Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 8ª etapa

A montanha regressa num dia que tem escrito "fuga" em todo o seu perfil.

Foggia - Guardia Sanframondi, 170 Km



A etapa começa em Foggia, a cidade mais ao norte da região de Puglia, esta zona costuma ser apelidada de “celeiro da Itália. Os primeiros 84 Km são ondulados e finalizam com um sprint intermédio em Campobasso, capital da região de Molise, desde ponto seguem para as montanhas de Matese.
A principal dificuldade do dia tem o seu topo a 50 Km da meta, Boca della Selva é uma subida longa mas suave, são 19 Km a 4,9%.

Os últimos 50 Km da etapa decorrem no interior da Campânia, depois de Bocca della Selva há uma longa descida até Castelvenere onde se encontra o segundo sprint intermediário e começa a subida final que coincide com a meta. É uma ascensão de apenas 3 Km, com 2,5 Km a 7,6% e suaviza nos últimos 500 m que são a 4,4%.

Condições meteorológicas

Possibilidade de chuva fraca.
15ºC na montanha, 20ºC nos vales.
Vento vai soprar fraco.

Favoritos

Fuga
O percurso é convidativo à formação de uma fuga forte. Há vários caça-etapas com tempo perdido na geral que lhes dão liberdade, é uma lotaria saber quem estará no movimento certo, mas aqui vão alguns nomes:

Astana: Tejada, LL Sanchez, G. Izagirre
Ag2R-Citroen: Bouchard, Champoussin, Gallopin
Bora: Grossscharner, Fabbro
EF: Carr, Caicedo, Guerreiro, Bettiol
Bahrain: Tratnik, Mohoric, Mader
Lotto: De Gendt, Vanhoucke
Cofidis: Rochas
Androni: Cepeda
Trek: Mollema, Brambilla
Groupama-FDJ: Reichenback, Molard, Badilatti
Jumbo-Visma: Bouwman, Bennett
Movistar: Rubio, Pedrero, Jorgenson
BikeExchange: Nieve, Hamilton
DSM: Roche
UAE: Conti, Ulissi, Covi
Israel: Bevin
DQT: Cavagna, Honore, Serry
Ineos: Castroviejo, Moscon, Ganna
Intermarché-Wanty: Hermans

Ineos vs DQT
Será interessante verificar se colocam alguém na fuga, têm diversos nomes para esse efeito, Cavagna e Ganna são talvez aqueles que mais saltam à vista. Honore é outro ciclista que adora estar numa escapada.
Se colocarem homens na fuga, veremos o que farão, se procuram a vitória de etapa ou são utilizados taticamente para os seus líderes no final da etapa.

EF
Bettiol tem estado muito ativo e é bem provável que esteja na fuga. Mas a equipa americana tem outras opções entre elas, Rúben Guerreiro, que tem aqui uma etapa bem à sua maneira. Caicedo e Carr são outros nomes interessantes para uma etapa destas.

Trek
Mollema tentou na 6ª etapa mas acabou descarregado por Mader em San Giacomo. Volta a ter nova oportunidade hoje, mas não é o único Trek capaz de vencer num perfil de etapa destes, Brambilla é outro nome a ter em conta caso entre na fuga.

Bahrain
Gino Mader  já ganhou e tem aqui mais uma oportunidade, mas este perfil de etapa adapta-se mais a Mohoric ou Tratnik. São corredores com bom motor e as subidas não são muito complicadas.

Diego Ulissi
Já é uma lenda do Giro, tem o hábito de vencer etapas cada vez que participa na prova. A UAE perdeu Dombrowski e deverá apostar nele para o dia de hoje. As subidas não são muito duras, ideais para Ulissi que também tem um sprint poderoso em grupos reduzidos.

Thomas de Gendt
Ainda nem tentou entrar em fugas, aliás a Lotto-Soudal estranhamente não tem colocado pessoal em fugas. Hoje pode ser um bom dia para o belga, que está a ser ofuscado por Simon Pellaud para o título de "rei das fugas".

Geral
Não acreditamos que hajam grandes alterações na geral, as subidas são demasiado suaves para fazer a diferença. As descidas poderão ser até mais importantes.

⭐⭐⭐ Ulissi
⭐⭐  Mollema, Mohoric
⭐ Vanhoucke, Grossschartner, Cepeda, Carr, Mader, Bouchard, De Gendt, Guerreiro, Caicedo, Tratnik, Bettiol, Gallopin, Hermans

A nossa aposta: Diego Ulissi
Joker: Thomas de Gendt

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (11:35, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.