Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 12ª etapa

Depois da loucura do sterrato, nada melhor que uma etapa de montanha de 212 Km com mais de 4400 de subida acumulada, para destruir ainda mais as pernas.

Siena - Bagno di Romagna, 212 Km

Partida da lendária Piazza del Campo em Siena, a primeira parte da etapa é mais uma vez por entre as vinhas: desta vez, atravessamos a zona onde se produz o mundialmente conhecido vinho Chianti. No caminho para Florença passagem pela Ponte a Ema na terra de Gino Bartlai. 
Nos subúrbios de Florença está colocado o primeiro sprint intermédio em Sesto Fiorentino. É a partir daqui que a etapa se torna interessante, já que a corrida entra novamente nos Apeninos.

A primeira escalada categorizada do dia é Monte Morello, 3ª categoria, tem uma rampa de 20%. Depois de um planalto e um vale, a corrida entra bem na cordilheira Apenina com duas subidas de 2ª categoria: Passo della Consuma e Passo della Calla. 
São subidas longas e constantes, sem gradientes exagerados. Depois de uma longa descida de 27 Km até ao inicio da última subida do dia, o Passo del Carnaio, 10,8 Km a 5,1%, esta é uma ascensão bastante irregular com rampas duras (máx. 16%).





Curta descida e os 4 Km finais até à cidade termal de Bagno di Romagna são planos.

Condições meteorológicas

Probabilidade de aguaceiros no final da etapa.
20ºC nos vales, 14ºC no topo das montanhas.
Vento vai variar muito de direção, sendo moderado.

Favoritos

Fuga
Mais uma vez o terreno é convidativo à formação de uma fuga forte, com fortes probabilidades de ter sucesso.

Astana: Tejada, LL Sanchez, G. Izagirre
Ag2R-Citroen: Bouchard, Champoussin, Gallopin
Bora: Grossscharner, Fabbro
EF: Carr, Guerreiro, Bettiol
Bahrain: Tratnik, Mader
Lotto: De Gendt, Vanhoucke
Cofidis: Rochas
Androni: Cepeda
Trek: Mollema, Brambilla
Groupama-FDJ: Reichenback, Molard, Badilatti
Jumbo-Visma: Bouwman, Bennett
Movistar: Rubio, Pedrero, Jorgenson
BikeExchange: Nieve, Hamilton
DSM: Roche
UAE: Conti, Ulissi, Covi
Israel: Bevin
DQT: Cavagna, Honore, Serry
Ineos: Castroviejo, Moscon, Ganna
Intermarché-Wanty: Hermans

EF
Bettiol tem estado muito ativo e ontem gastou muita energia. Rúben Guerreiro e Carr são outros nomes interessantes para uma etapa destas, mas também gastaram muitas balas no sterrato.

Trek
Terreno para Mollema e Brambilla tentarem sacar uma vitória. O holandês tem aqui mais uma oportunidade de ouro.

Bahrain
Ontem Pello Bilbao a 5 Km da meta estava no grupo de Bernal e no final perdeu minutos, estoirou por completo, não sabemos o que esperar dele para hoje, o terreno é bom porque ele é um dos que melhor desce no pelotão. Na nossa opinião Gino Mader é o favorito nr.1 para hoje, foi último ontem, guardou forças e deve ter sido já a pensar nesta etapa.

Diego Ulissi e Thomas de Gendt
Os dois estão completamente desaparecido deste Giro.

Geral

O dia de ontem deixou a nu muita coisa e também colocou muitos ciclistas de rastos. A Ineos irá tentar controlar a corrida, no entanto será interessante ver se alguma equipa vai endurecer de forma a eliminar alguns candidatos.

Ineos vs DQT
Esta batalha está claramente a pender para um lado, a DQT ontem borrou a pintura e o seu líder também não esteve à altura.
De qualquer forma muita gente chegou pior do que Evenepoel, nomeadamente os homens da Trek e Soler, que quase eram apanhados pelos DQT.
Quanto à Ineos, Bernal será protegido e deve esperar pelo Zoncolan, hoje será controlar a corrida apenas sem grandes preocupações.

Simon Yates
Ontem já esteve melhor e acreditamos que ele está mesmo à espera da alta-montanha. Está a 1:22 de Bernal, ainda não o podemos dar como morto. Hoje provavelmente voltará a não atacar, no Zoncolan deverá começar a mexer na corrida.

Daniel Martin
Não sobreviveu ao sterrato, mas agora tem liberdade e pode-se infiltrar em fugas. Não será de espantar se esta semana ganhar uma etapa.

Aleksander Vlasov
Tem estado forte neste terreno, está relativamente perto de Bernal e hoje não deve mexer na corrida. A alta-montanha está a chegar e aí veremos se Vlasov está no Giro para ganhar.

Giulio Ciccone
Quebrou por completo nos últimos 5 Km, as pernas não responderam e a tendência é que a partir de agora vá em quebra.

Hugh Carthy
Outro que sobreviveu ao sterrato, a alta-montanha e as inclinações elevadas são o seu habitat. O Giro para ele começa no Zoncolan.

Damiano Caruso
Tem estado muito forte, no entanto, ele que nos desculpe mas na alta-montanha não acreditamos que aguente com os melhores. Provavelmente fará um top-10, o que é um bom resultado.

Romain Bardet
Adora sterrato e por essa razão foi uma desilusão. Hoje poderá ser um dos que mexa na corrida para tentar compensar o dia de ontem. 

Emanuel Buchmann
Renasceu das cinzas, até aqui era dos piores da geral e o sterrato inverteu a coisa, agora é dos melhores. Porém, falta saber como está na montanha a sério, pode ter sido apenas um dia inspirado num terreno que ele deu-se bem.


⭐⭐⭐ Mader
⭐⭐  Martin, Formolo, Ulissi, Bouchard, Fabbro, Grossschartner, Bilbao, Mollema, Bennett
⭐ Bernal, Vlasov, Carthy, Buchmann

A nossa aposta: Gino Mader
Joker: Pello Bilbao

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (11:50, Lisboa)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.