma descida curta aparece o Passo Godi, são 15 Km de extensão relativamente suaves. Longa descida existem duas subidas semelhantes, primeiro, uma subida não categorizada de 12 Km de até Fonte Ciarlotto e em seguida, uma subida de 13 Km até Forca Caruso, que é de 3ª categoria. 

Após o sprint intermediário em Celano, começa a escalada de 2ª categoria de Ovindoli são 12,4 Km de 5,1%. 
Segue-se um planalto onde se encontra a cidade de Rocca di Cambio, uma popular estância turística, onde está o segundo sprint intermediário. Pouco depois começa a última subida do dia até Campo Felice, são 6 Km a cerca de 6%, mas a parte mais dura são os últimos 1500 m de sterrato a 10%.
As subidas não são muito duras, mas não há zonas planas e a parte final é traiçoeira e o sterrato pode fazer diferenças.


Condições meteorológicas

Nublado, não é esperada chuva.
15ºC na montanha, 20ºC nos vales.
Vento moderado de sudoeste, lateral na maioria da etapa, frontal na subida final.

Favoritos

Fuga
Mais uma o terreno é convidativo à formação de uma fuga forte. É uma lotaria saber quem estará no movimento certo, mas aqui vão alguns nomes:

Astana: Tejada, LL Sanchez, G. Izagirre
Ag2R-Citroen: Bouchard, Champoussin, Gallopin
Bora: Grossscharner, Fabbro
EF: Carr, Caicedo, Guerreiro, Bettiol
Bahrain: Tratnik, Mohoric, Mader
Lotto: De Gendt, Vanhoucke
Cofidis: Rochas
Androni: Cepeda
Trek: Mollema, Brambilla
Groupama-FDJ: Reichenback, Molard, Badilatti
Jumbo-Visma: Bouwman, Bennett
Movistar: Rubio, Pedrero, Jorgenson
BikeExchange: Nieve, Hamilton
DSM: Roche
UAE: Conti, Ulissi, Covi
Israel: Bevin
DQT: Cavagna, Honore, Serry
Ineos: Castroviejo, Moscon, Ganna
Intermarché-Wanty: Hermans

EF
Bettiol tem estado muito ativo e é uma boa opção neste terreno. Rúben Guerreiro, Caicedo e Carr são outros nomes interessantes para uma etapa destas.

Trek
Nova oportunidade para Mollema e Brambilla tentaram sacar uma etapa. O holandês está no Giro para ganhar etapas e os 3500 m de subida acumulada jogam a seu favor.

Bahrain
Gino Mader já ganhou e tem aqui mais uma oportunidade.

Diego Ulissi
As subidas não são muito duras, talvez seja este o dia da tradicional vitória de Ulissi. O que é certo é que a UAE não pode voltar a enviar para a fuga o Gavíria.

Thomas de Gendt
Está no Giro? Ninguém diria.

Geral
Não acreditamos em grandes diferenças entre os melhores. No entanto, será interessante ver como as principais equipas jogam as suas cartas num dia destes.

Ineos vs DQT
Tal como ontem, será interessante verificar se colocam alguém na fuga, têm diversos nomes para esse efeito.
No entanto as duas equipas não têm apostado nesse cenário, Ganna por exemplo tem sido utilizado para controlar o ritmo do pelotão por dezenas de Km. A DQT tem estado mais escondida, mas na 6ª etapa a equipa belga controlou o final com Masnada e Almeida.
O duelo que todos esperam poderá ter novo episódio, Evenepoel na 6ª etapa já mostrou que está no Giro para ganhar e colou-se na roda de Bernal como uma lapa. Bernal é dos favoritos o que esteve melhor nos dois finais mais duros e tem de começar a ganhar tempo ao prodígio belga.

Simon Yates
Tem de começar a seguir os melhores, o que ainda não aconteceu.

Daniel Martin
Aguentou com Bernal e Evenepoel na 6ª etapa e aqui deverá fazer o mesmo. Porém, o final em sterrato poderá jogar contra ele.

Aleksander Vlasov
Depois de ter sido dos melhores na 3ª etapa, na 6ª etapa demonstrou fragilidades e não sabemos bem o que esperar dele num final destes. 

Giulio Ciccone
Tem estado muito bem e com uma atitude muito ofensiva. Resta saber até quando irá durar as pilhas, Nibali já assumiu que a aposta da equipa é em Ciccone e ele trabalhará para ele.

Hugh Carthy
Tal como Vlasov, forte na 3ª etapa frágil na 6ª. A equipa tem trabalhado bem para ele e não pode começar a perder tempo nestes finais se quiser acabar no pódio.

⭐⭐⭐ Ulissi, Mollema
⭐⭐  Mader, Grossschartner
⭐ Vanhoucke, Cepeda, Carr, Mader, Bouchard, De Gendt, Guerreiro, Caicedo, Tratnik, Bettiol, Gallopin, Hermans, Bennett, Mohoric

A nossa aposta: Bauke Mollema
Joker: Alberto Bettiol

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (11:10, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.