Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 6ª etapa

Primeiro dia de alta-montanha, os ciclistas subirão acima dos 1500 m de altitude e final em alto.

Grotte di Frasassi - Ascoli Piceno, 187 Km



A etapa começa num popular destino turístico, Grotte di Frasassi, conhecido pelas suas cavernas. Na primeira parte do percurso, há várias subidas curtas não categorizadas. O primeiro sprint intermediário do dia, em Pieve Torina está colocado aos 55 Km. Depois disso o Giro entra no parque nacional Monti Sibillini, uma linda área natural com algumas paisagens deslumbrantes.
A primeira subida categorizada do dia é a Forca di Gualdo de 2ª categoria, 10,4 Km a 7,4%.
Após uma curta descida, começam a subir a Forca di Presta, 3ª categoria com 4,6 Km a 4,9%. Este é também o ponto mais elevado de toda a jornada, 1534 m.

Segue-se uma descida longa e gradual por uma região que foi duramente atingida por dois terramotos em 2016, o primeiro dos quais causou quase 300 mortes no centro da Itália. A descida termina em Ascoli Piceno, onde está o segundo sprint intermediário e logo a seguir começam logo a subir Colle San Giacomo, o topo coincide com a meta.
É uma subida longa, 15,5 Km a 6,1%, muito regular e sem gradientes muito elevados, ideal para ir a ritmo.
Condições meteorológicas

Dia com alguma chuva.
10ºC na montanha, 20ºC nos vales.
Vento forte de sudoeste, cruzado na maior parte do percurso.

Favoritos

Fuga
O percurso é convidativo à formação de uma fuga forte e neste Giro as fugas têm um bom rácio de sucesso até ao momento.
Há vários caça-etapas com tempo perdido na geral que lhes dão liberdade, é uma lotaria saber quem estará no movimento certo, mas aqui vão alguns nomes:

Astana: Tejada, LL Sanchez, G. Izagirre
Ag2R-Citroen: Bouchard, Champoussin
Bora: Grossscharner, Fabbro
EF: Carr, Caicedo, Guerreiro
Bahrain: Tratnik, Mohoric, Mader
Lotto: De Gendt, Vanhoucke
Cofidis: Rochas
Androni: Cepeda
Trek: Mollema, Brambilla
Groupama-FDJ: Reichenback, Molard, Badilatti
Jumbo-Visma: Bouwman
Movistar: Rubio, Pedrero, Jorgenson
BikeExchange: Nieve
DSM: Roche
UAE: Conti

Geral

Egan Bernal
Muito forte no primeiro teste, este ano já tinha mostrado que na média-montanha estava forte, falta saber como está na alta-montanha, onde ele tem desiludido. A Ineos perdeu o seu plano B, uma peça que seria importante na alta-montanha na ajuda a Bernal.
O Giro é longo e o suposto problema de costas ainda lançam algumas dúvidas sobre ele, mas começou bem.

Simon Yates
Desiludiu no primeiro teste, não esteve no 1º grupo e depois nem ajudou Evenepoel na tentativa de recolagem.
Poderá ter-se poupado, ele sabe como é começar um Giro a voar e depois quebrar antologicamente. A subida de hoje é boa para ele, se o grupo de favoritos chegar na frente e ele estiver nele, é o que tem melhor ponta final.

Aleksander Vlasov
Esteve bem na 4ª etapa, dos 5 daquele grupo principal era o mais fraco, teve muitas dificuldades em colar. O Giro são 3 semanas, Vlasov é um pouco irregular e não pode ter dias menos bons.
Hoje é um candidato, caso a fuga não chegue e nesse cenário poderá mesmo assaltar a maglia rosa.

Hugh Carthy
Muito forte no primeiro teste, comprovou que está no Giro para coisas grandes. Resta saber se terá a regularidade necessária, o Giro não é a Vuelta, é um bicho diferente, bem mais complexo e duro onde a questão mental também é um factor essencial.

Remco Evenepoel
Não se pode dizer que desiludiu no primeiro teste, são 9 meses sem competir e perdeu 11 segundos num dia de cão. Ele no final disse que preferiu não ir ao choque para não explodir.
A subida final de hoje parece ser mais ao seu estilo, constante e ideal para ciclistas que vão a ritmo, resta saber como se dá na alta-montanha, há poucas referências dele nesse terreno.
A liderança dentro da equipa está resolvida, Almeida e Masnada trabalharão enquanto ele estiver na luta pela geral.

Daniel Martin
No primeiro teste reprovou, para quem precisa de recuperar tempo não conseguir sequer estar no grupo de Evenepoel é mau. Esta subida é longa e muito constante, não é tanto a praia de Martin mas nunca se sabe.

Davide Formolo
Esteve bem no primeiro teste, os problemas de Formolo sempre foram: a alta-montanha e a 3ª semana. Para já continua pelos primeiros lugares e pode beneficiar da marcação entre os melhores para sacar uma etapa.

Trek-Segafredo
Ciccone está a voar e Nibali está a tentar limitar perdas. Neste momento o jovem italiano é o líder da equipa, a dúvida é daber se ele aguenta 3 semanas a este nível, talento tem e muito.
Atenção a Mollema e Brambilla para as fugas.

DSM
Quem é o líder? Hindley esteve bem pior no primeiro teste do que Bardet, o francês limitou as perdas. Mas o Giro é uma prova longa e na 3ª semana a ordem poderá ser outra, embora Bardet não seja ciclista de quebrar muito.
Hoje pensamos que o francês voltará a estar melhor.

Bahrain-Victorious
Com o abandono de Landa a equipa ainda tem duas cartas, Bilbao e Caruso. Os dois são muito regulares, com o basco a ser o que melhor se defende na alta-montanha, no entanto, no primeiro teste perdeu mais tempo do que Caruso.
Mader é outro ciclista importante, está longe na geral e tem liberdade para vencer etapas, não será descabido vê-lo já hoje em fuga.

⭐⭐⭐ Mollema, Vanhoucke, Grossschartner, Cepeda, Carr; Mader, Bouchard
⭐⭐ Bernal, Carthy, Ciccone
⭐Evenepoel, Yates, Formolo, Vlasov

A nossa aposta: Bauke Mollema
Joker: Davide Formolo

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (11:35, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.